Regulamento dos Trabalhos Científicos


EDITAL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS E APRESENTAÇÃO EM FORMATO DE E-PÔSTER

 

O Congresso Sul-Brasileiro Sonafe 2022, com o objetivo de cumprir sua política de incentivo a ciência e promover um relacionamento construtivo com a comunidade acadêmica e os profissionais da sociedade, procurando contribuir com o desenvolvimento da educação e da cultura no Brasil, torna público o presente Regulamento para a submissão de trabalhos científicos.

Leia com atenção as instruções a seguir e ao final da página clique no botão que dará acesso ao sistema de envio dos resumos. A decisão de aceitar um trabalho cabe à Comissão Avaliadora. Os casos omissos serão decididos por esta Comissão sem possibilidade de recursos.

Prazo para submissão: 31 de março de 2022 (23h59 – Horário de Brasília).

 

1. NORMAS PARA A SUBMISSÃO

A Comissão Científica do Congresso disponibiliza o conjunto de normas para submissão dos trabalhos científicos:

  • Para submissão de trabalhos no Congresso Sul-Brasileiro da SONAFE 2022 será adotado o formato de resumo;
  • Cada trabalho submetido será avaliado por dois componentes da Comissão Científica;
  • Os resumos aprovados pelos dois pareceristas seguirão os trâmites para apresentação na forma de e-Pôster e posterior publicação nos Anais Eletrônicos do Congresso;
  • Aqueles em que houver choque de opiniões entre os dois pareceristas, serão encaminhados a um terceiro avaliador que terá o voto de desempate;
  • Os resumos não aprovados por dois pareceristas serão rejeitados para apresentação e publicação;
  • Os resumos aprovados poderão receber solicitação de alterações por parte da Comissão Avaliadora. O não recebimento da versão corrigida, com atendimento de todas as sugestões, em cinco dias, contados a partir da data do envio, resultará na exclusão do trabalho;
  • Todos os resumos aprovados, deverão ser submetidos de modo definitivo acompanhado do respectivo e-Pôster no site do Congresso;
  • Para envio do e-Pôster o autor correspondente deverá estar com a inscrição paga para o Congresso (no caso do evento ter todas suas inscrições esgotadas, isto já impossibilitará a submissão);
  • Será permitida a inscrição de até dois trabalhos, como primeiro autor(a);
  • No ato da submissão o congressista deverá escolher o Grupo Temático em que o resumo se encaixa dentro daqueles indicados;
  • Os resumos deverão, desde sua primeira versão, ser apresentados de acordo com as “Normas para apresentação do resumo”;
  • As inscrições dos trabalhos implicam na concordância pelo(s) autor(es) com as normas estabelecidas pela Comissão Científica para julgamento, bem como na autorização para sua reprodução por via impressa ou eletrônica em publicações de responsabilidade das entidades promotoras, realizadoras e/ou apoiadoras do Congresso Sul-Brasileiro da Sonafe 2022.

 

2. CRONOGRAMA

A data limite para o envio dos resumos é o dia 31 de março de 2022 (23h59 – Horário de Brasília). Após esta data as inscrições serão consideradas encerradas.

Informações

Período

Submissão dos resumos

01 a 31/03 às 23h59

Divulgação dos trabalhos aprovados

18/04

Envio do e-Pôster

19/04 a 03/05 às 23h59

Apresentação no evento

20 e 21/05

 

 

3. GRUPOS TEMÁTICOS PARA ENQUADRAMENTO DOS RESUMOS

  • Controle de carga;
  • Avaliação em fisioterapia esportiva;
  • Tecnologias em fisioterapia esportiva;
  • Prevenção de lesões em fisioterapia esportiva;
  • Atualização no tratamento de lesões esportivas;
  • Estratégias de return to play;
  • Estratégias de recovery;
  • Biomecânica aplicada ao esporte;
  • Gestão de negócios em fisioterapia;
  • Eletrotermofototerapia;
  • Pronto atendimento;
  • COVID e o esporte de alto rendimento.

 

4. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DO RESUMO

Somente serão analisados pela Comissão Científica os resumos que estiverem de acordo com as seguintes normas e apresentarem os seguintes conteúdos obrigatórios:

  • Texto: alinhamento justificado, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5, margens em 2,5 cm em todos os lados, papel tamanho A4, sem espaçamento entre parágrafos.
  • Título: limitados a 20 palavras;
  • Resumo: deve conter no máximo 300 palavras e ao final constar 4 palavras-chave. Os seguintes campos devem ser incluídos:
    • Objetivos / Hipótese
    • Materiais / Métodos
    • Resultados
    • Conclusão
    • Relevância clínica

Clique aqui para baixar um modelo.

Autor(es): Os nomes de todos os autores que participaram da elaboração do trabalho deverão ser inseridos no formulário de submissão, uma vez que a Comissão Científica confrontará os dados informados no formulário com a versão do trabalho em formato PDF.

A grafia do(s) nome(s) do(s) autor(es) é de inteira responsabilidade do(s) mesmo(s), portanto não serão realizadas correções após o trabalho ser aceito para apresentação/publicação.

Os resumos devem, obrigatoriamente, apresentar resultados já alcançados. Não serão aceitos trabalhos ainda por serem desenvolvidos e/ou, com resultados ainda por serem obtidos.

Os resumos pretendem representar pesquisas científicas ou conteúdo não comercial relacionado à prática clínica da fisioterapia esportiva. Anúncios não são aceitáveis.

 

5. ENVIO DO RESUMO

Os resumos deverão ser enviados EXCLUSIVAMENTE através de formulário online disponível no site do evento, não serão aceitos resumos enviados por quaisquer outros meios.

Os resumos deverão ser submetidos em uma página em formato PDF.

As informações sobre coautores deverão ser inseridas separadamente, informando o e-mail de cada um no formulário.

O autor responsável pelo envio deverá estar inscrito no Congresso e será o responsável em submeter o resumo. e poderá apresentar no máximo DOIS trabalhos. Cada resumo poderá ter no máximo OITO autores (UM autor e SETE coautores).

Não há isenção de taxas de inscrição para apresentação de pôster.

 

6. SELEÇÃO E APROVAÇÃO DOS RESUMOS

Todos os resumos que estiverem de acordo com as normas serão avaliados pela Comissão Científica, com base nos seguintes critérios:

  • Adequação ao grupo temático definido;
  • Qualidade e clareza dos objetivos;
  • Adequação e detalhamento da metodologia;
  • Qualidade da análise estatística e apresentação dos resultados;
  • Adequação das conclusões: fundamentação, coerência com os resultados e atendimento aos objetivos da pesquisa;
  • Qualidade na redação, organização do texto (ortografia, gramática e objetividade) e uso adequado de termos técnicos;
  • Contribuição ao corpo de conhecimento atual na área específica e validade externa do estudo.

O resultado dos trabalhos aprovados será divulgado no dia 18 de Abril de 2022, e ficarão disponíveis no site do Congresso.

 

7. CONFECÇÃO E FORMATAÇÃO DO E-PÔSTER (APÓS A AVALIAÇÃO E APROVAÇÃO DOS RESUMOS)

Após a aprovação do trabalho, o(a) autor(a) principal deverá acessar novamente a plataforma de envio de trabalhos científicos para o envio do e-Pôster.

  • Estrutura: Título (centralizado), nome do(s) autor(es) (centralizado); afiliação (centralizado); Introdução com os objetivos (texto justificado); Materiais e métodos (texto justificado); Resultados e Discussão (texto justificado); Conclusões (texto justificado); Referências bibliográficas (seguindo normas ABNT NBR 6023 e texto justificado); Agradecimentos se houver (texto justificado);
  • O título do e-Pôster deve ser idêntico ao do resumo enviado previamente para avaliação;
  • Procure não utilizar imagens muito pesadas como fundo dos slides para não gerar arquivos que possam dificultar o seu envio (máximo 5MB);
  • O formato de sua apresentação deverá seguir as seguintes medidas: Fonte Times New Roman para todo o trabalho; fonte tamanho 66 para o título, tamanho 44 para os autores, 42 ou mais para o texto; slide de dimensões de 100 cm de altura e 60 cm de largura;
  • Sua apresentação poderá ter no máximo uma página (slide);
  • Utilize negrito nas letras, evite o itálico;
  • Utilize itálico apenas para indicar termos em outros idiomas.
  • O e-Pôster desenvolvido em Power Point deverá ser salvo em formato PDF antes de seu envio, pois O SISTEMA NÃO ACEITARÁ ARQUIVOS EM OUTRO FORMATO.

Clique aqui para baixar o layout padrão do e-Pôster.

A entrega dentro do prazo é de responsabilidade do autor. A organização do Congresso não se responsabiliza por trabalhos entregues fora do prazo estabelecido (data, local e forma de envio).

 

8. APRESENTAÇÃO

Os trabalhos aprovados e submetidos corretamente o e-Pôster serão escalados para apresentação no Pavilhão de Exposições, com data e horário a serem definidos e comunicados pela Comissão Científica.

Pelo menos um dos autores deverá estar posicionado ao lado do seu trabalho, no horário determinado pela Comissão Científica e publicado no Programa Final do Congresso, os autores que não estiverem presentes não receberão o certificado de apresentação do trabalho;

Os horários de apresentação dos e-Pôster estarão publicados na programação final em até 5 (cinco) dias que antecedem o Congresso;

Os três trabalhos de maior pontuação geral serão convidados para apresentação oral curta, a qual deverá ter duração mínima de 10 (dez) e máxima de 15 (quinze) minutos e apenas 1 (um) dos autores deverá fazer a apresentação. A data e horário será comunicada posteriormente.

 

9. PREMIAÇÃO

A Comissão Avaliadora elegerá o melhor trabalho dentro de cada grupo temático e estes receberão certificado de menção honrosa.

Os três trabalhos melhores pontuados, independente do grupo temático, receberão premiação.


10. CERTIFICADOS E ANAIS DO EVENTO

Os certificados estarão disponíveis no site do congresso dez dias após o término do evento. Será fornecido APENAS UM certificado por trabalho, em nome do AUTOR (apresentador), citando o nome do trabalho, a forma de apresentação, o sobrenome e as iniciais dos demais autores.

Os trabalhos aprovados serão publicados nos Anais Eletrônicos, no site do Congresso, em até 30 (trinta) dias após o encerramento do evento.

 

11. DISPOSIÇÕES GERAIS

A submissão de um trabalho no presente Congresso importa na aceitação total e irrestrita de seu Regulamento.

A responsabilidade pela Coordenação do Regulamento está a cargo da Comissão Organizadora Congresso Sul-Brasileiro Sonafe 2022. Informações adicionais poderão ser obtidas pelo telefone (48) 3047-7600 ou e-mail: sonafe@attpromo.com.br.

Clique aqui para submeter o seu resumo