Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇAO DA QUALIDADE DO SONO EM ATLETAS AMADORES DE FUTEBOL DE CAMPO JUNIOR ATRAVES DO QUESTIONARIO REST-Q
Introdução
Um dos esportes mais praticados e conhecidos, o futebol apresenta um elevado nível de lesões e leva a desgastes físicos e emocionais. O questionário REST-Q (Recovery Stress Questionnaire for Athletes) é utilizado para avaliar o estresse e a recuperação de atletas, em períodos competitivos e como se dá a recuperação nas diferentes fases do campeonato. Os desgastes devem-se a inúmeros fatores como desgaste físico, qualidade do sono, estresse e fadiga.
Objetivo
O objetivo deste estudo foi de realizar a avaliação da qualidade do sono em atletas de futebol de campo a partir do questionário REST-Q em diferentes fases do campeonato metropolitano da cidade de Curitiba-PR.
Métodos
Foi realizado uma pesquisa de natureza quantitativa, descritiva e exploratória, com delineamento transversal, com atletas de futebol de campo da categoria juvenil que responderam ao questionário REST-Q em três momentos: 2 semanas antes do início do campeonato, 2 semanas após o início e 6 semanas após o início. Foram inclusos 25 atletas do sexo masculino, com idade média de 14 a 20 anos, que praticassem a modalidade há no mínimo um ano e realizassem treino ao menos 2x/semana. Foram excluídos da amostra atletas que estivessem em tratamento farmacológico para depressão e insônia e que realizaram algum tipo de cirurgia e/ou fratura nos últimos seis meses. Foram utilizadas 4 questões que abordavam sobre a qualidade de sono dos atletas.
Resultados
Na primeira aplicação os atletas apresentaram uma boa qualidade de sono; na 2ª aplicação, 2 semanas após o início do campeonato, apareceram queixas de perturbações e diminuição na qualidade do sono. Na 3ª aplicação, 6 semanas após a diminuição da qualidade de sono foi apontada pela maioria dos atletas.
Conclusão
A partir dos resultados obtidos, foi possível perceber que o estado de recuperação dos atletas é afetado com o volume de treino e com o período competitivo. Assim deve-se considerar que, o desgaste físico bem como a qualidade do sono são fatores que influenciam diretamente o estado de recuperação dos atletas.
Relevância
Avaliar a qualidade do sono através de instrumentos de fácil aplicação podem auxiliar durante a periodização em treinamento e campeonatos.
Área
Métodos/Instrumentos de avaliação e biomecânica
Instituições
UniFacear - Paraná - Brasil
Autores
REGINA MOREIRA BORGES DE MACEDO, INGRED ATAINE PINTO