II Congresso Sul - Brasileiro da Sonafe

Dados do Trabalho


Título

RELAÇÃO ENTRE DISCINESE ESCAPULAR, FUNCIONALIDADE E DOR NO OMBRO EM PRATICANTES DE BEACH TENNIS

Introdução

O beach tennis possui muitos movimentos originados do tênis tradicional, porém necessitam de menos técnica e mais velocidade. Devido a isso os praticantes de beach tennis podem ter desequilíbrios musculares, como a discinese escapular, e alterações na funcionalidade do complexo do ombro, que podem levar a possíveis lesões e dores.

Objetivo

Analisar a relação entre a discinese escapular, funcionalidade e dor no ombro em praticantes de beach tennis

Métodos

Trata-se de um estudo piloto de um estudo transversal; foram aplicados uma ficha de avaliação, um questionário de incapacidade e dor no ombro (SPADI), dois testes funcionais (CKCUEST e Unilateral SSPT) e a avaliação dos movimentos escapulares de forma dinâmica.

Resultados

Os três voluntários apresentaram discinese escapular, sendo o lado dominante mais discreto. A dor e incapacidade foram observados no ombro dominante de todos os participantes através do SPADI, e nos testes funcionais todos os atletas apresentaram performance dentro do normal.

Conclusão

Em nosso estudo piloto foram encontrados discinese escapular no ombro dos atletas de forma bilateral, porém no lado dominante que apresentaram maior dor e incapacidade a discinese foi mais discreta. Já a funcionalidade parece não ter sido afetada pela dor, visto que os atletas realizaram os testes com resultados dentro do esperado, embora tenham relatado no questionário um certo grau de incapacidade e dor. Apesar dos resultados, não é possível afirmar uma associação efetiva devido ao pequeno número de voluntários da amostra.

Relevância

Os praticantes de beach tennis muitas vezes não possuem um preparo físico adequado, podendo apresentar quadros álgicos especialmente no ombro, devido aos movimentos repetitivos e com uma grande potência. Desta forma, ao estudarmos uma possível relação entre discinese escapular, funcionalidade e dor no ombro, poderemos avaliar a necessidade de trabalhos musculares e articulares específicos que possam tratar e/ou prevenir complicações decorrentes destes quadros.

Área

Prevenção de lesões

Autores

MORGANA DE FIGUEIREDO LICHTI, RUBIA KOIKE, ROBERTO KIYOSHI KASHIMOTO