Dados do Trabalho


Título

Avaliação comparativa dos teores de compostos fenólicos totais de geleias de jabuticaba convencional, light e diet via Folin–Ciocalteu e Fast Blue BB

Introdução

O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas. Contudo, a maioria dessas frutas são altamente perecíveis, tornando necessário seu processamento como forma de estender a sua vida útil. Diante disso, a geleia é considerada uma forma de aproveitar e manter as propriedades nutricionais da fruta. Para sua elaboração, deve-se realizar uma mistura equilibrada de ingredientes para obter um produto com textura e aparência desejáveis pelo consumidor. Dentre as diversas frutas, tem-se a jabuticaba (Myrciaria jaboticaba) que possuem uma vasta variedade de nutrientes, como minerais, aminoácidos, lipídios e vitaminas. Além disso, os compostos fenólicos presentes neste fruto são considerados o principal mecanismo contra o efeito de radicais livres e desempenham um importante papel na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. Diante disso, o objetivo do estudo foi avaliar e comparar os teores de compostos fenólicos totais de geleias de jabuticaba convencional, light e diet via Folin Ciocalteu (FC) e Fast Blue BB (FBBB).

Material e Métodos

Foram elaboradas 3 formulações de geleias de jabuticaba convencional, light e diet onde utilizou-se açúcar cristal branco, pectina de alto teor de metoxilação, pectina de baixo grau de metoxilação, polidextrose, goma carragena, sucralose, acessulfame-K e sorbato de potássio de acordo com as metodologias descrita na literatura. Os compostos fenólicos foram determinados pelos métodos FC e FBBB e os resultados obtidos foram analisados por meio de teste de médias (Tukey) a 5 % de significância.

Resultados e Discussão

Observou-se que as geleias convencionais apresentaram maiores teores médios de compostos fenólicos tanto utilizando FC quanto o FBBB. Além disso, notou-se que os resultados obtidos pelo FBBB foram maiores que aqueles obtidos pelo FC indicando que FBBB fornece uma maior e mais precisa estimativa dos fenólicos totais devido à sua reação direta com fenólicos das geleias de jabuticaba do que FC, uma vez que, o mecanismo básico do método FC é uma interação de oxidação/redução, existindo a possibilidade de interferentes, tais como ácido ascórbico e açúcares, serem também quantificados, o que não acontece com o FBBB.

Conclusão

Desta forma conclui-se que a utilização do FBBB para a determinação de compostos fenólicos totais em geleias de frutas é mais viável que o FC.

Área

Química, bioquímica e físico-química de alimentos

Instituições

Universidade Federal de Ouro Preto - Minas Gerais - Brasil

Autores

PATRICIA APARECIDA PIMENTA PEREIRA, Flávio Santos Assis, Marina Maximiano Oliveira Santos, Raphael Antônio Borges Gomes