II Congresso Sul - Brasileiro da Sonafe

Dados do Trabalho


Título

O AQUECIMENTO PASSIVO NA REGIAO DE ISQUIOTIBIAIS NAO MELHORA A FORÇA MUSCULAR: UM ENSAIO CLINICO RANDOMIZADO

Introdução

A força muscular é definida como a capacidade do músculo esquelético em produzir tensão e torque máximo. Para iniciar uma atividade física é primordial que a musculatura esteja preparada para a prática. Uma das formas de alterar a capacidade de produzir tensão, é intervir externamente por meio do aquecimento superficial e passivo. No entanto, a relação entre a utilização do aquecimento superficial para obtenção de força ainda gera controvérsias na literatura.

Objetivo

Analisar os efeitos agudos do aquecimento por meio da massagem e do ondas curtas na força muscular em isquiotibiais de indivíduos jovens e saudáveis.

Métodos

Este é um ensaio clínico randomizado cruzado cego, composto por 30 voluntários com mais de 18 anos. Todos os indivíduos receberam as três intervenções de maneira randomizada, em diferentes sessões. Os participantes foram divididos em três grupos, sendo eles: o grupo controle (GC), o grupo massagem (GM) e o grupo de diatermia por ondas curtas (GO). Para medir a força muscular foi utilizado um dinamômetro manual.

Resultados

Dos 30 participantes, foram 8 homens e 23 mulheres, com idades médias de 23,75 (±2,54) e 22,21 (±1,54), respectivamente. As médias de força muscular encontradas foram de 14±4,7 para GO, 13,7±4,3 para GC e 13,7± para GM. As duas formas de aquecimento não relataram nenhum aumento significativo na força muscular dos isquiotibiais quando comparados com os participantes que não receberam nenhuma intervenção.

Conclusão

O aquecimento muscular passivo por meio da massagem e da diatermia por ondas curtas não produz o aumento de força muscular quando comparados a nenhuma terapia.

Relevância

Mesmo que haja a utilização de ondas curtas e da massagem terapêutica no ambiente clínico, quando o objetivo for maximizar o desempenho de força, outras práticas precisam ser utilizadas para obtenção de resultados.

Área

Tratamento e recursos terapêuticos

Instituições

Universidade Federal de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil

Autores

LAURA BORTOLOZZO LEITAO, BRUNA WEINGÄRTNER, NADINE CARNEIRO TURA, ALESSANDRO HAUPENTHAL