Dados do Trabalho
Título
DIFERENTES PRESSOES DE PRESSAO DE OCLUSAO TOTAL PODEM INTERFERIR NA SAUDE CELULAR?
Introdução
A Pressão de Oclusão Total (POT) define-se como a pressão mínima necessária para restringir o fluxo sanguíneo arterial. Compreender as propriedades elásticas das artérias é crucial para abordar a POT, pois elas se distendem sob pressão sanguínea e retornam à forma original. Nesse contexto fisiológico, o ângulo de fase (phA), derivado da bioimpedância elétrica (BIA), permite avaliar as respostas celulares, proporcionando entendimento sobre a saúde e a integridade celular. Portanto, a análise do phA permite a compreensão das implicações celulares da POT e suas relações com as características intrapessoais elásticas das artérias e sua saúde vascular.
Objetivo
Avaliar o comportamento das respostas celulares do phA localizado em diferentes POTs.
Métodos
Ensaio clínico com 80 homens saudáveis divididos em dois grupos: POT menor que 160mmHg e POT maior que 160mmHg. Com os participantes em decúbito dorsal e utilizando um equipamento Doppler, posicionado sobre a artéria tibial posterior durante o pulso auscultatório, e um manguito de pressão arterial fixado na região proximal à prega inguinal, inflado até a interrupção do pulso arterial, definiu-se a POT. O phA foi avaliado pela BIA, com eletrodos posicionados cinco centímetros abaixo da espinha ilíaca ântero superior e acima da base da patela. Utilizou-se modelo misto gaussiano com significância de 5%, diferença média e intervalo de confiança de 95%.
Resultados
Foram observadas diferenças significativas entre os grupos, a diferença média estimada foi de 1,53 (IC 95%: 0,18 a 2,88) para POT menor que 160mmHg.
Conclusão
Ao analisar as interações entre os grupos, o grupo com POT menor que 160mmHg possui maior valor de phA, refletindo em uma melhor integridade e função celular.
Relevância
Os resultados fornecem uma compreensão das condições de fisiologia celular. Indivíduos com uma POT menor que 160mmhg apresentaram melhor saúde celular. Assim, os valores de POT podem indicar condições de saúde celular do indivíduo.
Área
Prevenção de lesões
Autores
GABRIEL OLIVEIRA DA SILVA, JULIA WASZCZUK VENDRAME, EDUARDO PIZZO JUNIOR, HENRIQUE FREITAS LOUREZON, CARLOS ALBERTO TOLEDO TEIXEIRA FILHO, ALLYSIÊ PRISCILLA SOUZA CAVINA, GUILHERME HENRIQUE SILVA BRANDÃO, FRANCIELE MARQUES VANDERLEI