Dados do Trabalho
Título
O CICLO MENSTRUAL INFLUENCIA NA PERFORMANCE DAS ATLETAS?
Introdução
Compreender as alterações durante as fases do ciclo menstrual é importante para trabalhar de acordo com a individualidade na busca de performance e minimizar lesão. Estudos indicam que fase pré-menstrual está relacionada à fadiga.
Objetivo
avaliar a influência das fases do ciclo menstrual nos testes de desempenho no futsal.
Métodos
A amostra foi composta por 15 atletas. Foram realizadas análises em três fases do ciclo: na fase folicular(8°-12° dia), na lútea(16°-20°dia) e na pré-menstrual(26°-28°dia). Foram aplicados os testes: resistência anaeróbia - Running Anaerobic Sprint Test(RAST); velocidade com troca de direção – Quadrado; velocidade linear - 10 e 20 metros, flexibilidade - Banco de Wells; e de força e potência de membros inferiores - Squat Jump(SJ) e Contramovimento Jump(CMJ).
Resultados
As atletas tinham média de idade de 24,73 anos. 60% não utilizam método contraceptivo. Relacionado à duração do ciclo menstrual, 46,66% possuem uma duração de 22-27 dias, 40% de 28-30 dias e 13,33% de 31-33 dias, além do período menstrual ser de 3-5 dias em 60% e de 5-7 dias em 40% da amostra. Os testes físicos realizados não mostraram diferença no desempenho entre as fases do ciclo, como médias muito próximas nas diferentes fases, inclusive a pré-menstrual.
Conclusão
Neste estudo, as diferentes fases do ciclo menstrual não influenciaram os resultados dos testes de desempenho físicos de resistência anaeróbia, velocidade com troca de direção e linear, flexibilidade, potência e força dos membros inferiores no futsal.
Relevância
apesar de estudos do nosso grupo indicarem que há uma alteração na percepção subjetiva de esforço e fadiga, principalmente na fase pré-menstrual, os testes físicos não mostraram alteração de desempenho nas diferentes fases do ciclo, portanto outras avaliações devem ser consideradas para identificar influência do ciclo menstrual na performance, como monitoramento de carga durante uma partida.
Área
Prevenção de lesões
Autores
GUSTAVO DIAS FERREIRA, THAIS ELISABETH BALZAN, MARIANE DE SÁ BRITTO MORALES