II Congresso Sul - Brasileiro da Sonafe

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DE FATORES DE RISCO PARA LESAO EM MEMBROS INFERIORES DE JOGADORAS AMADORAS DE FUTSAL: RELATO DE 3 CASOS

Introdução

Atualmente, se torna cada vez mais necessária e presente a avaliação fisioterapêutica dentro dos mais diversos esportes. Portanto, a atuação profissional não atende somente atletas profissionais, mas também esportistas amadores envolvidos competitivamente.

Objetivo

Avaliar fatores de risco para lesão em membros inferiores (MMII) de atletas amadoras de futsal.

Métodos

Relato de caso, de três jogadoras amadoras de futsal, com idade entre 29 e 30 anos, experiência no futsal acima de 10 anos. Avaliadas por meio de questionário quanto a: posição de atuação, local anatômico lesionado, tipo de lesão, volume de treino. Também foi realizada avaliação física de MMII: amplitude de movimento (ADM) (goniometria), equilíbrio e estabilidade dinâmica (Y-Test)

Resultados

As atletas jogam como Ala, até 4x/semana, de 2 a 4h por treino. A atleta 1, pratica futsal há 15 anos, referiu estiramento muscular em Isquiotibiais e edema ósseo por overtraining. A atleta 2 joga há 24 anos, em nível amador e profissional, e não possui histórico de lesões. A atleta 3 compete há 11 anos, e tem lesões como rompimento do ligamento colateral medial no joelho direito, entorse de tornozelo e fascite plantar no pé esquerdo. A avaliação física detectou redução de ADM nas três atletas para flexão(<116º) e abdução(<44º) do quadril, inversão(<28º) e eversão(<24º) de tornozelo, dorsiflexão(<20º) e plantiflexão(<56º). Em relação ao equilíbrio e estabilidade dinâmica, os valores da pontuação composta (em %) ultrapassaram 93%, não caracterizando risco de lesão.

Conclusão

As três jogadoras amadoras de futsal apresentaram disfunções musculoesqueléticas que podem indicar fatores de risco para lesões de MMII.

Relevância

Com base no relato destes casos, o fisioterapeuta é imprescindível para direcionar recursos adequadamente às mulheres praticantes de futsal, identificando disfunções musculoesqueléticas para atuar preventivamente em potenciais lesões dos MMII, promovendo a participação saudável no esporte.

Área

Prevenção de lesões

Instituições

Universidade Federal do Paraná - Paraná - Brasil

Autores

PEDRO HENRIQUE GOMES, DANIEL AUGUSTO OLESKOVICZ, DIEGO FELIPE ANDRADE, MARIA EDUARDA COTTA, SOFIA CORBAN, ANA CAROLINA BRANDT DE MACEDO, TALITA GIANELLO GNOATO ZOTZ