XI Congresso Brasileiro de Regulação

Convidado


ELBIA SILVA GANNOUM

ELBIA SILVA GANNOUM

SAO PAULO / SP
  • Presidente Executiva da ABEEólica – Associação Brasileira de Energia Eólica.
  • Economista, Doutora pela Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Em sua carreira, acumulou experiências como membro da Diretoria da CCEE – Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (de junho de 2006 a Abril de 2011), Economista-Chefe do Ministério de Minas e Energia (2003-2006), Coordenadora de Política Institucional do Ministério da Fazenda (2001-2002), Assessora de assuntos econômicos no Ministério de Minas e Energia (2001), Assessora na ANEEL (2000-2001) e professora da Universidade Federal de Santa Catarina (1998-2000). Acadêmica, com mais de 50 artigos publicados, Elbia é especialista em Regulação e Mercados de Energia Elétrica, tendo atuado nessa área desde 1998.
  • À frente da ABEEólica, tem atuado para o fortalecimento e crescimento sustentável da energia eólica, que já chega a representar 10% da geração nacional, com uma cadeia de produção 80% nacionalizada e mais de 15GW de capacidade instalada em cerca de 600 parques eólicos. A energia eólica é hoje a segunda fonte da matriz elétrica brasileira.
  • Elbia é reconhecidamente uma voz formadora de opinião no setor elétrico, com presença constante em veículos de imprensa da grande mídia e especializados, além de publicar artigos com frequência. Em 2014 foi eleita pela revista inglesa Recharges - Renewable Thought Leader Club, como uma das personalidades mais influentes em energias renováveis no cenário global. Em 2019, recebeu o Prêmio “C3E - Clean Energy Education & Empowerment - Woman of Distinction Award”. O C3E é uma iniciativa internacional do Clean Energy Ministerial e da Agência Internacional de Energia. A premiação reconhece e homenageia mulheres profissionais que se destacam na indústria de energias limpas no mundo, pela excelência em áreas como liderança, política, defesa da fonte, avanço técnico, entre outros fatores, contribuindo para o avanço das mulheres no setor. O Clean Energy Ministerial, do qual fazem parte 25 países e a Comissão Européia, é um fórum global de alto nível para promover políticas e programas que façam avançar a tecnologia de energia limpa, compartilhando as lições aprendidas e as melhores práticas e incentivando a transição para uma economia global de energia limpa.
Imprimir

Atividades

Voltar