II Congresso Sul - Brasileiro da Sonafe

Dados do Trabalho


Título

PILARES DE UM PROGRAMA DE EXERCICIOS PARA PREVENÇAO DE LESOES NO TORNOZELO DE ATLETAS DE GINASTICA RITMICA

Introdução

Os tornozelos das atletas de Ginástica Rítmica (GR) sofrem grande sobrecarga em função dos movimentos com apoio unipodal em plantiflexão e aterrissagem dos saltos. Esta alta demanda associada a característica de frouxidão ligamentar de muitas ginastas, aumenta os riscos de lesões e faz com os tornozelos sejam um dos segmentos com maior incidência de lesões.

Objetivo

Este estudo buscou definir os pilares básicos de um programa básico de exercícios para prevenção de lesões no tornozelo de atletas de GR.

Métodos

Foi realizado um estudo de caso com as ginastas da Equipe de rendimento de GR Adiee/Udesc de Florianópolis para a definição dos pilares básicos de um Programa de Exercícios Preventivos para o tornozelo. A escolha dos pilares foi fundamentada nas exigências funcionais da GR, na característica morfológica das ginastas e na sobrecarga imposta ao tornozelo, sendo eles: mobilidade, força e estabilidade. Para cada pilar, foram desenvolvidos exercícios específicos para o esporte, sendo incluídos na rotina de treinamento das ginastas. A escolha dos exercícios foi feita de acordo com a necessidade de cada categoria e com a fase de treinamento dentro da periodização da Equipe.

Resultados

A partir dos três pilares básicos foi possível elaborar uma variedade de exercícios específicos para as necessidades da GR, preparando o tornozelo para a sobrecarga imposta pela rotina de treinamentos e competições. Nas fases Transitória, Preparação Geral e Específica e foram realizados dois exercícios de cada pilar. Na fase Pré Competitiva foram realizados dois exercícios dos pilares força e estabilidade e na fase Competitiva, foi realizada dois exercícios do pilar estabilidade.

Conclusão

Com o tornozelo mais móvel, forte e estável, este segmento ficou mais preparado para absorver as sobrecargas inerentes ao esporte.

Relevância

O Programa Preventivo baseado em mobilidade, força e estabilidade de tornozelo poderá contribuir positivamente na prevenção de lesões destas ginastas.

Área

Prevenção de lesões

Instituições

UDESC - Santa Catarina - Brasil

Autores

RAQUEL PETRY DOS SANTOS, ALICE KRAESKI COSTA, MARIA HELENA KRAESKI, ANA CLÁUDIA KRAESKI