Prêmio AEMFLO

Dados do Case


Título

IMPLEMENTACAO DE E-COMMERCE E ESTRATEGIAS DIGITAIS PARA VENDA B2C EM INDUSTRIA DE EQUIPAMENTOS NAUTICOS

Resumo do case

A Navis Esportes Náuticos foi fundada em 1994, a Navis iniciou suas atividades com o projeto do primeiro Jet Ski Nacional lançado em Santa Catarina. O projeto foi desenvolvido utilizando parte de um motor da moto Agrale, fabricando um casco utilizando injeção de resina e adaptado outros acessórios e partes 100% nacionais. Na mesma época, o wakeboard despontou como esporte nos Estados Unidos. A NAVIS Esportes Náuticos, em princípio utilizando a tecnologia de fabricação do casco do Jet Ski, desenvolveu a primeira prancha de wakeboard nacional em fibra com pads de fixação dos pés. Dessa maneira ao longo de mais de 3 décadas, a Navis se caracterizou pela expansão de sua linha de produtos. Esquis, coletes salva-vidas, cabos e manetes, wakeskate, kiteboard, entre outros, e atingiu todos os estados do país. A Navis Esportes Náuticos já lançou mais de 70 modelos de pranchas desde o momento em que iniciou. Busca continuamente como resultado aperfeiçoar e melhorar seus produtos acompanhando as tendências e necessidades de seus clientes.

Hoje a NAVIS Esportes Náuticos de fato é a maior fabricante nacional de produtos esportivos náuticos para wakeboard. Segue desenvolvendo e projetando novos produtos com tecnologia, qualidade e design original. Além de agregar em sua loja online diversos produtos, como wakeboards, kiteboards, esquis, acessórios e bóias infláveis.

A empresa passou por diversas transformações ao longo desses 28 anos, e há dois anos aproximadamente, lançou o seu e-commerce onde começou a atender direto seus consumidores finais, que até então eram principalmente atacadistas e varejistas náuticos. Com o início do e-commerce e do atendimento direto aos clientes finais, a empresa também criou um canal do Youtube, um blog no site bem como um trabalho mais assíduo e voltado para consumidores finais nas redes sociais de Facebook e Instagram. Além disso, começou a trabalhar mais fortemente com anúncios patrocinados no Google e Facebook e mailing direto. Junto a criação do website e foco no consumidor final, a empresa Navis começou a importar produtos com foco a venda direta, tendo em vista que não teria preço competitivo para atingir o mercado atacadista. Iniciou então o trabalho com bóias e tapetes flutuantes.

O início do e-commerce e diversificação de produtos obtivemos um aumentou da receita bruta da empresa em 53%. Além disso, com a pandemia, acelerou mais ainda a transição do mercado B2C do que o B2B. Uma nova forma de negócio se iniciou na empresa.

Objetivo geral e específico (Qual foi a ação ou propósito alcançado com a realização do projeto? Exemplo: Diversificação das fontes de receita comparado ao ano anterior; Retenção de capital humano; Alcance dos clientes certos)

Objetivo geral: Diversificação das fontes de receita, antes focada no mercado atacadista, e hoje focada no consumidor final.

Objetivos específicos:
- Criação de um webiste focado na venda direta ao consumidor final
- Ampliacao da gama de produtos oferecidos que até então nao tinham mercado no meio atacadista.
- Desenvolvimento de estratégias digitais focadas a retençao e venda para o consumidor final

Evidências do cases abordando a temática central: 'inovação' (Cite no mínimo 1 evidência com o foco em inovação realizada em seu case: Exemplos: A empresa desenvolveu uma operação que reduziu o tempo de espera no atendimento ao cliente)

Ao longo desses tres anos desde a criação do e-commerce, verificamos aumento da receita bruta da empresa ano a ano. Do primeiro ano do e-commerce, tivamos aumento de 53% na receita bruta da empresa. Do ano de 2022 notamos aumento de 17% em relacao ao ano anterior. Além disso implementamos 25 produtos novos que até então não trabalhámos e que estão com grande demanda pelo e-commerce. Conseguimos otimizar nossa operação, sem grandes investimentos em estrutura gerando aumento de receita notável.

Estratégias e soluções implementadas para atingir a resolução da ação, com descrição das fases do case (Quais foram as estratégias ou soluções implantadas no projeto? Exemplos: Criação ou contratação de ferramenta ou software)

Em julho de 2019, quando a marca lançou o e-commerce no mercado, o objetivo principal do planejamento de marketing digital foi a venda na plataforma diretamente para os consumidores finais. Além disso, a empresa também tinha como objetivo fortalecer a marca no segmento que atua e criar um relacionamento direto com seus consumidores finais.

Para tal, ilustramos abaixo na tabela 1 as estratégias utilizadas pela empresa para atingir tais objetivos:

Estratégia de marketing digital:
1) Geração de Conteúdo através do Blog
2) Marketing de mídias sociais Postagens em redes sociais, parceria com escolas e pessoas influentes no setor que promovam a marca, participação em eventos - através e Facebook, Instagram e Youtube
3) E-mail Newsletter mensal com promoções, lançamentos e informativo
4) Publicide online - Google Ads, Google Shopping e Facebook Ads
5) Pesquisa Online - Monitoramento de marca e mídias no Google e redes sociais

Resultados quantitativos e qualitativos do case (Cite no mínimo 1 resultado quantitativo e 1 resultado qualitativo alcançado no projeto)

O relatório estou enviando em anexo no PDF cases, pois ele é bem grande e tem tabelas. Valores numericos da empresa nao gostariam que fosse divulgado na mídia.

Arquivos

Area

Comércio

Instituições

NAVIS IND E COM LTDA - Santa Catarina - Brasil

Autores

DANE PEREIRA DE ABREU