Normas de Submissão
REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
Leia com atenção as instruções a seguir e evite equívocos no momento do envio de seu resumo. Ao final da página clique no botão que dará acesso ao sistema de envio.
1. DAS REGRAS PARA A CONFECÇÃO DOS RESUMOS
Somente serão analisados pela Comissão Científica os resumos que estiverem de acordo com as seguintes regras e apresentarem os seguintes conteúdos obrigatórios:
- Fundamentação/Introdução: o(s) marco(s) teórico(s) que deflagrou(aram) a realização do trabalho deverá(ão) ser claramente descrito(s) em uma ou duas frases;
- Objetivos: enunciar claramente o(s) objetivo(s) do trabalho;
- Delineamento e Métodos: Obrigatoriamente indicar o tipo de estudo (quantitativo/qualitativo, observacional/experimental, caso e controle, prospectivo/retrospectivo, ensaio clínico, relato de caso, etc.).
- Resultados: devem ser apresentados com detalhes que possibilitem a interpretação e justifiquem as conclusões. Não serão permitidos tabelas e gráficos nos resumos. Ao apresentar resultados de testes estatísticos, apresentar somente os resultados significativos.
- Conclusões/Considerações Finais: apresentar apenas as conclusões amparadas pelos dados apresentados nos resultados, e coerentes com os objetivos propostos.
Obs.: Não serão aceitos trabalhos de revisão de literatura.
Tratando-se de trabalho na modalidade relato de caso, serão aceitos apenas aqueles que comprovarem relevância de interesse para a prática clínica, segundo julgamento e critérios da Comissão Científica. Nos trabalhos tipo relatos de caso, no local de Metodologia e Resultados, deverá vir a Descrição do caso.
1.1. FORMATAÇÃO DOS RESUMOS
O número máximo de caracteres por resumo é de 2500 (incluídos os espaços), excluídos o título, o nome dos autores, a filiação institucional e as palavras-chave. O uso de abreviaturas somente será permitido se precedidos por uma menção anterior no texto. O título deverá conter no máximo 250 caracteres e não será contado no total do resumo.
É obrigatória a menção (e farão parte da contabilização do número total de caracteres) dos textos “Introdução/Fundamentos”; “Objetivos”; “Delineamento/Métodos”, “Resultados”, “Conclusões/Considerações finais”.
- Não utilize no resumo frases do tipo “os resultados serão mostrados”.
- Não inclua agradecimentos e não mencione no resumo fontes financiadoras.
- Sempre que possível, omita no corpo do texto o nome da instituição onde o trabalho foi desenvolvido.
1.2. DO ENVIO
Os resumos deverão ser enviados exclusivamente através de formulário online disponível no site. Não serão aceitos resumos enviados por quaisquer outros meios.
O autor responsável pelo envio deverá estar com a inscrição confirmada no Congresso e será o responsável em enviar o resumo, podendo ser o responsável por no máximo 2 trabalhos. Não há limite para participação como co-autor. Entretanto, cada resumo poderá ter no máximo 5 autores (um autor-relator e quatro co-autores).
Não será permitida a inclusão de novos co-autores após o envio do resumo.
As bibliografias consultadas não devem ser enviadas.
2. DO PRAZO
A data limite para o envio dos resumos é até o dia 12/08/2024. Após essa data, as inscrições serão consideradas encerradas. Posteriormente à aprovação e divulgação de resumos, dará-se em seguida, a data do recebimento de E-pôsteres até 15/09/2024.
3. DATAS IMPORTANTES
4. DA APROVAÇÃO E SELEÇÃO DOS RESUMOS
O processo de aprovação e seleção será realizado do seguinte modo:
Revisão e Avaliação: todos os resumos que estiverem de acordo com este regulamento serão avaliados pela Comissão Científica, com base nos seguintes critérios:
- Originalidade e relevância;
- Qualidade do delineamento / pacientes e métodos;
- Qualidade e clareza dos resultados apresentados;
- Adequação do texto no que tange a correlação entre os objetivos, resultados e conclusões do resumo.
Os quatro (4) melhores trabalhos serão selecionados para apresentação oral. Os três primeiros colocados receberão o certificado de colocação (1°, 2° e 3° lugar).
5. FORMATAÇÃO DO E-PÔSTER
Descrevem-se abaixo orientações importantes para envio do trabalho no formato final de apresentação e-pôster, o qual deverá ser confecionado após o resultado das avaliações. O e-pôster deverá ser apresentado no seguinte formato:
- Após o resumo ter sido aprovado, deverá ser enviado através da área do congressista,.
- O e-pôster deverá ser autoexplicativo. Sugere-se que seja estruturado contemplando os seguintes subtítulos: Titulo, Autores e afiliações institucionais, Introdução (justificativa/fundamentação), Objetivos, Delineamento/Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões/Considerações finais e Bibliografia (adotar normas ABNT).
- O título do e-pôster deve ser idêntico ao do resumo enviado previamente para avaliação.
- Será de responsabilidade do apresentador o envio do e-pôster, até a data prevista neste regulamento.
- Na primeira e segunda linha deve constar, de forma centralizada no painel, em toda sua extensão, o título do trabalho (informativo e breve, escrito em letras maiúsculas e negrito); o(s) nome(s) do(s) autor(es) e apresentador sublinhado, sua(s) respectiva(s) instituição(ões) e o e-mail do primeiro autor ou de um dos autores, entre parênteses.
- A menção às agências financiadoras deverá ser feita ao final do texto.
- O e-pôster deve ser criado em Power Point e enviado em formato PDF. O sistema não aceitará arquivos em outro formato.
- Os e-pôsteres ficarão expostos durante todo o Congresso através de totens (plataforma digital)
- Clique aqui para baixar o layout padrão.
6. DOS CERTIFICADOS
Os certificados estarão disponíveis no site após o término do evento. Será fornecido apenas um certificado por trabalho, em nome do autor-relator (apresentador), citando o nome do trabalho, a forma de apresentação, o sobrenome e as iniciais dos demais autores.
7. DA PREMIAÇÃO
Na apresentação dos resumos, a Comissão Científica avaliará os mesmos e determinará a premiação para o melhor trabalho, na colocação de 1° lugar.
• R$ 2.000,00 (dois mil reais) - 1° lugar
8. DA PUBLICAÇÃO
Os trabalhos aprovados e apresentados durante o congresso serão publicados no site do Congresso.