Congresso Catarinense de Obstetrícia e Ginecologia

Regulamento de Trabalhos Científicos


REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Leia com atenção as instruções a seguir e evite equívocos no momento do envio de seu trabalho. Ao final da página clique no botão que dará acesso ao sistema de envio de trabalhos.
 

1. DA FORMA DE APRESENTAÇÃO

  • Receberemos Temas Livres nas categorias Trabalho Científico.
  • Todos os Temas Livres serão apresentados na modalidade E-pôster.
  • Para inscrever Temas Livres os autores devem estar inscritos no Congresso.
     

2. DO PRAZO PARA ENVIO DOS TEMAS LIVRES

A data limite e improrrogável para o envio dos resumos é o dia 23 de agosto (prorrogado até 08 de setembro) de 2021 às 12h00. Após esta data as inscrições de temas livres serão consideradas encerradas.


DATAS IMPORTANTES

Informações Período
Recebimento de trabalhos De 21/07 a 08/09 às 12h00
Divulgação dos Aprovados 16/09
Recebimento dos e-pôsteres De 16/09 a 20/09


IMPORTANTE: não serão aceitos e-pôsteres após a data limite. Os resumos cujo trabalho final não seja enviado serão automaticamente desclassificados.


3. DAS REGRAS PARA A CONFECÇÃO E INSCRIÇÃO DOS TRABALHOS

Somente serão analisados pela Comissão Científica de Trabalhos aqueles que estiverem de acordo com as seguintes regras e apresentarem os seguintes conteúdos obrigatórios:

  • Fundamentação/Introdução: o(s) marco(s) teórico(s) que deflagrou(aram) a realização do trabalho deverá(ão) ser claramente descrito(s) em uma ou duas frases;
  • Objetivos: enunciar claramente o(s) objetivo(s) do trabalho;
  • Delineamento e Métodos: OBRIGATORIAMENTE indicar o tipo de estudo (quantitativo/qualitativo, observacional/experimental, caso e controle, prospectivo/retrospectivo, ensaio clínico etc.).
  • Resultados: devem ser apresentados com detalhes que possibilitem a interpretação e justifiquem as conclusões. Não serão permitidos a inserção de tabelas e gráficos nos resumos. Ao apresentar resultados de testes estatísticos, apresentar somente os resultados significativos.
  • Conclusões/Considerações Finais: apresentar apenas as conclusões amparadas pelos dados apresentados nos resultados, e coerentes com os objetivos propostos.
  • Referências Bibliográficas: descritas conforme normas ABNT.
  • Para submissão de trabalhos, o autor-correspondente deverá estar com a inscrição confirmada no Congresso.
  • Será permitida a inscrição de até 2 trabalhos, como primeiro autor(a);
  • Somente serão aceitos trabalhos inéditos;
  • No ato da submissão o congressista deverá escolher o Grupo Temático em que o trabalho se encaixa, sendo: Ginecologia; Obstetrícia;​ Perinatologia.

NÃO serão aceitos trabalhos de REVISÃO DE LITERATURA.


5.1. FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS

O número máximo de caracteres por resumo é de 2500 (incluídos os espaços), excluídos o título, o nome dos autores, a filiação institucional e as palavras-chave. O uso de abreviaturas somente será permitido se precedidos por uma menção anterior no texto. O título deverá conter no máximo 250 caracteres e não será contado no total do resumo.

É obrigatória a menção (e farão parte da contabilização do número total de caracteres) dos textos “Introdução/Fundamentos”; “Objetivos”; “Delineamento/Métodos”, “Resultados”, “Conclusões/Considerações finais”, Descritores.

  • Não utilize no resumo frases do tipo “os resultados serão mostrados”.
  • Não inclua agradecimentos e não mencione no resumo fontes financiadoras.
  • Sempre que possível, omita no corpo do texto o nome da instituição aonde o trabalho foi desenvolvido.


5.2. DO ENVIO

Os trabalhos deverão ser enviados EXCLUSIVAMENTE através de formulário online disponível no site do evento. Não serão aceitos resumos enviados por quaisquer outros meios.

As informações sobre coautores deverão ser inseridas separadamente, informando o e-mail de cada um. O autor correspondente deverá estar inscrito no congresso e deverá ser o autor responsável pelo envio.

O autor-correspondente deve estar inscrito no congresso e será o responsável em cadastrar o trabalho e poderá apresentar no máximo DOIS trabalhos. Não há limite para participação como coautor. Entretanto, cada trabalho poderá ter no máximo CINCO autores (UM autor e QUATRO coautores).

ATENÇÃO:

NÃO será permitida a inclusão de novos coautores após a confirmação do envio da versão final do trabalho através da internet.


6. DA APROVAÇÃO E SELEÇÃO DOS TRABALHOS

O processo de aprovação e seleção será realizado do seguinte modo:

Revisão e Avaliação: todos os resumos que estiverem de acordo com este regulamento serão avaliados pela Comissão Científica de Trabalhos, com base nos seguintes critérios:

  • Originalidade e relevância;
  • Qualidade do delineamento / pacientes e métodos;
  • Qualidade e clareza dos resultados apresentados;
  • Adequação do texto no que tange a correlação entre os objetivos, resultados e conclusões do resumo.


7. DA CONFECÇÃO DO PÔSTER ELETRÔNICO (APÓS A AVALIAÇÃO E APROVAÇÃO DOS RESUMOS)

7.1 FORMATAÇÃO DO E-PÔSTER

Com o objetivo de transformar o processo de apresentação dos temas livres no formato e-pôster, estamos descrevendo abaixo algumas orientações importantes para envio de seu trabalho no formato final de apresentação. Por favor leia atentamente estas informações:

  • O e-pôster deverá ser autoexplicativo.
  • ESTRUTURA DOS E-PÔSTERS: Título (centralizado), nome do(s) autor(es) (centralizado), Introdução com os objetivos (texto justificado); Material e métodos (texto justificado); Resultados e discussão (texto justificado); Conclusões (texto justificado); Referências bibliograficas (seguindo normas ABNT e texto justificado); Agradecimentos se houver (texto justificado).
  • Seu e-pôster deverá ser enviado EXCLUSIVAMENTE no formato PDF e somente através do link disponível nesta página.
  • O título do e-pôster deve ser idêntico ao do resumo enviado previamente para avaliação.
  • Procure não utilizar imagens muito pesadas como fundo dos slides para não gerar arquivos que possam dificultar o seu envio (máximo 5MB).
  • O uso de tabelas e gráficos é permitido no arquivo final de apresentação.
  • Sua apresentação poderá ter no máximo 1 páginas (slides).
  • Utilize negrito nas letras, evite o itálico.
  • Utilize itálico apenas para indicar termos em outros idiomas.
  • Os e-pôsteres que forem desenvolvidos em Power Point deverão ser salvos em formato PDF antes de seu envio. O SISTEMA NÃO ACEITARÁ ARQUIVOS EM OUTRO FORMATO.
  • Clique aqui para baixar o LAYOUT PADRÃO DO E-PÔSTER.

Obs: A entrega em prazo hábil para apresentação é de responsabilidade do autor ou coautor correspondente. A organização do Congresso não se responsabiliza por trabalhos entregues fora do prazo estabelecido (data, local e forma de envio serão divulgados nesta página tão logo haja esta definição).

 

8. DA PUBLICAÇÃO

Todos os trabalhos que forem aprovados, serão apresentados no formato de E-PÔSTER na plataforma de transmissão do Congresso.


9. DOS CERTIFICADOS

Os certificados estarão disponíveis no site do congresso dez dias após o término do evento. Será fornecido APENAS UM certificado por trabalho, em nome do AUTOR-RELATOR (correspondente), citando o nome do trabalho, a forma de apresentação, o sobrenome e as iniciais dos demais autores.
 

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