II Congresso Sul - Brasileiro da Sonafe

Dados do Trabalho


Título

ANALISE DE FATORES PSICOSSOCIAIS EM ATLETAS DE DIVERSAS MODALIDADES

Introdução

O desempenho esportivo dos atletas é determinado não apenas pela habilidade física, mas também por fatores psicossociais. Esses elementos associados a qualidade de sono destacam a interconexão essencial entre mente e corpo no cenário esportivo.

Objetivo

Comparar a percepção de imagem corporal, qualidade do sono, sintomas de insônia, ansiedade e depressão entre atletas do sexo feminino e masculino de diferentes modalidades esportivas.

Métodos

Trata-se de um estudo transversal. Foram selecionados praticantes de modalidades individuais e coletivas com idade de acima de 18 anos, em período de treinamento. Os questionários utilizados foram: Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh (PSQI), Índice de gravidade de insônia (IGI), Escala de Avaliação Hospital Anxiety and Depression (HAD) e Questionário de Imagem Corporal (BSQ). Para análise da normalidade dos dados foi realizado o teste de Kolmogorov-Smirnov e Mann-Whitney para a comparação entre mulheres e homens.

Resultados

Participaram do estudo 95 atletas, sendo 58 mulheres e 37 homens. Houve diferença significativa entre atletas do sexo masculino e feminino com relação as variáveis de imagem corporal (U=432,5; p=<0,000), ansiedade (U=548,00; p=<0,000), depressão (U=713,5; p=<0,006) e insônia (U=694,5; p=<0,004). As mulheres apresentaram maiores pontuações dos questionários quando comparadas aos homens, entretanto, não houve diferença estatística na comparação da qualidade de sono entre os dois grupos (U=866,5; p<0,05).

Conclusão

Conclui-se que atletas do sexo feminino apresentam maiores níveis de ansiedade e depressão, pior percepção de imagem corporal e insônia. Entretanto, a qualidade de sono não foi diferente entre os grupos.

Relevância

Maiores índices de fatores negativos associados aos aspectos psicológicos são mais frequentemente observados nas mulheres, isso pode ser resultado da intensa pressão social em relação à estética feminina e à busca pela supercompensação de performance. Sabe-se que emoções negativas podem colaborar para o aumento do risco de lesões e reduzir a performance esportiva.

Área

Atividade física e saúde

Instituições

UniCesumar - Paraná - Brasil

Autores

BEATRIZ DA SILVA ROTTA, NATÁLIA MORAES, IVAN SILVA PEREIRA, PRISCILA KALIL MORELHÃO, CYNTHIA GOBBI ALVES ARAÚJO