II Congresso Sul - Brasileiro da Sonafe

Dados do Trabalho


Título

ACOMPANHAMENTO DA OCORRENCIA DE LESOES EM UMA PARATLETA DE CORRIDA ANTES E APOS A IMPLANTAÇAO DE UM PROGRAMA PREVENTIVO

Introdução

O atletismo paraolímpico é praticado por atletas com deficiência física, visual ou intelectual. Os atletas são divididos em grupos de acordo com o grau de deficiência constatado pela classificação funcional. Como qualquer atleta, estão suscetíveis a sofrer lesões em função de sua prática esportiva. Para manter estes atletas treinando e competindo na sua melhor performance, a prevenção de lesões é fundamental para auxiliá-los a manter suas atividades esportivas.

Objetivo

O presente estudo tem como objetivo observar a ocorrência de lesões antes e após a implantação de um programa preventivo em uma paratleta de corrida deficiente visual.

Métodos

Foi realizado um estudo de caso que observou o comportamento das lesões de uma paratleta de corrida deficiente visual antes e após a implantação de um programa preventivo. Paratleta de corrida com deficiência visual, C.M., 29 anos, participa de provas de 400, 800 e 1500m, à 10 anos, possui uma carga de treino de 6 vezes por semana e 5h por dia. Realizou um trabalho preventivo para lesões dos membros inferires (MMII) no ano de 2023 no Projeto de Fisioterapia Esportiva do Centro Universitário Estácio de Santa Catarina com exercícios com ênfase no fortalecimento muscular, mobilidade e estabilidade dos MMII associado ao gesto esportivo.

Resultados

Com o trabalho preventivo houve uma redução de 67% na ocorrência de lesões nos MMII, além da melhora do desempenho esportivo. A atleta também conseguiu retornar para os campeonatos com mais segurança na prática do seu esporte.

Conclusão

Após a implantação do programa preventivo, foi observado uma redução na ocorrência de lesões nos MMII, melhora do desempenho esportivo e melhora na confiança da atleta em sua prática esportiva.

Relevância

Um programa preventivo baseado em fortalecimento, mobilidade e estabilidade para os MMII reduziu a ocorrência de lesões em uma paratleta de corrida com deficiência visual.

Área

Prevenção de lesões

Instituições

Centro Universitário Estácio de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil

Autores

RAQUEL PETRY DOS SANTOS, JULIANA MAYRA MENDES, SABRINA ALVES MARTINS, RAFAELA DOS SANTOS VASSEUR , JULIANA DA SILVA SANTOS