Dados do Trabalho
Título
LEVEDURAS AUTÓCTONES ISOLADAS EM AMÊNDOA DE LICURI
Introdução
O licuri (Syagrus coronata) é uma palmeira adaptada às áreas secas e áridas do Bioma Caatinga, com fruto valorizado na gastronomia, especialmente por sua amêndoa que é rica em ácidos graxos insaturados, vitamina E, e fibras. O estudo visou isolar leveduras autóctones da amêndoa do licuri e testar seu desempenho na fermentação alcoólica.
Material e Métodos
O licuri teve o endocarpo quebrado de maneira tradicional, com seixos, em ambiente não controlado, e o albúmen foi separado em dois grupos: quebrados (CQ) e inteiros (CI). Porções de 10g de cada grupo foram submetidas a diluições seriadas de 1:10 a 1:1000, em água peptonada 0,1%, com espalhamento em placas de Ágar Batata Dextrose (BDA) e incubação a 28 ºC, por 5 dias. As colônias com aspecto morfológico de leveduras foram identificadas com a inicial CQ ou CI, seguida por uma combinação de números e letras, e estriadas em placas com meio BDA. Uma colônia de cada isolado foi inoculada em cada frasco Erlenmeyer contendo 50 mL de solução 40% de uma mistura de D-frutose e D-glicose, com incubação estática a 28 °C, por 12 dias. Foram coletadas alíquotas, de forma asséptica, para acompanhar o pH e o teor de sólidos solúveis totais (SST) ao longo do tempo.
Resultados e Discussão
A solução inicial de monossacarídeos apresentou valores médios de pH de 4,5 e SST de 22,03 °Brix. Houve uma redução de pH para 3,0, ao final da fermentação, enquanto a redução de SST foi variável. Os isolados que resultaram em maior redução nos teores de SST foram CI-3B, CQ-3C, CQ-3B e CI-3E, respectivamente, diminuindo 3,25 a 2,10 °Brix em relação à solução inicial. Os valores médios ao final do período foram 20,66±1,41 °Brix para os isolados obtidos a partir do grupo CQ, enquanto no grupo CI o valor foi 20,72±1,45 °Brix.
Conclusão
O grupo de isolamento das leveduras não influenciou o desempenho na fermentação e foi observada pouca variação nos primeiros dias, o que pode sinalizar a necessidade de preparação de um pré-inóculo. Testes adicionais serão realizados com os isolados com diferentes fontes de carbono e condições de cultivo para, posteriormente, desenvolver um produto fermentado à base de licuri.
Área
Processos biotecnológicos para produção de alimentos e bioinsumos
Autores
CASSIA REGINA NESPOLO, JOÃO VITOR SALES ROSA, LARISSA PRADO LOPES, GUSTAVO SILVA LISBOA, LENITA CASSIA MOURA STEFANI, QUEZIA LONGHINI MACHADO