Dados do Trabalho


Título

INFLUÊNCIA DA MATURAÇÃO DAS AMÊNDOAS DE CACAU NO PERFIL QUÍMICO DE CHOCOLATES ARTESANAIS

Introdução

O chocolate é um dos produtos alimentícios mais consumidos e apreciados mundialmente. Observa-se um consumo crescente desse produto, o que demanda uma ampliação no processo de produção e, consequentemente, contribui para a economia mundial. Nesse cenário, o Brasil se destaca, pois, é um dos poucos países que dispõe de uma cadeia produtiva completa, realizando desde a produção do cacau até a fabricação do chocolate. É válido ressaltar que o consumo de chocolate não está associado somente aos seus sabores e aromas singulares, mas também aos benefícios que esses produtos conferem à saúde, inerentes à sua composição química e nutricional. Diante da demanda crescente e da busca por novos sabores, aliados às propriedades benéficas, algumas empresas de chocolates artesanais vêm implementando etapas no processamento de chocolates, com intuito de trazer inovações tecnológicas e aprimorar qualidade do produto final. Por sua vez, uma etapa inovadora é a maturação das amêndoas de cacau, principal matéria-prima dos chocolates. Essa atitude vai ao encontro a um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), número 9, da Organização das Nações Unidas (ONU), que busca a promoção de uma indústria mais sustentável, além de fomentar a inovação na cadeia produtiva.

Material e Métodos

Sendo assim, esse trabalho teve como finalidade avaliar o perfil químico de barras de chocolates artesanais, em que as amêndoas de cacau foram submetidas à etapa de maturação. Para isso, foi utilizada a espectrometria de massas com ionização por paper spray, conforme a metodologia descrita por Ramos et al., (2023).

Resultados e Discussão

Através da caracterização química, foi possível detectar uma variedade de compostos químicos presentes no chocolate, dentre eles, a serotonina, ácido caféico, ácido gálico e teobromina.

Conclusão

Esses compostos bioativos são responsáveis por conferir inúmeras propriedades benéficas à saúde, pois, alguns atuam como neurotransmissores, exercem propriedades antioxidantes, broncodilatadoras e anti-inflamatórias. Portanto, a implementação da etapa de maturação das amêndoas de cacau apresenta um panorama promissor, pois proporciona a obtenção de chocolates artesanais com características únicas, aliadas a inovação, sustentabilidade e propriedades benéficas à saúde dos consumidores.

Área

Química, bioquímica e físico-química de alimentos

Autores

JULIO ONESIO FERREIRA MELO, Ana Carolina do Carmo MAZZINGHY, Ana Luiza Coeli Cruz RAMOS, Valmir Júnior CAMPOS, Alexandre Miguel MOLEIRO, Rodinei AUGUSTI, Raquel Linhares Bello de ARAÚJO