Dados do Trabalho


Título

Artroplastia Total de Joelho bilateral no mesmo momento cirúrgico em paciente hemofílico - Relato de Caso

Introdução

A Hemofilia, doença rara hereditária, é caracterizada por distúrbios hemorrágicos oriundos de uma deficiência de fatores coagulantes1. A Artropatia Hemofílica (AH) é a sequela mais frequente e incapacitante encontrada nesses pacientes2,3,4. Clinicamente, caracteriza-se por hipotrofia muscular e perda de arco de movimento (ADM), e nos casos avançados dor mecânica e deformidade articular4.Tratamentos farmacológicos são utilizados visando remissão sintomática, todavia, mesmo que iniciados precocemente, a progressão da artropatia permanece3,5. Logo, opta-se por métodos mais invasivos, no intuito de manter a função destas articulações, sendo a Artroplastia Total de Joelho (ATJ) a cirurgia na qual hemofílicos com artropatia avançada são mais submetidos5,6,7. Ainda, destaca-se que a ATJ possui indicação mais precoce, quando comparada a não hemofílicos, visto artrose precoce e risco de perda de amplitude de movimento no pós-operatório4.

Objetivos

Relatar caso de artropatia hemofílica, realizado artroplastia bilateral de joelho em mesmo momento cirúrgico

Descrição do Caso

Masculino, 39 anos, 77kg, branco, hemofilia A e artropatia hemofílica grave em uso de fator VIII. Apresentava gonalgia incapacitante e sensação de travamento a extensão ativa, escala visual dor 9, marcha claudicante com dificuldade de extensão de joelhos, pior a direita para levantar-se, importante perda muscular, principalmente quadríceps, a direita geno varo de 11 graus parcialmente redutível: ADM -30/80 e a esquerda geno varo 8 graus redutível: ADM -10/90. Evidenciado Ahlback Grau 4 bilateral e escala de Petterson Joelho Direito 11 e Esquerdo 9, total 43/78. Na cirurgia utilizado garrote pneumático, acesso mediano com incisão longitudinal anterior, artrotomia parapatelar medial, com SNIP de quadríceps, cimento componente tibial e femoral, prótese com sacrifício de ligamento cruzado posterior e polietileno de estabilização anterior. Em 5 semanas, sem queixas, ADM joelho: direito 0/82 e esquerdo 0/78.

Conclusão

ATJ trouxe melhora significativa na qualidade de vida, ao garantir ganho da amplitude de movimento, melhora da dor e deambulação, além de redução da reposição de fatores coagulantes. Logo, apesar da artroplastia em hemofílicos ser mais complexa, por encontrarmos articulações com maiores deformações, o nível de satisfação é tão elevado e muitas vezes maior que comparados a não hemofílicos, que quando bem indicada a mesma poderá apresentar bons resultados.

Palavras Chave

Hemofilia A
Hemartrose
Artropatia
Osteoartrite do Joelho
Ortopedia
Artroplastia

Área

JOELHO

Autores

MARIA BEATRIZ PINHEIRO LEONEL, BRUNO PASCHOA, HELENA DANIELSKI, DANIEL TEIXEIRA OLIVEIRA