X Congresso Mineiro de Clínica Médica e VI Congresso Mineiro de Medicina de Urgência e Emergência

Trabalhos Científicos


REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS TEMAS LIVRES

Leia com atenção as instruções a seguir e evite equívocos no momento do envio de seu resumo. Ao final da página clique no botão que dará acesso ao sistema de envio de trabalhos.

1. DO PRAZO

A data limite para o envio dos resumos é o dia 28 de agosto de 2018 (PRORROGADO até 06/setembro) às 12h. Após esta data as inscrições de temas livres serão consideradas encerradas.

2. DA PREMIAÇÃO

Os 3 melhores pôsteres serão premiados com certificado honroso e livros.

3. DAS REGRAS PARA A CONFECÇÃO E INSCRIÇÃO DOS RESUMOS

Somente serão analisados pela Comissão Científica de Trabalhos os resumos que estiverem de acordo com as seguintes regras e apresentarem os seguintes conteúdos obrigatórios: 

  • Fundamentação/Introdução: o(s) marco(s) teórico(s) que deflagrou(aram) a realização do trabalho deverá(ão) ser claramente descrito(s) em uma ou duas frases;
  • Objetivos: enunciar claramente o(s) objetivo(s) do trabalho;
  • Delineamento e Métodos: OBRIGATORIAMENTE indicar o tipo de estudo (quantitativo/qualitativo, observacional/experimental, caso e controle, prospectivo/retrospectivo, ensaio clínico, relato de caso, etc.). 
  • Resultados: devem ser apresentados com detalhes que possibilitem a interpretação e justifiquem as conclusões. Não serão permitidos tabelas e gráficos nos resumos. Ao apresentar resultados de testes estatísticos, apresentar somente os resultados significativos.
  • Conclusões/Considerações Finais: apresentar apenas as conclusões amparadas pelos dados apresentados nos resultados, e coerentes com os objetivos propostos.

NÃO serão aceitos trabalhos de REVISÃO DE LITERATURA.

Em se tratando de trabalho na modalidade RELATO DE CASO, serão aceitos apenas aqueles que comprovarem relevância de interesse para a prática clínica, segundo julgamento e critérios da Comissão Científica de Trabalhos. Nos trabalhos tipo relatos de caso, no local de Metodologia e Resultados, deverá vir a Descrição do caso.

3.1. FORMATAÇÃO DOS RESUMOS

O número máximo de caracteres por resumo é de 2500 (incluídos os espaços), excluídos o título, o nome dos autores, a filiação institucional e as palavras-chave. O uso de abreviaturas somente será permitido se precedidos por uma menção anterior no texto. O título deverá conter no máximo 250 caracteres e não será contado no total do resumo.

É obrigatória a menção (e farão parte da contabilização do número total de caracteres) dos textos “Introdução/Fundamentos”; “Objetivos”; “Delineamento/Métodos”, “Resultados”, “Conclusões/Considerações finais”.

  • Não utilize no resumo frases do tipo “os resultados serão mostrados”.
  • Não inclua agradecimentos e não mencione no resumo fontes financiadoras.
  • Sempre que possível, omita no corpo do texto o nome da instituição aonde o trabalho foi desenvolvido.

3.2. DO ENVIO

Os Resumos dos Pôsteres deverão ser enviados EXCLUSIVAMENTE através de formulário online disponível no site do evento. Não serão aceitos resumos enviados por quaisquer outros meios.

As informações sobre co-autores deverão ser inseridas separadamente, informando o e-mail de cada um. O autor apresentador deverá estar inscrito no congresso e deverá ser o autor responsável pelo envio.

As bibliografias consultadas NÃO devem ser enviadas através do resumo, mas devem ser obrigatoriamente expostas durante a apresentação dos trabalhos, no formato ABNT.

O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) em apresentar o trabalho, se aceito, durante o congresso. 

O autor-relator deve estar inscrito no congresso e será o responsável em cadastrar o resumo e poderá apresentar no máximo DOIS trabalhos. Não há limite para participação como co-autor. Entretanto, cada resumo poderá ter no máximo CINCO autores (UM autor-relator e QUATRO co-autores). 

ATENÇÃO: 
NÃO será permitida a inclusão de novos co-autores após a confirmação do envio da versão final do resumo através da internet.

4. DATAS IMPORTANTES

Recebimento de Resumos: De 18/07/2018 a 28/08/2018 (PRORROGADO até 06/setembro) às 12h.

Divulgação dos Resultados: 12/09/2018 (PRORROGADO para 14/09).

5. DA APROVAÇÃO E SELEÇÃO DOS RESUMOS

O processo de aprovação e seleção será realizado do seguinte modo:

Revisão e Avaliação: todos os resumos que estiverem de acordo com este regulamento serão avaliados pela Comissão Científica de Trabalhos, com base nos seguintes critérios:

  • Originalidade e relevância;
  • Qualidade do delineamento / pacientes e métodos;
  • Qualidade e clareza dos resultados apresentados;
  • Adequação do texto no que tange a correlação entre os objetivos, resultados e conclusões do resumo.

6. DA CONFECÇÃO DO PÔSTER

O pôster Impresso deve ser APRESENTADO no seguinte formato:

  • O pôster deverá ser autoexplicativo, obedecendo à dimensão total de 0,90cm de largura x 1,20m de altura, tipo Banner (pôster com dimensões fora do padrão definido será comprometido a sua avaliação, podendo não ser afixado).
  • Os painéis deverão apresentar letras visíveis a uma distância de 2 metros.
  • Será de responsabilidade do apresentador a colocação e retirada do pôster no local de exposição, bem como pelos materiais para fixação de seu trabalho no espaço designado pela Comissão Organizadora e obedecendo a numeração que será divulgada no site do evento. Trabalhos não retirados em data e horários divulgados posteriormente serão destruídos.
  • Na primeira e segunda linhas devem constar, de forma centralizada no painel, em toda sua extensão, o título do trabalho (informativo e breve, escrito em letras maiúsculas e negrito); o(s) nome(s) do(s) autor(es) e apresentador sublinhado, sua(s) respectiva(s) instituição(ões) e o e-mail do primeiro autor ou de um dos autores, entre parênteses.
  • A menção às agências financiadoras deverá ser feita ao final do texto.
  • ESTRUTURA DOS PÔSTERES: Introdução, Objetivos, Metodologias, Resultados, Conclusão e Bibliografia utilizada.
  • FIXAÇÃO E APRESENTAÇÃO: Os painéis ficarão em exposição durante o turno em que o trabalho for apresentado, devendo ser retirado apenas ao final do mesmo. Os autores deverão permanecer no local durante o turno em que o trabalho será avaliado, o qual será informado com antecedência na página do Congresso.

7. DOS CERTIFICADOS

Os certificados estarão disponíveis no site do congresso vinte dias após o término do evento. Será fornecido APENAS UM certificado por trabalho, em nome do AUTOR-RELATOR (apresentador), citando o nome do trabalho, a forma de apresentação, o sobrenome e as iniciais dos demais autores.

 

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