II Congresso Sul - Brasileiro da Sonafe

Dados do Trabalho


Título

OCLUSAO VASCULAR DO QUADRICEPS NA DOR, CAPACIDADE FUNCIONAL, FORÇA, ATIVAÇAO MUSCULAR, CONTROLE POSTURAL NA DOR PATELOFEMORAL: ENSAIO CLINICO ALEATORIZADO CEGO

Introdução

O fortalecimento do quadríceps é indicado para o tratamento da dor patelofemoral (DPF), entretanto o excesso de carga pode causar dor e a Oclusão Vascular Parcial (OVP) pode ser indicada.

Objetivo

Estabelecer o efeito de exercícios de fortalecimento do quadríceps com OVP para mulheres com DPF.

Métodos

Ensaio clínico aleatório cego. Mulheres com DPF (N=24) foram aleatorizadas em: grupo 1 (G1) com exercícios de fortalecimento para quadríceps com carga externa de 20% do peso corporal e, grupo 2 (G2) com exercícios para quadríceps sem carga externa e OVP, por 12 sessões, realizadas em seis semanas. Foram considerados desfechos primários, a dor e secundários, a capacidade funcional (AKPS e Lysholm), controle postural, ativação e força muscular de quadríceps, avaliados pré-intervenção, pós-intervenção e Follow-up (quatro semanas).

Resultados

Dor, capacidade funcional, controle postural e força muscular foram semelhantes entre os grupos nos três momentos de avaliação (P>0,05). Os grupos melhoraram significativamente a dor e capacidade funcional após o tratamento (P<0,05; d>1), mas somente o G1 apresentou menor dor no follow up, menor oscilação do centro de pressão na subida (P<0,01) e descida (P=0,005) após o tratamento e maior força muscular no pós-tratamento (P=0,009) e follow-up (P<0,001). Os resultados da ativação muscular foram inconclusivos. Não foi apontada diferença de dor durante a realização dos exercícios (P=0,79).

Conclusão

Exercícios de fortalecimento do quadríceps com OVP apresentaram resultados semelhantes aos exercícios com carga externa de
20% do peso corporal para mulheres com DPF e podem ser uma opção para o tratamento da dor e capacidade funcional.

Relevância

O uso da OVP não difere do fortalecimento com carga externa, e que pode ser uma possível escolha para o tratamento da DPF, principalmente nos desfechos dor e capacidade funcional.

Área

Tratamento e recursos terapêuticos

Instituições

Universidade Estadual de Londrina - Paraná - Brasil

Autores

DAIENE CRISTINA FERREIRA, JEFFERSON ROSA CARDOSO, CHRISTIANE DE SOUZA GUERINO MACEDO