II Congresso Sul - Brasileiro da Sonafe

Normas de Submissão


A Comissão Científica do II Congresso Sul-Brasileiro da Sonafe torna público o Edital para submissão de resumos de trabalhos científicos para serem apresentados durante o evento. A decisão de aceitar um trabalho cabe à Comissão Avaliadora do Congresso.

Leia com atenção as instruções a seguir e ao final da página clique no botão que dará acesso ao sistema de envio dos resumos.

Prazo para submissão: 26/01/2024 a 03/03/2024.

1. NORMAS PARA A SUBMISSÃO

A Comissão Científica do Congresso disponibiliza o conjunto de normas para submissão dos trabalhos científicos:

  • Para submissão de trabalhos no Congresso Sul-Brasileiro da Sonafe 2024 será adotado o formato de resumo;
  • Cada trabalho submetido será avaliado por dois componentes da Comissão Avaliadora;
  • Os resumos aprovados pelos dois pareceristas seguirão os trâmites para apresentação na forma de e-Pôster e posterior publicação nos anais do Congresso;
  • Aqueles em que houver choque de opiniões entre os dois pareceristas, serão encaminhados a um terceiro avaliador que terá o voto de desempate;
  • Os resumos não aprovados por dois pareceristas serão rejeitados para apresentação e publicação;
  • Os resumos aprovados poderão receber solicitação de alterações por parte da Comissão Avaliadora. O não recebimento da versão corrigida, com atendimento de todas as sugestões, em cinco dias, contados a partir da data do envio, resultará na exclusão do trabalho;
  • Todos os resumos aprovados, deverão ser submetidos de modo definitivo acompanhado do respectivo e-Pôster no site do Congresso;
  • Para envio do e-Pôster o autor correspondente deverá estar com a inscrição paga para o Congresso;
  • Será permitida a submissão de até dois trabalhos, como primeiro autor(a);
  • No ato da submissão o congressista deverá escolher o Grupo Temático em que o resumo se encaixa dentro daqueles indicados;
  • Os resumos deverão, desde sua primeira versão, ser apresentados de acordo com as “Normas para apresentação do resumo”;
  • As inscrições dos trabalhos implicam na concordância pelo(s) autor(es) com as normas estabelecidas pela Comissão Avaliadora para julgamento, bem como na autorização para sua reprodução por via impressa ou eletrônica em publicações de responsabilidade das entidades promotoras, realizadoras e/ou apoiadoras do II Congresso Sul-Brasileiro da Sonafe.

2. CRONOGRAMA

A data limite para o envio dos resumos é o dia 15/04/2024 às 23h59 (horário de Brasília). Após esta data as inscrições serão consideradas encerradas.

Informações Período
Recebimento de resumos 26/01 a 03/03 às 23h59
Divulgação dos trabalhos aprovados 22/03
Recebimento dos E-pôsteres 23/03 a 15/04 às 23h59

 

 

 

 


3. GRUPOS TEMÁTICOS PARA ENQUADRAMENTO DOS RESUMOS

Os resumos devem ser classificados, pelo(a) autor(a), em uma das seguintes áreas durante a subsmissão:

  • Métodos/Instrumentos de avaliação biomecânica;
  • Prevenção de lesões;
  • Tratamento e recursos terapêuticos;
  • Retorno ao esporte
  • Atendimento emergencial e recovery;
  • Atividade física e saúde

A Comissão Avaliadora se reserva o direito de reclassificar a categoria de submissão do resumo quando considerar conveniente.

4. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DO RESUMO

Somente serão analisados pela Comissão Científica os resumos que estiverem de acordo com as seguintes normas e apresentarem os seguintes conteúdos obrigatórios:

  • Texto: alinhamento justificado, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5, margens em 2,5 cm em todos os lados, papel tamanho A4, sem espaçamento entre parágrafos.
  • Título: limitados a 20 palavras;
  • Resumo: deve conter no máximo 300 palavras (não contando com título e palavras-chaves) e ao final constar de três a cinco palavras-chaves. Os seguintes campos devem ser incluídos:
    • Introdução
    • Objetivo
    • Materiais e Métodos
    • Resultados
    • Conclusão
    • Relevância clínica

Clique aqui para baixar um modelo.

Autor(es): Os nomes de todos os autores que participaram da elaboração do trabalho deverão ser inseridos no formulário de submissão, uma vez que a Comissão Avaliadora confrontará os dados informados no formulário com a versão do trabalho em formato PDF.

A grafia do(s) nome(s) do(s) autor(es) é de inteira responsabilidade do(s) mesmo(s), portanto não serão realizadas correções após o trabalho ser aceito para apresentação/publicação.

Os resumos devem, obrigatoriamente, apresentar resultados já alcançados. Não serão aceitos trabalhos ainda por serem desenvolvidos e/ou, com resultados ainda por serem obtidos.

Os resumos pretendem representar pesquisas científicas ou conteúdo não comercial relacionado à prática clínica da fisioterapia esportiva. Anúncios não são aceitáveis.

5. ENVIO DO RESUMO

Os resumos deverão ser enviados EXCLUSIVAMENTE através de formulário online disponível no site do evento. Não serão aceitos resumos enviados por quaisquer outros meios.

Os resumos deverão ser submetidos em uma página em formato PDF.

As informações sobre coautores deverão ser inseridas separadamente, informando o e-mail de cada um no formulário.

O autor responsável pelo envio deverá estar inscrito no Congresso. Ele será o responsável em submeter o resumo e poderá apresentar no máximo dois (02) trabalhos. Cada resumo poderá ter no máximo oito (08) autores (1 autor e 7 coautores).

6. SELEÇÃO E APROVAÇÃO DOS RESUMOS

Todos os resumos que estiverem de acordo com as normas serão avaliados pela Comissão Avaliadora com base nos seguintes critérios:

  • Título - Apresenta pertinência e coerência com o conteúdo abordado?
  • Introdução - Está clara e contextualizada, mostrando a problemática do estudo?
  • Objetivo - Está claro e relevante?
  • Métodos - O método empregado está bem descrito, com qualidade e pertinência?
  • Resultados - Apresenta análise e interpretação dos resultados obtidos?
  • Conclusão - Está coerente com os resultados apresentados e objetivo do estudo?
  • Relevância - O estudo é relevante para a prática clínica?

O resultado dos trabalhos aprovados será divulgado no dia a 22/03/2024, e ficarão disponíveis no site do Congresso.

7. CONFECÇÃO E FORMATAÇÃO DO E-PÔSTER (APÓS A AVALIAÇÃO E APROVAÇÃO DOS RESUMOS)

Após a aprovação do trabalho, o(a) autor(a) principal deverá acessar novamente a plataforma de envio de trabalhos científicos para o envio do e-Pôster.

  • Estrutura: Título (centralizado), nome do(s) autor(es) (centralizado); afiliação (centralizado); Introdução com os objetivos (texto justificado); Materiais e métodos (texto justificado); Resultados e Discussão (texto justificado); Conclusões (texto justificado); Referências bibliográficas (seguindo normas ABNT NBR 6023 e texto justificado); Agradecimentos se houver (texto justificado);
  • O título do e-Pôster deve ser idêntico ao do resumo enviado previamente para avaliação;
  • Procure não utilizar imagens muito pesadas como fundo dos slides para não gerar arquivos que possam dificultar o seu envio (máximo 5MB);
  • O formato de sua apresentação deverá seguir as seguintes medidas: Fonte Times New Roman para todo o trabalho; fonte tamanho 66 para o título, tamanho 44 para os autores, 42 ou mais para o texto; slide de dimensões de 100 cm de altura e 60 cm de largura;
  • Sua apresentação poderá ter no máximo uma página (slide);
  • Utilize negrito nas letras, evite o itálico;
  • Utilize itálico apenas para indicar termos em outros idiomas.
  • O e-Pôster desenvolvido em Power Point deverá ser salvo em formato PDF antes de seu envio, pois O SISTEMA NÃO ACEITARÁ ARQUIVOS EM OUTRO FORMATO.

Clique aqui para baixar o layout padrão do e-Pôster.

A entrega dentro do prazo é de responsabilidade do autor. A organização do Congresso não se responsabiliza por trabalhos entregues fora do prazo estabelecido (data, local e forma de envio).

8. APRESENTAÇÃO

Os trabalhos aprovados e submetidos corretamente serão escolhidos para apresentação no local do evento, com data e horário a serem definidos e comunicados pela Comissão Científica.

Os autores que não estiverem presentes não receberão o certificado de apresentação do trabalho;

Os horários de apresentação dos e-Pôsteres estarão publicados na programação final em até 5 (cinco) dias que antecedem o Congresso;

Os três trabalhos de maior pontuação geral serão convidados para apresentação oral curta, a qual deverá ter duração mínima de 10 (dez) e máxima de 15 (quinze) minutos e apenas 1 (um) dos autores deverá fazer a apresentação. A data e horário será comunicada posteriormente.

9. PREMIAÇÃO

A Comissão Avaliadora elegerá o melhor trabalho dentro de cada grupo temático e estes receberão certificado de Menção Honrosa.

Os três trabalhos melhores pontuados, independente do grupo temático, receberão premiação.

10. CERTIFICADOS E ANAIS DO EVENTO

Os certificados estarão disponíveis no site do congresso 3 dias após o término do evento. Será fornecido apenas um certificado por trabalho, que estará disponível na área do congressista de cada autor apresentador, citando o nome do trabalho, a forma de apresentação e os nomes dos demais autores.

Os trabalhos aprovados serão publicados nos anais eletrônicos, no site do Congresso, em até 30 (trinta) dias após o encerramento do evento.

11. DISPOSIÇÕES GERAIS

A submissão de um trabalho no presente Congresso importa na aceitação total e irrestrita de seu Regulamento.

A responsabilidade pela Coordenação do Regulamento está a cargo da Comissão Organizadora Congresso Sul-Brasileiro Sonafe 2024. Informações adicionais poderão ser obtidas pelo telefone (48) 99130-4388 ou e-mail: sonafe@attpromo.com.br.


Clique aqui para submeter seu resumo