Prêmio AEMFLO

Dados do Case


Título

DESLIZE PARA O FUTURO

Resumo do case

A Deslize é uma empresa que tem como propósito cuidar das pessoas que fazem parte do seu ecossistema e, desde 1991, apoia iniciativas sociais e se preocupa com o impacto da indústria da moda. Em 2022, a empresa acelerou sua jornada para impactar cada vez mais o mundo, selecionando fornecedores que geram menos resíduos e consomem de forma consciente os recursos naturais. A Deslize abriu sua terceira loja na cidade de Brusque/SC, implementou uma nova plataforma de e-commerce e fez campanhas internacionais em Miami e Nova Iorque, além de ter tido a oportunidade de ter seus produtos fotografados na Europa. A empresa também produz 100% de sua energia consumida em sua usina de painéis fotovoltaicos, mostrando seu compromisso com a sustentabilidade. Com o uso da criatividade, atenção aos fornecedores e contratação de equipes especializadas, a Deslize mudou seu posicionamento e alcançou um novo público mais consciente, jovem e com espírito de mudança. Os resultados quantitativos mostram um aumento nas vendas em relação ao ano anterior, enquanto os resultados qualitativos demonstram a expansão da empresa tanto para o varejo quanto para novos clientes do atacado. A Deslize é uma empresa inovadora que implementa soluções sustentáveis em sua produção e busca sempre agregar valor à sua marca.

Objetivo geral e específico (Qual foi a ação ou propósito alcançado com a realização do projeto? Exemplo: Diversificação das fontes de receita comparado ao ano anterior; Retenção de capital humano; Alcance dos clientes certos)

Objetivo geral: Aumentar o valor da marca Deslize no mercado.

Objetivos específicos: Ampliar o impacto das ações da marca, por meio de campanhas de marketing visualmente impactantes, como as realizadas em Miami e Nova Iorque, e com o uso de materiais de vídeo com drones;
Fortalecer a consciência socioambiental da marca, destacando os materiais eco-friendly e biodegradáveis utilizados e a produção de energia limpa;
Expansão da atuação da marca por meio da abertura da terceira loja, em Brusque/SC, e implementação de um novo e-commerce mais funcional e moderno;
Aumentar a conexão da marca com o público e reforçar o posicionamento da marca com a contratação de um artista carioca e cantora nacional para uma campanha de verão, Mar.Iana.

Com esses objetivos, a Deslize poderá melhorar sua reputação e aumentar a fidelidade dos clientes, além de atrair novos clientes que buscam marcas conscientes e comprometidas com o meio ambiente.

Evidências do cases abordando a temática central: 'inovação' (Cite no mínimo 1 evidência com o foco em inovação realizada em seu case: Exemplos: A empresa desenvolveu uma operação que reduziu o tempo de espera no atendimento ao cliente)

Podemos sugerir as seguintes evidências para o case da Deslize:

Implementação de painéis solares para geração de energia limpa, reduzindo o impacto ambiental causado pelo uso de energia de alto impacto gerada por grandes usinas. Isso mostra que a empresa está inovando na forma como produz e consome energia, buscando alternativas mais sustentáveis.

Fortalecimento da comunicação com a abertura de novas unidades estrategicamente localizadas, o que mostra que a empresa está inovando não só nos seus processos produtivos, mas também em sua estratégia de marketing e presença de mercado.

Uso da única poliamida biodegradável do mundo em seus produtos, mostrando que a empresa está inovando no desenvolvimento de novos materiais mais sustentáveis para a indústria da moda. Essa inovação tem o potencial de impactar positivamente o setor como um todo, reduzindo a poluição causada por materiais sintéticos.

Com essas evidências, a Deslize pode destacar seu compromisso com a inovação sustentável e se posicionar como uma empresa que está buscando soluções mais responsáveis para a indústria da moda.

Estratégias e soluções implementadas para atingir a resolução da ação, com descrição das fases do case (Quais foram as estratégias ou soluções implantadas no projeto? Exemplos: Criação ou contratação de ferramenta ou software)

Seleção consciente de parceiros e fornecedores: A empresa se comprometeu em selecionar parceiros e fornecedores que estivessem alinhados com o propósito da marca de cuidar das pessoas e do planeta. Foi dada atenção especial aos fornecedores que se preocupam com o impacto da indústria da moda, que geram menos resíduos e que consomem de forma consciente.

Expansão da marca: A abertura da 3ª loja da marca na cidade de Brusque/SC foi uma estratégia importante para ampliar a presença da Deslize no mercado de moda brasileiro, fortalecendo sua posição como marca referência em moda sustentável.

Inovação na comunicação: A empresa inovou na comunicação através de uma solução estratégica com a abertura de novas unidades e com o uso de materiais de vídeo com imagens panorâmicas feitas com drones, que agrega mais valor ao material gerado. Além disso, a empresa contratou agências de marketing e equipes para a execução das campanhas.

Uso de materiais eco-friendly: A Deslize inovou com o uso da única poliamida biodegradável do mundo em seus produtos, mostrando a sustentabilidade possível para segunda maior indústria poluente do mundo. A empresa também passou a comunicar de forma mais efetiva os materiais eco-friendly e biodegradáveis que utiliza, mostrando sua consciência socioambiental.

Geração de energia limpa: A empresa implementou painéis solares que acabaram com o uso de energia de alto impacto ambiental gerado por grandes usinas, mostrando seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental.

Criatividade: A empresa utilizou a criatividade em todas as fases do case, desde a seleção de fornecedores e parceiros até a implementação de soluções sustentáveis. A Deslize soube inovar e criar soluções que fizeram a diferença na construção de uma marca mais sustentável e consciente.

Resultados quantitativos e qualitativos do case (Cite no mínimo 1 resultado quantitativo e 1 resultado qualitativo alcançado no projeto)

Resultado quantitativo: A implementação das estratégias de inovação e ações de marketing resultaram em um aumento nas vendas da empresa em comparação com o ano anterior. Essa melhoria nas vendas pode ser atribuída à expansão da marca, com a abertura da terceira loja em Brusque/SC, bem como a implementação de uma nova plataforma de e-commerce com mais funcionalidades, além da realização de campanhas internacionais em Miami e Nova Iorque.
Resultado qualitativo: A empresa está conseguindo alcançar um novo público mais consciente e jovem, que valoriza a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental. Além disso, a Deslize expandiu tanto para o varejo quanto para novos clientes do atacado. Esses resultados qualitativos são importantes para fortalecer a imagem da marca, atraindo novos consumidores e mantendo os antigos engajados com a empresa.

Area

Comércio

Instituições

DESLIZE NEW IND E COM DE CONFEC LTDA - Santa Catarina - Brasil

Autores

Rodrigo Dias