Normas para Submissão
A Comissão Científica do Simpósio Sul-Brasileiro ABC+ torna público o Edital para submissão de resumos de trabalhos científicos para serem apresentados durante o evento. A decisão de aceitar um trabalho cabe à Comissão Avaliadora do evento.
Leia com atenção as instruções a seguir e ao final da página clique no botão que dará acesso ao sistema de envio dos resumos.
1. NORMAS PARA A SUBMISSÃO
A Comissão Científica disponibiliza o conjunto de normas para submissão dos resumos:
- Para submissão de trabalhos no Simpósio Sul-Brasileiro ABC+ será adotado o formato de resumo expandido e relato de caso;
- Para envio do trabalho o autor correspondente deverá estar com a inscrição paga para o Congresso;
- Os trabalhos devem ser enviados exclusivamente através da plataforma disponível em https://casuar.epagri.sc.gov.br/index.php/SSBABC/SSBABC na qual deve ser realizado cadastro e envio.
- Será permitida a submissão de até dois trabalhos, como autor(a) principal;
- Os trabalhos aprovados deverão ser apresentados em forma de banner no dia do evento conforme programação. Clique aqui para baixar o modelo padrão do banner;
- Os resumos deverão, desde sua primeira versão, ser apresentados de acordo com as “Normas para apresentação do resumo”;
2. PÚBLICO ALVO
Profissionais da área técnica, parceiros, estudantes e lideranças.
Apresentação de trabalhos científicos e relatos de casos nas áreas temáticas que envolvam tecnologias para a agricultura de baixa emissão de carbono e adaptação à mudanças climáticas:
- Sistemas Agroflorestais (SAF) e Florestas Plantadas (FP)
- Manejo de Resíduos da Produção Animal (MRPA) e Terminação Intensiva (TI)
- Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e Práticas para Recuperação de Pastagens Degradadas (PRPD)
- Sistema Plantio Direto (SPDG) e Sistema Plantio Direto de Hortaliças (SPDH)
- Bioinsumos (BI)
- Sistemas Irrigados (SI)
3. CRONOGRAMA
A data limite para o envio dos resumos é o dia 08/04/2024 às 23h59 (horário de Brasília). Após esta data as inscrições serão consideradas encerradas.
Informações | Período |
---|---|
Recebimento de resumos | 15/03 a 19/04 às 23h59 |
Divulgação dos trabalhos aprovados | segunda semana de abril |
4. NORMAS PARA RESUMO EXPANDIDO
Somente serão analisados pela Comissão Científica os resumos que estiverem de acordo com as seguintes normas e apresentarem os seguintes conteúdos obrigatórios:
1. O espaço nesta categoria será de três páginas tamanho A4, em formato Word, idioma português, espaçamento simples, alinhamento justificado e todas as margens com 2,5 cm.
2. O título deve apresentar as letras em maiúsculas, com fonte Arial, tamanho 14, alinhamento centralizado.
3. A seguir adicionar o nome dos autores por extenso, usar a fonte tamanho 10, alinhamento centralizado.
4. As filiações deverão estar abaixo dos nomes, centralizadas por extenso e endereço eletrônico para contato do primeiro autor. Deixar uma linha em branco de espaço entre a instituição e a próxima seção.
5. Máximo 03 páginas, a contar com referências (resumos com mais de 3 páginas não serão aceitos).
Contribuição para a sociedade: aqui devem ser apresentadas as principais informações do trabalho. O texto tem que ser claro e sucinto. Apresentar de forma breve o contexto, os objetivos, desenvolvimento e principais resultados, apontando especialmente para as iniciativas da experiência e que podem ser replicadas em outros locais. Ainda, nesta seção, destacando a importância do seu trabalho, e se houver produto disponibilizado para a sociedade catarinense. A intenção com esta seção é mostrar a importância do trabalho com linguagem acessível a vários públicos. Limite para esta seção é de até 150 palavras.
Todos os elementos textuais devem ser digitados em espaçamento simples, fonte Arial tamanho 11, alinhamento justificado, sem recuo na primeira linha do parágrafo com as seções sendo separadas por uma linha em branco.
Palavras-Chave: de 3 a 5 palavras-chave, necessárias ao sistema de busca e indexação. Não repetir palavras que estejam no título. Separar as Palavras-chave por vírgula (,) e finalizar com ponto (.).
Introdução: Deve iniciar uma linha abaixo da seção anterior. Descrever uma visão geral sobre o tema abordado no estudo, com definição dos objetivos do trabalho e relevância da pesquisa.
Material e métodos: descrever como o trabalho foi realizado (procedimentos, estratégias, sujeitos participantes, documentos, equipamentos, ambientes, etc.). O método deve conter todos os pormenores necessários à repetição da pesquisa de maneira exata. É comum o delineamento experimental, procedimentos específicos e os métodos utilizados para se analisar os resultados. É importante indicar os procedimentos experimentais, como foi composta a amostra, número de repetições e procedimento de coleta de dados, entre outros.
Resultados e discussões: apresentar os principais resultados obtidos com a aplicação da metodologia escolhida na amostra estudada. É importante que se apresente apenas os resultados necessários para embasar as conclusões. Utilizar tabelas, gráficos e figuras, acompanhados de um texto descritivo dos mesmos. Os resultados devem vir acompanhados dos valores estatísticos de significância e/ou dados qualitativos, para os trabalhos apresentados por pesquisadores. A apresentação dos resultados juntamente com a discussão, requer uma descrição dos mesmos com uma análise e/ou comparação destes com a literatura especializada. Na discussão se comenta sobre o impacto dos resultados no conhecimento vigente. Se o que foi observado vai ao encontro ao que diz a literatura, se traz informações contrárias, se acrescenta ou modifica aquilo que se sabe sobre determinado assunto descrito nas publicações científicas. Por vezes os resultados modificam ou corroboram a literatura de maneira suficiente para que uma nova conclusão possa ser obtida.
Figuras e Tabelas deverão conter suas respectivas chamadas no texto e as mesmas deverão estar presentes logo após primeira chamada ao longo do corpo do trabalho.
Tabelas: as normas para construir, usa-se fonte Arial 10 na tabela. As tabelas devem ser numeradas de forma consecutiva (Tabela 1, Tabela 2, etc) ao longo do texto. Tabelas deverão conter suas respectivas chamadas no texto e as mesmas deverão estar presentes logo após primeira chamada ao longo do corpo do trabalho
Figuras: formato JPG ou TIFF, com resolução mínima de 300 dpi, deve estar inserido no texto.
Conclusão: descrever a conclusão dos autores com base nos resultados, relacionando-os aos objetivos da pesquisa.
SISGEN, Comitê de ética , PLATAFORMA BRASIL: caso necessário
Referências: citar todas as mencionadas no texto, conforme normas da Revista Agropecuária Catarinense (RAC).
Agradecimento: informar a instituição de fomento/remuneração, ou colaborador do projeto.
O tamanho total do arquivo para submissão na plataforma deve menor quer 4 MB.
Clique aqui para baixar o modelo de template.
5. NORMAS PARA RELATO DE CASO
1. O espaço nesta categoria será de três páginas tamanho A4, em formato Word, idioma português, espaçamento simples, alinhamento justificado e todas as margens com 2,5 cm.
2. O título deve apresentar as letras em maiúsculas, com fonte Arial, tamanho 14, alinhamento centralizado.
3. A seguir adicionar o nome dos autores por extenso, usar a fonte tamanho 10, alinhamento centralizado.
4. As filiações deverão estar abaixo dos nomes, centralizadas por extenso e endereço eletrônico para contato do primeiro autor. Deixar uma linha em branco de espaço entre a instituição e a próxima seção.
5. Máximo 03 páginas, a contar com referências (resumos com mais de 3 páginas não serão aceitos).
Contribuição para a sociedade: aqui devem ser apresentadas as principais informações do trabalho. O texto tem que ser claro e sucinto. Apresentar de forma breve o contexto, os objetivos, desenvolvimento e principais resultados, apontando especialmente para as iniciativas da experiência e que podem ser replicadas em outros locais. Ainda, nesta seção, destacando a importância do seu trabalho, e se houver produto disponibilizado para a sociedade catarinense. A intenção com esta seção é mostrar a importância do trabalho com linguagem acessível a vários públicos. Limite para esta seção é de até 150 palavras.
Todos os elementos textuais devem ser digitados em espaçamento simples, fonte Arial tamanho 11, alinhamento justificado, sem recuo na primeira linha do parágrafo com as seções sendo separadas por uma linha em branco.
Palavras-Chave: de 3 a 5 palavras-chave, necessárias ao sistema de busca e indexação. Não repetir palavras que estejam no título. Separar as Palavras-chave por vírgula (,) e finalizar com ponto (.).
Descrição do caso: informar quais os objetivos, métodos de extensão utilizados, realização do trabalho, bem como os atores envolvidos, período e local de execução. Relatar a experiência e inserir fotos/figuras (no máximo uma) quando necessário. Informar o universo (pessoas, instituições, comunidades) da intervenção/observação e demais dados que venham informar ao leitor a pertinência do relato.
Resultados: apresentar os resultados obtidos em relação aos objetivos propostos e sua contribuição. Apresentar, se possível, questionamentos, possíveis soluções, ou futuras observações e/ou intervenções. Mencionar a bibliografia citada, conforme normas da Revista Agropecuária Catarinense.
Conclusão: descrever a conclusão dos autores com base nos resultados, relacionando-os aos objetivos do relato de caso.
Apenas para bibliografia citada, conforme normas da Revista Agropecuária Catarinense.
Figuras e Tabelas deverão conter suas respectivas chamadas no texto e as mesmas deverão estar presentes logo após primeira chamada ao longo do corpo do trabalho.
Tabelas: as normas para construir, usa-se fonte Arial 10 na tabela. As tabelas devem ser numeradas de forma consecutiva (Tabela 1, Tabela 2) ao longo do texto. O alinhamento da tabela deve vir centralizado e não se utiliza grades laterais.
Figuras: formato JPG ou TIFF, com resolução mínima de 300 dpi, deve estar inserido no ao longo do texto.
Conclusão: descrever a conclusão dos autores com base nos resultados, relacionando-os aos objetivos da pesquisa.
SISGEN, Comitê de ética , PLATAFORMA BRASIL: se necessário
Referências: citar todas as mencionadas no texto, conforme normas da Revista Agropecuária Catarinense (RAC).
Agradecimento: informar a instituição de fomento/remuneração, ou colaborador do projeto.
O tamanho total do arquivo para submissão na plataforma deve ser menor que 4 MB.
Clique aqui para baixar o modelo de template.
O resultado dos trabalhos aprovados será divulgado até a segunda semana de abril, e ficarão disponíveis no site do Congresso.
6. APROVAÇÃO
Os trabalhos aprovados irão compor os anais do evento e serão publicados como edição especial da Revista Agropecuária Catarinense.
7. DISPOSIÇÕES GERAIS
Informações adicionais poderão ser obtidas pelo telefone (48) 99130-4388 ou e-mail: sulbraabc@attpromo.com.br.