II Congresso Sul - Brasileiro da Sonafe

Dados do Trabalho


Título

EXISTE RELAÇAO ENTRE DIFERENTES PRESSOES DE OCLUSAO NOS NIVEIS DE FORÇA MUSCULAR?

Introdução

a pressão de oclusão total (POT) é definida como a pressão mínima necessária para interromper o fluxo sanguíneo em um membro, ela é muito utilizada para definir pressão em treinos com restrição de fluxo. POT mais alta pode influenciar diretamente no recrutamento das unidades motoras e, portanto, gerar maiores níveis de força muscular. A qual pode ser avaliada pela contração voluntária isométrica máxima (CVIM) realizando uma contração máxima contra uma resistência, sendo utilizado para avaliação e para definir cargas para treinamento de força. Portanto, a POT e a força muscular podem estar relacionadas devido a quantidade de massa muscular presente no membro do indivíduo.

Objetivo

analisar e comparar diferentes POT com o nível de força muscular do quadríceps de homens saudáveis.

Métodos

o estudo foi composto por 80 homens saudáveis (idade: 22,10±2,86 anos e IMC: 24,57±3,67 Kg.m2), divididos em dois grupos: POT < 160mmHg (n=39) e POT ≥ 160mmHg (n=41). A POT foi determinada com os participantes em decúbito dorsal por 10 minutos utilizando um doppler que foi posicionado na artéria tibial posterior e o manguito ao redor da região inguinal, cobrindo a artéria femoral. A POT foi definida como a pressão mínima necessária para abolir o pulso arterial. Em seguida, foi realizada a avaliação de força muscular no dinamômetro isocinético para os músculos extensores do joelho do membro dominante. Foi utilizada estatística descritiva e teste t com significância de p<0,05.

Resultados

foi observado que o grupo com menor POT apresentou 222,95 N.m de força muscular, enquanto o grupo com maior POT apresentou 261,23 N.m, sendo possível observar uma diferença estatisticamente significante (p<0,05) de 38,28 N.m.

Conclusão

quanto maior a POT, maiores os níveis de força muscular.

Relevância

pode-se observar que homens com uma maior POT possuem mais força muscular, podendo estar relacionada ao nível de massa muscular do membro e ao recrutamento de unidades motoras.

Área

Atividade física e saúde

Instituições

FCT/UNESP - São Paulo - Brasil

Autores

GABRIEL CENA SANTOS, EDUARDO PIZZO JUNIOR, ENZO VINÍCIUS CORREA DE OLIVEIRA, GABRIELLA SOUZA OLIVEIRA MEIRELES PIMENTA, GUILHERME HENRIQUE DA SILVA BRANDÃO, ALLYSIE PRISCILLA DE SOUZA CAVINA, GABRIEL MARTINS DA SILVA, FRANCIELE MARQUES VANDERLEI