II Congresso Sul - Brasileiro da Sonafe

Dados do Trabalho


Título

EFEITOS DE UM PROGRAMA DE AQUECIMENTO SOBRE A MOBILIDADE DE QUADRIL E DE TORNOZELO EM ATLETAS DE FUTSAL FEMININO

Introdução

O futsal, esporte de alta velocidade e intensidade, experimenta crescimento na participação feminina, e, com isso, também aumentam as taxas de lesões musculoesqueléticas nessa população. Diante desta questão, fomentar estratégias preventivas nesse contexto torna-se crucial.

Objetivo

Avaliar os efeitos de um programa de aquecimento sobre a mobilidade de quadril e de tornozelo em atletas de futsal feminino.

Métodos

Este estudo longitudinal incluiu 13 atletas de futsal feminino (23,38±4,46 anos, massa corporal= 58,61±9,07Kg, estatura=1,60±0,07), no qual foram avaliadas pré e pós-intervenção por meio dos seguintes testes: Lunge test (avaliação da Amplitude de Movimento de dorsiflexão do tornozelo); Teste de rigidez do quadril (avaliação da Amplitude de Movimento de rotação interna do quadril). Foi aplicado um programa de aquecimento por um período de 20 semanas, sendo duas sessões semanais, totalizando 38 sessões ao todo, durante a temporada de 2023, incluindo exercícios de mobilidade e estabilidade articular, equilíbrio e trabalho de flexibilidade articular.

Resultados

Evidenciamos que as mobilidades de tornozelo e de quadril aumentaram bilateralmente pós-intervenção (p<0,01).

Conclusão

Evidenciamos a importância da inserção de programas de aquecimento com essa modalidade, a fim de melhorar parâmetros musculoesqueléticos, como a mobilidade articular, e assim, reduzir o risco do desenvolvimento de lesões.

Relevância

Considerando que as hipomobilidades articulares, tanto de tornozelo, quanto de quadril, constituem-se como importantes fatores de risco para o desenvolvimento de lesões no futsal, programas preventivos que tenham esse enfoque na modalidade feminina são relevantes. A identificação de áreas passíveis de melhoria, como a mobilidade articular, destaca alvos específicos para a intervenção clínica, visando não apenas o desempenho esportivo, mas também a prevenção do risco de lesões.

Área

Prevenção de lesões

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

LETICIA MARTINS DE OLIVEIRA, GIOVANA SANTOS ALVES, BERNARDO FELIPETTE LIMA, LILIAN PINTO TEIXEIRA, SIMONE LARA