II Congresso Sul - Brasileiro da Sonafe

Dados do Trabalho


Título

O PRECONDICIONAMENTO ISQUEMICO EM DIFERENTES PRESSOES OCLUSIVAS E CAPAZ DE REDUZIR O DANO MUSCULAR?

Introdução

apesar de seu efeito protetivo, o exercício excêntrico (EE) em alta intensidade pode causar dano muscular induzido pelo exercício (DMIE), aumentando a quantidade de proteínas musculares. Para manter o bom desempenho dos atletas, novas estratégias, que contemplem as já utilizadas, devem ser buscadas. Com isso hipotetiza-se que o precondicionamento isquêmico (PCI) utilizando a pressão de oclusão total causaria danos similares ao do DMIE, gerando assim um efeito protetor no músculo e assim minimizando o DMIE em um protocolo de EE subsequente.

Objetivo

comparar a atividade de creatina quinase (CK) após diferentes pressões de oclusão total (POT) durante o PCI.

Métodos

ensaio clínico com 20 homens saudáveis (idade: 22,79±2,94 anos e IMC: 24,55±3,35 Kg.m2). Os participantes foram divididos de acordo com a mediana da POT nos seguintes grupos: 1) <160mmHg (n=8) e 2) ≥160mmHg (n=12). O protocolo de PCI foi constituído por quatro ciclos de 5 minutos de isquemia, seguido por 5 minutos de perfusão. O estudo foi composto por avaliação inicial, intervenção, protocolo de EE, avaliação imediatamente após o EE e 24, 48, 72 e 96 horas após. O EE foi composto por 5séries de 15 repetições no dinamômetro isocinético. Para análise da CK foi coletado 32μL de sangue da polpa digital e utilizado o Reflotron Plus para análise. Foi utilizada estatística descritiva e modelo misto linear generalizado com significância de p<0,05.

Resultados

o ≥160 mmHg obteve um aumento da atividade da CK em relação ao baseline em 72 e 96h de 358,36 e 295,35IU/L, respectivamente, enquanto o <160mmHg obteve esse aumento apenas em 96h sendo 355,29IU/L a mais.

Conclusão

conclui-se que os grupos de POT não foram capazes de diminuir a atividade da CK e assim, não foram capazes de diminuir o DMIE.

Relevância

o PCI utilizando POT não é capaz de reduzir o dano muscular.

Área

Atividade física e saúde

Instituições

FCT/Unesp - Faculdade de Ciências e Tecnologia - São Paulo - Brasil

Autores

HENRIQUE FREITAS LOURENZON, EDUARDO PIZZO JUNIOR, JULIA WASZCZUK VENDRAME, GABRIEL OLIVERIA DA SILVA, GABRIEL MARTINS DA SILVA, CARLOS ALBERTO TOLEDO TEIXEIRA FILHO, GUILHERME HENRIQUE DA SILVA BRANDÃO, FRANCIELE MARQUES VANDERLEI