18º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Normas de Submissão de Trabalhos


REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Leia com atenção as instruções a seguir e evite equívocos no momento do envio do resumo. Ao final da página clique no botão que dará acesso ao sistema de envio de trabalhos.

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

  • Serão recebidos Temas Livres em Medicina Clínica do Adulto nas categorias: Trabalho Científico e Relato de Caso.
  • Não serão aceitos trabalhos de revisão de literatura.
  • Os trabalhos aprovados serão apresentados na forma de e-pôster (apresentação através de plataforma digital) e 150 temas livres serão selecionados para apresentação na forma de pôster (banner).
  • O local e horário da apresentação dos banners serão divulgados posteriormente.
  • Os 150 temas selecionados para banner, deverão estar presentes no local e hora indicados pelo menos um dos autores, para arguição pela comissão avaliadora dos trabalhos.
  • Todos os 150 Temas Livres poderão ser submetidos à publicação na forma de trabalho completo, na Revista da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, uma vez preenchidas as normas de publicação da revista (www.sbcm.org.br).
  • Serão premiados, em dinheiro, os dois (2) melhores trabalhos apresentados no congresso.
  • Os trabalhos premiados no Congresso serão divulgados durante a solenidade de encerramento do Congresso.
  • Para serem aceitos, a comissão avaliadora irá selecionar os resumos enviados previamente.
  • Pelo menos um dos autores de cada trabalho deve estar inscrito no Congresso.

2. DO PRAZO PARA ENVIO DOS TEMAS LIVRES

A data limite para o envio dos resumos é o dia 29/06/2025 às 23h59. Após esta data as inscrições de temas livres serão consideradas encerradas.

3. DAS REGRAS PARA A CONFECÇÃO DOS RESUMOS PARA INSCRIÇÃO

Somente serão analisados pela comissão avaliadora de trabalhos os resumos que estiverem de acordo com as seguintes regras e apresentarem os seguintes conteúdos obrigatórios que deverão ser relatados rigorosamente na sequência abaixo:

1. Fundamentação teórica/Introdução: o(s) marco(s) teórico(s) que deflagrou (aram) a realização do trabalho deverá (ão) ser claramente descrito(s) em uma ou duas frases;
2. Objetivos: enunciar claramente o(s) objetivo(s) do trabalho;
3. Delineamento e Métodos:  indicar o tipo de estudo na sequência indicada: a) relato de caso, b) prospectivo/retrospectivo c) observacional/experimental, caso e controle, ensaio clínico, qualitativo, etc.). Os termos acima devem estar escritos claramente no item 3, do trabalho indicando o tipo de estudo realizado;
4. Resultados: deverão ser apresentados com detalhes que possibilitem a interpretação e justifiquem as conclusões. Não será permitida a inserção de tabelas e gráficos no resumo. Ao apresentar resultados de testes estatísticos, apresentar somente os resultados significativos. Em se tratando de trabalho na modalidade Relato de Caso, no local dos Resultados, deverá vir a Descrição do Caso;
5. Conclusões/Considerações Finais: apresentar apenas as conclusões pertinentes aos dados apresentados nos resultados e coerentes com os objetivos propostos.

4. DA FORMATAÇÃO DOS RESUMOS

O número máximo de caracteres por resumo é de 2500 incluídos os espaços. O título, o nome dos autores, a filiação institucional e as palavras-chave não constam dos 2500 caracteres. O uso de abreviaturas somente será permitido se precedidos por uma menção anterior no texto. O título deverá conter no máximo 250 caracteres.

Cada resumo poderá ter no máximo cinco (5) autores, sendo um (1) autor relator e quatro (4) coautores.

As informações sobre coautores deverão ser inseridas separadamente, informando o e-mail de cada um.

É obrigatória a menção no corpo do resumo os indicadores: Introdução/Fundamentos; Objetivos; Delineamento/Métodos; Resultados; Conclusões/Considerações finais; descritores, os quais farão parte da contabilização do número total de caracteres.

Observações:

  • Não utilizem no resumo frases do tipo “os resultados serão mostrados”.
  • Não inclua agradecimentos e não mencione no resumo fontes financiadoras.
  • Sempre que possível, omita no corpo do texto o nome da instituição aonde o trabalho foi desenvolvido.

5. DO ENVIO

Os resumos deverão ser enviados exclusivamente pelo formulário online disponível no site do evento. Não serão aceitos resumos enviados por quaisquer outros meios.

Pelo menos um (1) dos autores deverá estar inscrito no congresso para que o trabalho seja apresentado, uma vez aceito para este fim. 

A bibliografia consultada não deverá constar do resumo, mas deve obrigatoriamente constar da apresentação do trabalho, no formato ABNT.

O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) em apresentar o trabalho, se aceito, durante o congresso.

O autor com inscrição confirmada no congresso deverá ser o correspondente e será o responsável em cadastrar o resumo, no máximo, de DOIS (2) trabalhos, entretanto não há limite para participação como coautor.

ATENÇÃO: Não será permitida a inclusão de novos coautores após a confirmação do envio da versão final do resumo, pela INTERNET.

5.1 DATAS IMPORTANTES

INFORMAÇÕES PERÍODO
Recebimento de Resumos 29/06/2025
Divulgação dos Resultados 14/09/2025
Recebimento dos E-pôsteres 28/09/2025

6. DA APROVAÇÃO E SELEÇÃO DOS RESUMOS

O processo de aprovação e seleção será realizado do seguinte modo:

Revisão e Avaliação: Todos os resumos que estiverem de acordo com o regulamento serão avaliados pela comissão de trabalhos, com base nos seguintes critérios:

  • Originalidade e relevância;
  • Qualidade do delineamento / pacientes e métodos;
  • Qualidade e clareza dos resultados apresentados;
  • Adequação do texto em correlação com os objetivos, resultados e conclusões.

7. FORMATAÇÃO DO E-PÔSTER E DO PÔSTER

Descrevem-se abaixo orientações importantes para envio do trabalho no formato final de apresentação em e-pôster (apresentação através de plataforma digital) e pôster (banner) os quais deverão ser confeccionados somente após a avaliação e aprovação dos resumos

Leia atentamente estas informações:

  • e-pôster ou banner deverá ser autoexplicativo. Sugere-se que seja estruturado contemplando os seguintes subtítulos: Título, Autores e afiliações institucionais, Introdução (Justificativa / Fundamentação), Objetivos, Delineamento / Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões / Considerações finais, Bibliografia (adotar as normas da ABNT) e endereço eletrônico (ou postal) de contato do autor principal.
  • e-pôster deverá ser enviado exclusivamente no formato PDF e somente através do link disponível nesta página.
  • O título do e-pôster ou banner deverá ser idêntico ao do resumo enviado previamente para avaliação. Abaixo do título (deixando uma linha de espaço) em letra menor deverá conter o nome dos autores e as respectivas vinculações institucionais. Quando houver mais de um autor, separá-los por ponto e vírgula.
  • Para os e-posters, procure não utilizar como fundo dos slides imagens muito pesadas, para não gerar arquivos que possam dificultar o envio (máximo 5MB).
  • A apresentação deverá ter uma (1) página ou Banner.
  • O uso de tabelas e gráficos é permitido no arquivo final de apresentação bem como no Banner.
  • O banner deverá ser autoexplicativo, obedecendo à dimensão total de 0,90cm de largura x 1,20m de altura (pôster com dimensões fora do padrão não poderá ser afixado no local de exposição).
  • Utilize negrito nas letras, evite o itálico.
  • Utilize itálico apenas para indicar termos em outros idiomas.
  • Os e-pôster devem ser feitos em Power Point e deverão ser salvos em formato PDF antes do envio. O sistema não aceitará arquivos em outro formato.
  • O template de apresentação será disponibilizado em breve.

Observação:

  • A entrega em prazo hábil para apresentação é de responsabilidade do autor ou coautor. A organização do congresso não se responsabiliza por trabalhos entregues fora do prazo estabelecido.
  • Trabalhos apoiados por instituições de fomento à pesquisa devem ter citada a fonte de apoio.
  • É sugerido a todos os autores que declarem se o estudo foi ou não aprovado/analisado pelo Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos da instituição na qual foi desenvolvido.
     

8. DA PREMIAÇÃO

Na apresentação dos resumos, a comissão avaliadora fará a avaliação dos mesmos e determinará a premiação para os dois (2) melhores trabalhos:

  • R$ 2.000,00 - Para primeiro lugar
  • R$ 1.500,00 - Para segundo lugar

9. DO RECEBIMENTO DO PRÊMIO

Os autores dos trabalhos premiados deverão encaminhar o trabalho completo para publicação na Revista da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, segundo as normas da revista (www.sbcm.org.br). O autor principal também deverá proceder a assinatura do termo de cessão dos direitos autorais para a Revista no momento do recebimento do prêmio, a qual dará sequência ao processo editorial para publicação.

10. DA PUBLICAÇÃO

Todos os trabalhos que forem selecionados para Banner poderão ser submetidos à avaliação do Conselho Editorial da Revista da SBCM para publicação desde que, obrigatoriamente, sejam enviados também na forma completa de acordo com as normas da Revista. (www.sbcm.org.br), o que poderá ser feito posteriormente.

11. DOS CERTIFICADOS

Os certificados estarão disponíveis no site do Congresso no dia 11/10/2025 após o término do evento. Será fornecido apenas um (1) certificado por trabalho, em nome do autor, citando o nome do trabalho, a forma de apresentação, o sobrenome e as iniciais dos demais autores.

Clique aqui para submeter o resumo