II Congresso Sul - Brasileiro da Sonafe

Dados do Trabalho


Título

RELAÇAO ENTRE ESFORÇO FISICO MENSURADO POR SISTEMA GLOBAL DE POSICIONAMENTO E TERMOGRAFIA DE MEMBROS INFERIORES EM JOGADORES DE FUTEBOL PROFISSIONAL

Introdução

A Termografia Infravermelha aplicada ao ser humano permite de uma maneira rápida, objetiva e não invasiva, medir e visualizar, de maneira detalhada a temperatura superficial de diferentes áreas do corpo humano. Os resultados da análise termográfica são teoricamente influenciados pela carga de treinamento imposta diariamente aos atletas, porém, na literatura atual, não existem estudos que comprovem a eficácia da termografia como ferramenta de uso diário para controle de carga interna quando comparada com a ferramenta de GPS que cientificamente já se mostrou ser uma ferramenta confiável para mensuração de diferentes variantes de carga externa.

Objetivo

Determinar a relação entre a variação de esforço físico mensurado por Sistema de Posicionamento Global (GPS) e os resultados de termografia infravermelha em jogadores profissionais de um clube de futebol.

Métodos

Este estudo longitudinal e retrospectivo foi baseado em dados armazenados, coletados em 62 dias consecutivos: idade, altura, peso, posição de jogo, GPS (distância total, distância de sprint, número de sprints, ações intensas) e termografia - temperatura (ºC) nas regiões anterior e posterior das coxas e na região medial das panturrilhas.

Resultados

A amostra foi composta por 24 atletas (25,5±4,03 anos; 1,78±0,08m; 74,29±5,08 kg), distribuídos em 5 posições táticas. A relação entre GPS/termografia e idade, altura e peso resultou em associações significativas em apenas 8/62 dias não consecutivos.

Conclusão

Neste estudo, a termografia não apresentou associação constante com as variáveis de carga e performance medidas por aparelho GPS durante uma temporada de futebol, nem com peso, idade e altura dos atletas estudados.

Relevância

Os achados deste estudo sugerem que, por mais que a termografia seja uma tecnologia comum dentro de grandes clubes de futebol, mais estudos precisam ser realizados para que se comprove a sua confiabilidade como métrica de controle de carga e de prevenção de lesões.

Área

Prevenção de lesões

Autores

LUIS AFONSO FABRICIO VERDUM, LUCAS FRANCISCO MIRANDA DOS SANTOS, VASYL CUSTÓDIO SACIURA, ADRIANA EDLER MACCAGNAN, MARA REGINA KNORST, THAIS DE LIMA RESENDE