II Congresso Sul - Brasileiro da Sonafe

Dados do Trabalho


Título

FRATURA DE FEMUR EM ATLETA DE ATLETISMO DURANTE A PROVA DE 100 METROS COM BARREIRAS: RELATO DE CASO

Introdução

Fraturas de fêmur em atletas são lesões graves, impactam o desempenho e possibilitam a finalização da carreira esportiva. Entretanto, poucos são os relatos sobre as alterações funcionais a longo prazo.

Objetivo

Descrever a história cirúrgica, a reabilitação fisioterapêutica e as alterações funcionais após cinco anos de uma atleta de atletismo com fratura femoral ocorrida durante competição de 100 metros com barreiras.

Métodos

Este é um relato de caso de uma atleta de atletismo com fratura femoral direita há cinco anos. A história será descrita qualitativamente e os dados da avaliação cinético funcional apresentados de forma quantitativa.

Resultados

Atleta, gênero feminino, 20 anos, com fratura de fêmur durante competição de 100 metros com barreiras há cinco anos. Inicialmente, a fratura foi estabilizada com fixador externo de Wagner por 48 horas, seguido de colocação de haste intramedular femoral, iniciou a fisioterapia imediatamente e por seis meses, com liberação cicatricial, ganho de amplitude de movimento, fortalecimento muscular e equilíbrio, TENS, plataforma vibratória e laserterapia. Atleta retornou aos treinamentos, mas interrompeu sua carreira após um ano da fratura. Atualmente, após cinco anos, a avaliação cinético funcional apresenta, para o membro inferior direito e esquerdo, respectivamente: Teste de Lunge 16 e 18 centímetros, rotação interna do quadril 15º e 15º, rotação externa do quadril 20º e 30º, Y score composto 70 e 72; box test 21 e 26 repetições, single hop test 122 e 117 centímetros.

Conclusão

A fratura de fêmur foi responsável pela finalização da carreira da atleta. Mesmo com a realização da fisioterapia até a alta, apresenta menor amplitude de movimento do tornozelo e quadril, alterações no equilíbrio e resistência dos isquiotibiais.

Relevância

Este relato de caso destaca a importância da continuidade do atendimento de atletas com fratura de fêmur, para minimizar o impacto no desempenho esportivo e fim da carreira.

Área

Tratamento e recursos terapêuticos

Instituições

Universidade Estadual de Londrina LAFESP UEL - Paraná - Brasil

Autores

BEATRIZ CAMILLY DA SILVA SANTOS, JOÃO MARCELO SILVA MARIANO, KARLEN REGINA RODRIGUES REINA AMARINS, LAIS ROZA DE FREITAS, VICTORIA BEATRIZ FERNANDES MARTINS, BRENO AUGUSTO CORDEIRO, GABRIEL DE CASTRO LIMA, CHRISTIANE DE SOUZA GUERINO MACEDO