Dados do Trabalho


Título

RUPTURA DO TENDÃO CALCÂNEO: TÉCNICA PERCUTÂNEO MODIFICADA.

Introdução

A literatura sobre a ruptura do tendão calcâneo é dinâmica na busca da melhora no tratamento e menor índice de complicações.
Objetivamos descrever técnica de sutura percutânea e discutir os resultados quanto a satisfação do paciente e as complicações

Material e Método

Avaliamos 34 pacientes com ruptura tendão calcâneo, tratados percutaneamente pela técnica “triple shoelaces”, com sutura tripla intramural com vycril em diferentes niveis e suturado aos pares proximal e distal. Os pacinetes foram imobilizados por seis semanas e carga com 15 dias. Todos os pacientes eram masculinos, idade média de 44,23anos, 23 à direita e 11 à esquerda, o tempo da lesão à cirurgia foi em média de 12,15dias.

Resultados

O seguimento pós cirurgia foi em média de 2anos e 8meses. Os resultados, quanto a AOFAS foi 96 pontos em média, aderência, grau 0: 32 e grau I um paciente grau II um paciente; mobilidade articular apresentou-se igual em todos os casos; em relação ao contralateral: elevação na ponta do pé foi 15% inferior e atrofia muscular de 1,12cm em média, Seis pacientes apresentavam restrição atividade por insegurança, um devido re-ruptura por novo trauma e 27 voltaram a atividade pré-lesão, em média de 4 meses e 12 dias. Todos os pacientes estavam satisfeitos, quatro com restrição leve, três devido a neurite sural e o caso de re-ruptura mas retornou a suas atividades diárias prévias

Conclusão

A técnica de sutura “triple shoelace” permitiu maior tração sobre o coto proximal e distal do tendão. A técnica permitiu a mobilização e carga precoce sobre o tornozelo, índice de satisfação de 94,11%.. A técnica shoelace teve um caso de re-ruptura mas que retornou as suas atividades diárias com leve restrição.

A tecnica apresentou baixo índice de complicações e custo, alto índice de satisfação e reprodutibilidade

Palavras Chave

tendão calcaneo, ruptura, tecnica cirúrgica percutânea

Área

PÉ E TORNOZELO

Categoria

Estudo Clínico

Autores

MÁRIO KUHN ADAMES, GUSTAVO BATISTA BIRRO, MARIELA GOULART ADAMES, RAFAEL SILVEIRA BASSO