II Congresso Sul - Brasileiro da Sonafe

Dados do Trabalho


Título

ARQUITETURA DO MUSCULO GASTROCNEMIO EM CORREDORAS DE RUA– ESTUDO PRELIMINAR

Introdução

Disfunções musculoesqueléticas não detectadas precocemente podem evoluir para lesões. Dessa forma, realizar a avaliação da arquitetura muscular em membros inferiores de corredoras de rua faz-se importante para fornecer biofeedback sobre a morfometria muscular durante a restauração da função e auxiliar na prevenção da ocorrência de lesões.

Objetivo

Avaliar a arquitetura do músculo gastrocnêmio de corredoras de rua.

Métodos

Estudo do tipo observacional descritivo. Foram selecionadas, por meio de questionário online, 12 corredoras com média de idade de 33,6±2,9 anos, com média de volume de treino de corrida de 25±14,5km/semana, participantes de provas de corrida de 5km (n=3), 10km (n=5), 21km (n=4), sem lesões prévias no músculo gastrocnêmio, submetidas a avaliação de arquitetura muscular (espessura muscular, ângulo de penação e comprimento do fascículo) do músculo gastrocnêmio medial. Os resultados serão expressos em média±DP.

Resultados

Foram encontrados oos seguintes resultados: espessura muscular direita (1,79±0,29cm) e esquerda (1,65±0,35cm); comprimento do fascículo direito (4,1±0,97cm) e esquerdo (3,74±1cm); ângulo de penação direito (28,17±4,04º) e esquerdo (27,86±3,03º). Foram encontradas diferenças significativas entre o lado direito e esquerdo na espessura muscular, comprimento do fascículo e ângulo de penação (p<0,05, teste t independente). A média do ângulo de penação direito (28,17º) e da espessura muscular esquerda (1,6 cm) foram menores em relação à média da literatura (32º) e (1,8 cm), respectivamente. Quando foi realizada a comparação do volume semanal de treino com a arquitetura muscular não foi encontrada correlação significativa (p>0,05, correlação de Pearson).

Conclusão

As corredoras apresentam em ambos os gastrocnêmios o que pode predispor lesões. Não houve correlação entre o volume de treino semanal e a arquitetura muscular.

Relevância

Esta pesquisa contribui com: a identificação de valores referentes da arquitetura do gastrocnêmio em corredoras de rua; com a compreensão da relação entre volume de treinamento e arquitetura muscular.

Área

Atividade física e saúde

Autores

MARCUS VINICIUS DI CROVADOR CABRAL, MARIANA GONÇALVES MALINOSKI, THAYNARA THAYS MONEGAGLIA LOPES, RAYSSA MAKIYAMA DA SILVA, TALITA GIANELLO GNOATO ZOTZ, ANA CAROLINA BRANDT DE MACEDO