II Congresso Sul - Brasileiro da Sonafe

Dados do Trabalho


Título

RESULTADOS DA FISIOTERAPIA MULTIMODAL NA CAPACIDADE FUNCIONAL E DOR DE MULHERES COM SINDROME DA DOR PATELEFEMORAL: RELATO DE CASOS

Introdução

O tratamento da Síndrome da Dor Patelofemoral (SDPF) visa minimizar a dor e melhorar a capacidade funcional. Exercícios são o padrão ouro para a reabilitação, mas poucos são os relatos sobre a terapia multimodal na melhora da capacidade funcional e dor.

Objetivo

Descrever os efeitos do tratamento fisioterapêutico multimodal na dor e capacidade funcional de mulheres com SDPF.

Métodos

Estudo de série de casos composto por cinco mulheres com SDPF, de 23 a 53 anos. Todas responderam a Escala Visual Análoga de dor (EVA) a Anterior Knee Pain Scale (AKPS), realizaram testes de Levantar e Sentar por 30 segundos (TLS30), repetições de elevação pélvica bipodal, tempo de prancha ventral (PV) e lateral direita (PLD). O tratamento foi considerado multimodal pois associou manobras miofasciais, exercícios de fortalecimento e alongamento musculares do quadril e joelho, por 12 atendimentos. Ao final todas foram reavaliadas e os resultados comparados pelo teste t de Student, com significância de 5%.

Resultados

Os resultados mostraram grande melhora após 12 atendimentos. Foi observado na avaliação inicial e final, respectivamente: EVA: 5±2,7 e 1,6±2 (P=0,02), AKPS: 67,8±18 e 77±15 (P=0,02), SL30: 12,6±1 e 14,2±3 (P=0,03), ponte bipodal: 17,2±4 e 20,4±1 (P=0,07), PV: 40,5±6 e 59,3±32 (P=0,16), PLD: 22,1±13 e 32,6±34 (P=0,05).

Conclusão

Mulheres com SDPF submetidas a 12 atendimentos de fisioterapia multimodal (manobras miofasciais, exercícios de fortalecimento e alongamento) melhoraram a dor e a capacidade funcional. E estas condutas podem ser indicadas para o tratamento da SDPF.

Relevância

A fisioterapia multimodal é uma opção viável para a melhora da dor e capacidade funcional, e a escolha dos tratamentos da SDPF não precisa ser necessariamente apenas exercícios de fortalecimentos para o quadríceps ou complexo póstero-lateral do quadril.

Área

Tratamento e recursos terapêuticos

Instituições

Universidade Estadual de Londrina - UEL - Paraná - Brasil

Autores

RENAN AUGUSTO RODRIGUES, IGOR FERREIRA JERONIMO, ALINE AYUMI YAMAMOTO, MEL AYUMI HORITA, GUSTAVO HENRIQUE PEREIRA SANTOS, GUILHERME AKIO DIAS YAMAGUTI, DAIENE CRISTINA FERREIRA, CHRISTIANE DE SOUZA GUERINO MACEDO