Dados do Trabalho


Título

Desenvolvimento de emulsões de Pickering estabilizadas com microgéis de isolado proteico de soja

Introdução

As emulsões de Pickering são sistemas que usam partículas coloidais e para estabilizá-las. Dentre tais partículas, estão os microgéis proteicos, que são partículas macias deformáveis, com capacidade de inchamento, em resposta a diferentes estímulos (pH, temperatura, força iônica, por ex.). Em contraste com partículas rígidas, os microgéis podem estabilizar melhor as emulsões de Pickering por conformar-se melhor à interface das gotas, sendo tal deformação capaz de aumentar sua energia de dessorção, e assim uma capacidade de estabilização maior. O objetivo do presente trabalho foi o desenvolvimento de emulsões de Pickering estabilizadas com microgéis de isolado proteico de soja (MSPI), avaliando a sua estabilidade ao longo do armazenamento.

Material e Métodos

As emulsões foram produzidas com óleo de soja (10% v/v) e MSPI. Os MSPI foram produzidos em duas concentrações, 6% (EMSPI6) e 8% (EMSPI8), e foram diluídos até 1% com água deionizada para produção das emulsões. Essa produção foi através de ultra-agitação a 9000 rpm por 3 min. As emulsões foram armazenadas por um tempo de 14 dias,

Resultados e Discussão

Com a microscopia ótica conseguiu-se observar como as gotículas foram alterando seu tamanho médio, em um processo de coalescência. Foi medido o índice de cremeação, o qual variou de 6.4 % até 13% para emulsões produzidas com EMSPI6 e entre 6.7 % até 14% para as emulsões produzidas com EMPSI8. Ensaios de estabilidade acelerados foram realizados com o LUMisizer, sendo obtidos índices de instabilidade de 0.684 e 0.652 para EMSPI6 e EMSPI8 respectivamente. A estrutura das gotículas de óleo foi observada com microscopia confocal de varredura, as quais mostraram a estabilização pelos microgéis de isolado proteico de soja.

Conclusão

Os microgéis de isolado proteico de soja foram capaces de estabilizar as emulsões de Pickering por um tempo de 14 dias, sendo corroborado pelas análises feitas.

Área

Química, bioquímica e físico-química de alimentos

Instituições

Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

DIANA CAROLINA JIMENEZ CHAMPI, Matheus Andrade Chaves, Jessica Thais Do Prado Silva, Samantha C Pinho