Painelistas Confirmados


Alexandre Lafer Frankel

Inovação e Tecnologia: o futuro da indústria da construção (17/maio)

Fundador e CEO da VITACON S/A, empresa inovadora do setor imobiliário no desenvolvimento e construção de empreendimentos residenciais e comerciais nas melhores regiões de São Paulo.
Acreditamos em um novo estilo de vida urbano. Mobilidade e economia do compartilhamento estão presentes em todos os projetos da Vitacon. Compactar os espaços e simplificar a vida dos moradores, com inteligência e eficiência, fizeram da Vitacon líder no segmento e referência no conceito da vida sob medida.
Eleito cidadão sustentável em 2013 e jovem empreendedor do ano em 2014 pelo LIDE Frankel pretende reinventar a vida nas cidades.

Carlos Eduardo Lima Jorge

COP - SENAI

•Formado em Engenharia Civil pela FECA – Faculdade de Engenharia Civil de Araraquara;
•Assumiu a presidência da COP – Comissão de Infraestrutura da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) em junho de 2014;
•Diretor-Executivo da APEOP (Associação Paulista de Empresários de Obras Públicas), conselheiro do DECONCIC – Departamento de Construção Civil da FIESP;
•Nomeado Presidente Executivo da APEOP em 23/março/2018.

Cláudio R. Frischtak

COP - SENAI

Presidente da Inter.B - Consultoria Internacional de Negócios, e Diretor para Moçambique do International Growth Center (London School of Economics). Foi “Principal Economist” da área de indústria e energia do Banco Mundial (1984-91), tendo participado e dirigido projetos em mais de 20 países. Pós-graduado na Universidade of Campinas (1976-78) e em Stanford University (1980-84), foi professor adjunto na Universidade de Georgetown (1987-1990). Foi co-organizador (com Armando C. Pinheiro) dos livros “Gargalos e Soluções na Infraestrutura de Transportes” (Editora FGV 2014), “Mobilidade Urbana – Desafios e Perspectivas para as Cidades Brasileiras” (Campus/Elsevier, 2015) e “Meddling with Growth: Brazil’s Micro-Policies in the Age of Turbulence” (LAP Lambert Academic Publishing, 2015). Seus trabalhos incluem “Uma estratégia de privatização para o setor de infraestrutura”, em F. Giambiagi e Mansueto Almeida (org.), Retomada do Crescimento: Diagnóstico e Propostas, Campus, 2017, “Reforma do Estado e Política Industrial” (INAE, 2017), “Towards a more effective BNDES”, “Uma Estimativa do Estoque de Capital de Infraestrutura no Brasil”, “O Estoque de Capital de Infraestrutura no Brasil: Uma abordagem setorial” (ambos IPEA 2018, em publicação); “Industries without Smokestacks: Telecommunication and ICT-Based Services Trade,” Oxford University Press (em publicação, 2018); e “Science and Innovation in Brazil: where to now?” (projeto “Innovating in Brazil”, MIT IPC, 2018).

Clovis Veloso de Queiroz Neto

CPRT - SESI

Advogado, sócio proprietário do escritório Queiroz Neto Advocacia e Consultoria Empresarial, Consultor Jurídico de Relações do Trabalho e Segurança e Saúde no Trabalho do escritório Caldeira, Lôbo e Ottoni Advogados e Consultor de Relações do Trabalho da CPRT/CBIC. Membro da Comissão de Direito do Trabalho da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da Seccional do Distrito Federal. Representante da OAB/DF no Grupo Interinstitucional do Programa Trabalho Seguro do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (GETRIN 10). Membro da Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP/MTb) desde o ano de 2000, exercendo a coordenação da representação empresarial por quatro anos (2011 a 2014). Foi membro das representações empresariais nos fóruns de revisão das NR 04 (SESMT); NR 10 (Energia Elétrica); NR 12 (Máquinas e Equipamentos); NR 15 Anexo 13A (Benzeno); NR 16 Anexo V (motocicletas); NR 20 (Inflamáveis e Combustíveis); dentre outras. Foi membro e coordenador da representação empresarial da Comissão Tripartite de Saúde e Segurança no Trabalho (CT-SST) na formulação na Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (PNSST) e do Plano Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (PLANSAT).

Daniel Ítalo Richard Furletti

Banco de Dados - SESI
Economista pela PUC Minas e Advogado pela UFMG. Coordenador do Banco de Dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC); Coordenador Sindical do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG); Professor Assistente IV da PUC Minas (Departamento de Ciências Econômicas do Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais - ICEG) e Doutorando pela Faculdad de Ciencias Empresariales da Universidad de Deusto – España.

Dionyzio Antonio Martins Klavdianos

Inovação e Tecnologia: o futuro da indústria da construção (17/maio)

Engenheiro civil formado pela Universidade de Brasília - UNB, em 1981/1986; Pós Graduação Lato Sensu em “Especialização em Negócios para Executivos” pela FGV EAESP 2003/2004; Pós Graduação Lato Sensu “MBA Finanças” IBMEC 2008/2009. Vice-presidente do Sinduscon-DF, presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT/CBIC), presidente da Cooperativa Central da Construção Civil do Brasil (Coopercon Brasil), presidente da Cooperativa Central da Construção Civil do Distrito Federal (Coopercon-DF).

Ercio Thomaz

COMAT - SENAI

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1973), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1999). Pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. Professor das disciplinas “Patologias das Edificações”, “Alvenarias”, “Qualidade das Construções” e “Técnicas de Construção Civil”. Membro do Conselho de Administração da Revista Téchne, publicação da Editora PINI com colaboração do IPT (desde 1992). Articulista da revista Notícias da Construção – Sinduscon/SP (2010 a 2013). Membro do Conselho Editorial da Revista Concreto & Construções, publicação oficial do IBRACON – Instituto Brasileiro do Concreto (desde janeiro 2016). Primeiro coordenador da Comissão de Estudos ABNT da norma NBR 15.575 – Desempenho de Edificações (2004 a 2007). Autor dos livros “Trincas em Edifícios: Causas, Prevenção e Recuperação” (Editora Pini), “Tecnologia, Gerenciamento e Qualidade na Construção” (Editora Pini), co-autoria dos livros “Manual Técnico de Alvenaria” (ABCI), “Concreto: Ensino, pesquisa e realizações” (Ibracon), “Defects in Masonry Walls - Guidance on Cracking: Identification, Prevention and Repair” (Publicação CIB 403).

Fábio Queda Bueno da Silva

COMAT - SENAI

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade de Campinas (1987). PhD em Ciência da Computação pelo Laboratory for Foundations of Computer Science, University of Edinburgh, Escócia (1992). Pós-doutor na Universidade de Toronto, Canadá, em engenharia de software (2011-2012). Trabalhou como Senior Visiting Research Scientist na University of Maryland Baltimore County, Estados Unidos. Professor Titular do Centro de Informática da UFPE. Tem vasta experiência no planejamento e implantação de projetos de arranjos produtivos locais (APL), tendo sido o coordenador do projeto de APL do Estado de Pernambuco, consultor de planejamento estratégico do APL de Tecnologias da Informação de Maceió-AL e de Viçosa-MG, do projeto de Centros Tecnológicos de Pernambuco e um dos criadores do Parque Tecnológico Porto Digital de Recife. Foi Presidente do Instituto Tecnológico de Pernambuco (1999-2001); Associado Fundador e Diretor Presidente do Núcleo de Gestão do Porto Digital (2001-2003), fundador do Centro de Estudos e Sistema Avançados do Recife – C.E.S.A.R, do qual for Diretor Financeiro (1996-1998) e Diretor Presidente (2013-2014). Prof. Fabio Silva é um Foresight Practitioner certificado pelo Institute for the Future (2015).

Fábio Tadeu Araújo

CII - SENAI

Sócio dirigente da Brain Inteligência Corporativa, empresa de pesquisa e estudo de mercado imobiliário, já coordenou projetos em mais de 400 cidades no Brasil. É Mestre em Gestão Urbana pela PUC-PR e em Organizações e Desenvolvimento pela FAE Business School. Possui MBA em Gestão de Projetos pelo IBMEC-RJ, Pós-Graduado em Economia Empresarial e em Negócios Internacionais. Economista prêmio Paraná de Economia de 2002, pelo CORECON-PR, também é consultor do BID para assuntos de habitação na América Latina, assessor de Economia e Mercado da ADEMI-PR e professor de pós graduação em Economia e em Pesquisa de Mercado.

Fernando Vernalha

COP - SENAI

Sócio-fundador da VG&P Advogados. É Pós-Doutor em Direito pela Columbia University (NY, USA), Mestre e Doutor em Direito (UFPR) e Professor convidado de direito administrativo de diversas entidades. É autor de diversos livros e artigos na área de infraestrutura. Com mais de 20 anos de experiência, tem participado como legal advisor dos principais projetos de infraestrutura do país. Foi Consultor da Unidade de PPP do Ministério do Planejamento, em 2009. É reconhecido como um dos advogados mais admirador do país em infraestrutura e Public Law pela Chambers Latin America e pela Advocacia 500. É advogado e consultor em Direito Público.

Geraldo Jardim Linhares Júnior

COMAT - SENAI

Engenheiro civil formado pela Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fumec), em 1975, com mais de 40 anos de experiência no mercado da construção civil. Atuou como vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) na “Área de Materiais e Tecnologia” nas gestões 2003/2005, 2005/2007 e 2012/2015. Foi também diretor da Área de Meio Ambiente da entidade na gestão 2007/2009, e atualmente, é vice-presidente geral do Sindicato. É sócio-diretor e responsável técnico da Construtora QBHZ Ltda, uma empresa que atua desde 2007 no mercado de construção civil, com comprovada experiência em construção de empreendimentos habitacionais, institucionais, comerciais e demais seguimentos da construção civil, tendo executado mais de 2.500 unidades.

Gilberto Abreu

CII - SENAI

Atualmente Presidente da Abecip e Diretor de Investimentos do Santander. Anteriormente, Gilberto liderou a área de Crédito Imobiliário, foi responsável pelos Segmentos Pessoa Física e de Pequenas e Médias Empresas, Presidente da Santander Seguros e responsável por Canais Eletrônicos. Antes de ingressar no Santander Brasil, Gilberto foi gerente sênior na McKinsey & Company, administrando projetos nas áreas financeira e de varejo. Também é membro do Conselho de Administração da Zurich Santander Seguros, foi Presidente do Conselho de Administração do Banco Olé Consignado, Conselheiro da CIBRASEC e Conselheiro da Tecban (Banco 24 horas).
Gilberto é formado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo e possui MBA pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Haruo Ishikaewa

CPRT - SESI

Sócio Diretor da H. Ishikawa Engenharia e Construções Ltda;
Presidente do Seconci SP;
Vice-Presidente de Relação Capital Trabalho e Responsabilidade Social do Sinduscon- SP;
Membro do Comitê de Responsabilidade Social – CORES da FIESP;
Membro do Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ) do Sinduscon-SP;
Coordenador do Comitê Permanente de Negociação Trabalhista do Sinduscon- SP;
Membro do CPRT/ CBIC , representante do Sinduscon- SP e Seconci- SP;
Coordenador da Bancada Patronal no CPN/NR-18.

Hugo Sefrian Peinado

COMAT - SENAI

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Maringá e Mestre em Engenharia Urbana (PEU/UEM). É Professor do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Maringá (DEC/UEM). Atua como Palestrante, Docente e Orientador em cursos de especialização em Construção Civil e em Engenharia de Segurança do Trabalho. Autor dos livros “Segurança do Trabalho na Construção Civil” pela Editora PINI, “Sustentabilidade na Habitação de Interesse Social” pela Editora Ciência Moderna, “Método AHP para tomada de decisão multicritério” pela EDUEM, dentre outros livros e trabalhos em periódicos e congressos nacionais e internacionais. Vencedor da 21ª. Edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade (2016) na categoria Materiais e Componentes, dentre outros prêmios de relevância nacional. Integrante da Missão Técnica Internacional da Câmara Brasileira da Industria da Construção (CBIC) em Nova Iorque e Boston (EUA) em 2017. Recebeu Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná pelo reconhecimento à sua contribuição ao Estado do Paraná ao gerar capacitação profissional e intelectual em 2014.

José de Paula Barros Neto

COMAT - SENAI

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1989), especialização em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Ceará (1992), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1991) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Estágio Pós-Doutoral na University of Texas at Austin (2016), com apoio da CAPES. Professor Titular da Universidade Federal do Ceará; Ex-Diretor do Centro de Tecnologia/UFC, Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC) e do Mestrado em Estruturas e Construção Civil (PEC) da UFC. Presidente da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC); Diretor-Presidente da Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (FASTEF); Coordenador Geral do Grupo de Pesquisa e Assessoria em Gerenciamento da Construção Civil (GERCON); Coordenador técnico do Programa de Inovação da Construção Civil do Ceará (INOVACON). Coordenador da Plataforma 2050: uma visão de longo prazo para o Ceará. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: construção civil, construção enxuta, estratégia de produção, estratégia empresarial e pequenas empresas.

Jurandir dos Santos Alves da Silva

COP - SENAI

Engenheiro Civil (E.E. KENNEDY) 1976, MBA Engenharia Econômica (F. D. CABRAL) 1979, Construtora Ápia (Diretor Técnico) 1974/1988, Coneme Engenharia e Construções (Sócio) 1988/1998, Construtora Sant’Anna (Diretor Executivo) 1998/2000, Ápia Empreendimentos (Diretor Técnico) 2002/2008, SICEPOT-MG – Sup. de Desenv. e Planejamento 2008/2017, Consultor de Engenharia de Custos e Contratos.
Institucional:
• AMEOP (Diretor Adjunto)   1993/1994;
• SICEPOT-MG (Diretor de Planejamento)   1992/1997;
• FBCI – Secretário Executivo   2010/2012;
• CBIC – Grupo de Trabalho da COP/TCU   2011/2012;
• ABNT/IE – Representante SICEPOT-MG   2012/2016.

Leone Pereira

CPRT - SESI

Sócio, Advogado, Consultor e Parecerista Trabalhista do Escritório PMR Advogados. Pós-Doutor pela Universidade de Coimbra. Doutor e Mestre pela PUC/SP. Especialista pela Universidade Cândido Mendes . Professor de Direito do Trabalho, de Direito Processual do Trabalho e Prática Trabalhista. Autor de Obras e Artigos Jurídicos. Palestrante. Membro Efetivo de Comissões da OAB/SP. Coordenador da Área Trabalhista e Professor do Damásio Educacional.

Lilian Sarrouf

CMA - SENAI

Engenheira Civil pela Escola de Engenharia Mauá, Administradora de Empresas pelo Instituto Mackenzie, Mestre em gestão integrada de meio ambiente e segurança e saúde pelo SENAC – SP.
Atua como consultora nas áreas de Sistemas de Gestão Empresarial, Qualidade e Meio Ambiente.
Consultora Técnica do COMASP – Comitê do Meio Ambiente, Segurança e Produtividade do SindusConSP, Consultora da  CBIC - Câmara Brasileira da Indústria da Construção.
Coordenadora da CE-002: 146.004 – Comissão de Estudo de Conservação de Água em Edificações da ABNT.
Docente no MBA da Construção da Fundação Getúlio Vargas, e no curso de pós graduação em Construção Sustentável no SENAC SP. Coordenadora do Curso Gestão em Sustentabilidade do SindusConSP.

Nicolau Sarquis

CMA - SENAI

Engenheiro civil, formado pela Escola Politécnica da USP. Atua desde 1988 em diversas áreas do mercado imobiliário, desde a construção, incorporação, crédito imobiliário, gerenciamento, licenciamento, atuando em obras próprias ou em conjunto com diversas das principais empresas do mercado imobiliário, tendo já contribuído nas diversas atividades para a execução de mais de 20.000 unidades residenciais. Participa ativamente das atividades do SECOVI-SP,  principalmente nas discussões de interesse do setor com os agentes financeiros, órgãos ambientais, governos e projetistas. Atualmente dirige a JCS INCORP, focada em empreendimentos econômicos.

Paulo Antunes de Siqueira

CII - SENAI

Atua no mercado financeiro há 33 anos, 28 destes na Caixa Econômica Federal, onde ocupou nos últimos 25 anos as mais diversas funções como gestor, sendo nos últimos 10 anos como Superintendente Regional nos estados de Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, na Região do Triângulo Mineiro.
Atualmente ocupa o cargo de Vice-Presidente Interino de Habitação da Caixa Econômica Federal.
É graduado em Administração de Empresas e Pedagogia e pós-graduado em Gestão de Bancos, Gestão Empresarial, Gestão Empreendedora de Negócios, Gestão Pública e Recursos Humanos.
Atua, também, como professor Universitário nas disciplinas de Finanças Empresariais e Marketing e como Instrutor Estratégico na formação dos Superintendentes Regionais da CAIXA.

Paulo Sanchez

COMAT - SENAI

Eng. Civil formado  pela FAAP/ Mackenzie  , São Paulo;
Diretor Tecnico da Sinco Engenharia , empresa com 32 anos e que já construiu mais de 2, 5 milhões de m²;
Vice Presidente de Tecnologia e Qualidade do Sinduscon SP;
Membro do Conselho Deliberativo da ABNT.

Roberto Matozinhos

COMAT - SENAI

Consultor Técnico, responsável pela assessoria técnica do Sinduscon-MG, técnico Executivo da Comissão de Materiais e Tecnologia, e da Comissão de meio Ambiente do Sinduscon-MG desde 2001. Membro da COMAT/CBIC representando o Sinduscon-MG, Líder do Grupo de Acompanhamento de Normas da COMAT/CBIC,  representante do Sinduscon-MG e da CBIC em Comissões de Estudo da ABNT afetas ao setor da construção. Coordenador e autor do Catálogo de Normas Técnicas – Edificações do Sinduscon-MG / CBIC e responsável pelo monitoramento e elaboração do boletim quinzenal de Alterações de Normas Técnicas - Setor da Construção Civil. Membro da Equipe de Coordenação do Manual Garantias do Sinduscon-MG e da Equipe de Coordenação dos Programas Qualimat e Qualiserv do Sinduscon-MG. Membro do Grupo Gestor da COMAT/CBIC que elaborou as publicações: Esquadrias Para Edificações – Desempenho e Aplicações, Guia Orientativo Para Atendimento à Norma de Desempenho ABNT NBR 15575, Boas Práticas para a entrega do empreendimento e Guia Nacional Para a Elaboração do Manual de Uso, Operação e Manutenção das Edificações. Membro da Coordenação Geral do Grupo Técnico que elaborou o Manual Para Contratação de Projetos Para o Desempenho de edificação Habitacionais. Membro da Comissão Nacional do Sistema Nacional de Avaliações Técnicas - SINAT - PBQP-H, representando a CBIC e o Sinduscon-MG.

Rodrigo Cury Bicalho

CII - SENAI

Advogado formado em 1990 pela Universidade de São Paulo. Integra o Conselho Jurídico do Secovi-SP e do Sinduscon-SP. Professor de Pós Graduação MBA do Curso Tecnologia e Gestão na Construção de Edifícios, da Escola Politécnica da USP. Ganhador do Prêmio Master Imobiliário 2017 na categoria profissionais. Autor de diversos artigos publicados em livros, jornais e revistas especializadas.

Rodrigo Luna

CII - SENAI

Nascido em uma família tradicionalmente do setor imobiliário, formou-se Engenheiro Civil em 1993 pela Universidade Mackenzie e em poucos anos fundou a empresa Plano & Plano Construções e Participações onde atua como sócio diretor até hoje.
Desde a sua criação, em 1997, a Plano & Plano realizou mais de 15 mil unidades lançadas e 1,5 milhões de m² construídos na região metropolitana de São Paulo.
É Presidente da FIABCI-BRASIL (o capítulo brasileiro da Federação Internacional Imobiliária), Diretor da Comissão Consultiva de Produtos Financeiros Imobiliários e vice-presidente de Habitação Econômica do Secovi, onde contribui com intensos debates para prover o retorno do crédito imobiliário abundante e equilibrado.

Serapião Bispo Ferreira Neto

COMAT - SENAI

- Engenheiro Civil formado pela UPE em 1986;
- Diretor desde 1993 de Ciência e Tecnologia do Sinduscon/PE;
- Fundador do Fórum Pernambucano de Construção Sustentável em 2002 no Sinduscon/PE;
- Coordenador do MVS-Movimento Vida Sustentável do Sinduscon/PE;
- Sócio Diretor da empresa MASF Consultoria Ltda.;
- Presidente da Reserva Camará Incorporação Ltda.,
- Atuou como membro do Conselho da CI na área de Meio Ambiente;
- Ex-Presidente da CMA/CBIC - Comissão de Meio Ambiente da Câmara Brasileira da Construção;
- Membro do conselho do COMAM – Conselho Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura do Recife, como segunda participação.