Dados do Trabalho


Título

Técnicas da sutura de menisco: uma revisão integrativa da literatura

Introdução

Os meniscos são estruturas fibrocartilaginosas semicirculares localizadas entre os côndilos femorais e o platô tibial. Sua borda periférica, espessa e convexa encontra-se intimamente aderida à cápsula articular, em contraste com sua porção central, mais fina e livre, que proporciona ao menisco um aspecto triangular no corte frontal. O presente estudo tem como objetivo conhecer o que se tem estudado, pesquisado e publicado sobre as técnicas de sutura do menisco. (ARNOCZKY & WARREN, 1982), (FONTENELLE et al.,2008), (NUNES, 2016).

Material e Método

Foram consultadas as bases de dados Medical Line (MEDLINE), United States National Library of Medicine (PubMed) e SciELO (Scientific Electronic Library on Line) com os seguintes critérios de inclusão: estudos que abordem a temática sutura de menisco em seres humanos nas base de dados, publicados no período de 01/2005 a 01/2022, com resumos disponíveis e acessados gratuitamente na íntegra pelo meio online no idioma português, inglês e espanhol. Critérios de exclusão foram relatos de caso, cartas ao editor e publicações em congressos. Foram utilizados os seguintes descritores controlados: ​​menisco; sutura de menisco; joelho.

Resultados

Foram identificados 17 estudos na base de dados Medline, PubMed e SciELO que após uma análise minuciosa, 7 se adequaram aos critérios de inclusão. Desta forma, totalizou-se uma amostra final de 7 estudos. Dentre os artigos analisados, todos referiram que a meniscectomia deve-se ser evitada ao máximo. Os artigos analisaram as técnicas mais utilizadas na sutura meniscal nos dias de hoje: Inside-out e outside-in; all-inside; all-inside com implante absorvível. A técnica all-inside juntamente com a técnica all-inside com implante absorvível encontrada em 57% dos artigos mostrou que tem por vantagem eliminar a necessidade de incisão complementar posterior do joelho, reduzindo ou eliminando o risco de lesão neurovascular, simplificar e diminuir o tempo do procedimento além de diminuição da morbidade pós-operatória. A técnica inside-out e outside-in aumentam o tempo cirúrgico e as lesões neurovasculares, relatadas em 43% dos estudos (HERNANDEZ et al., 2006), (ALMEIDA et al., 2018), (ALBERTONI et al., 2013), (LIN et al., 2020).

Conclusão

No Brasil o uso de materiais de alta tecnologia e a escassez de estudos publicados na literatura brasileira sobre o tema, tornam a utilização desses dispositivos inapropriadas para o sistema único de saúde (SUS), uma vez que vão aumentar o custo final da cirurgia.

Palavras Chave

menisco; sutura de menisco; joelho.

Área

JOELHO

Autores

GILVAN JACIEL GRAEBIN, THAYSE MAYRA MERCKLE, JOAO PEDRO RIBEIRO BAPTISTA, WILLIAN MOREIRA, MARIA CAROLINE MARCOMINI TEZOLIN