Dados do Case
Título
2022, A CONSOLIDAÇAO DO PLANO INOVADOR DA C-PACK
Resumo do case
A empresa C-Pack sempre apresentou soluções inovadoras para o mercado de tubos plásticos, sendo a inovação um dos seus três principais valores. A empresa monitora seus indicadores de inovação que entre 2010 a 2020 trouxeram um resultado médio de 7% do total do seu faturamento proveniente de produtos inovadores, os quais tem validade de 3 anos após seu lançamento no mercado. Entretanto a partir de 2020 a C-Pack focou em apresentar um número maior de produtos inovadores através do investimento em novas tecnologias e time dedicado para a inovação para que em 2022 o faturamento proveniente da inovação fosse de no mínimo 22%. Como resultado desta estratégia inovadora, em 2022 a C-Pack a atingiu a marca de 29% do seu faturamento originado de produtos inovadores, ultrapassando inclusive a meta estabelecida. Em razão a este ótimo resultado, inscrevemos o nosso case no Prêmio Aemflo 2023 para que o mesmo possa ser divulgado para a sociedade e servir como inspiração e exemplo de gestão da inovação.
Objetivo geral e específico (Qual foi a ação ou propósito alcançado com a realização do projeto? Exemplo: Diversificação das fontes de receita comparado ao ano anterior; Retenção de capital humano; Alcance dos clientes certos)
A C-Pack fornece tubos plásticos para as maiores marcas de cosméticos do Brasil e do mundo. Este mercado é exigente em relação a estética, sustentabilidade, segurança e lead times de desenvolvimento e fabricação das embalagens. Com estas necessidades na mesa, a C-Pack procurou como objetivo geral inovar em todas estas frentes, aumentando assim a participação da inovação no seu faturamento, tendo como meta 22% e atender as necessidades dos seus clientes com estas soluções inovadoras. Dentre as inovações destacam -se: Tecnologia Flex, impressão em Braille, tubos com formato de refil, tampas com novo design, sistema de inviolabilidade para reduzir o uso de embalagem secundária, uso de material reciclado, entre outras. A demonstração de alguns destes produtos inovadores evidencia que foram criadas diferentes soluções com apelos diferenciados para atender as distintas demandas dos clientes e com isto diversificar a receita dos produtos inovadores e a total da empresa, assim como aumentar a margem da empresa devido ao maior valor agregado financeiro que as inovações proporcionam, sendo estes objetivos específicos também. A empresa também tem uma meta de entrega de produtos inovadores a qual é 6 por ano e que foi atingida em 2022; soluções as quais renovam o portfólio e consequentemente substituem os produtos que expiram após o seu período inovador. Para transformar estas ideias em inovações tinha-se como objetivo criar capital intelectual e foi gerado um corpo técnico de engenheiros, em sua grande parte formada na UFSC no curso de engenharia de materiais e que foram contratados após término do estágio em uma parceria com a UFSC que já dura 18 anos. Para os dois maiores clientes da C-Pack a participação da inovação saltou do primeiro de 33% em 2021 para 56% em 2022 e para o segundo de 16% em 2021 para 30% em 2022, evidenciando que este plano também tinha como objetivo específico satisfazer o desejo por soluções inovadores dos clientes.
Evidências do cases abordando a temática central: 'inovação' (Cite no mínimo 1 evidência com o foco em inovação realizada em seu case: Exemplos: A empresa desenvolveu uma operação que reduziu o tempo de espera no atendimento ao cliente)
A principal inovação desenvolvida neste período e com maior resultado para o sucesso do indicador foi a tecnologia Flex. A C-Pack foi a primeira empresa do mundo a produzir tubos plásticos com esta solução inovadora em parceria com a uma empresa suíça de máquinas. Através desta inovação, o produto C-Pack ganhou maior competitividade em preço, redução de tempo de desenvolvimento, produção e entrega ao cliente, redução de perdas de produção e melhor qualidade estética e sustentabilidade; características percebidas pelos clientes e que justificaram o crescimento do faturamento das inovações. Produtos com esta tecnologia receberam recentemente prêmios de melhores embalagens do Brasil pela ABRE (Associação Brasileira de Embalagem), entre outros reconhecimentos no tema inovação. Em 2023 a C-Pack duplicou a oferta desta solução devido ao sucesso do produto.
Estratégias e soluções implementadas para atingir a resolução da ação, com descrição das fases do case (Quais foram as estratégias ou soluções implantadas no projeto? Exemplos: Criação ou contratação de ferramenta ou software)
A empresa aplicou metodologias de gestão da inovação aprendidas no passado em uma consultoria do Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As principais ações foram criar uma equipe dedicada para inovação, monitorar o mercado sobre as tendências, inserir a inovação dentro do planejamento estratégico, indicadores de resultado de inovação e investimento em inovação (8% do faturamento total foi reinvestido em inovação nos últimos 3 anos). Parte das inovações foram feitas com parceiros estratégicos como fornecedores e clientes. Entretanto, talvez a maior estratégia foi a capacidade de minimizar os riscos técnicos e financeiros das inovações com metodologias eficazes de validações de produto e mercadológicas afim de entregar as ideias iniciais em produtos inovadores de sucesso cumprindo a meta estipulada.
Resultados quantitativos e qualitativos do case (Cite no mínimo 1 resultado quantitativo e 1 resultado qualitativo alcançado no projeto)
Em termos quantitativos ultrapassar a meta de faturamento de inovação estipulada em 2022 de 22% com resultado em 29% demonstra o sucesso da estratégia inovadora que a empresa adotou no passado. Destaca-se também o aumento da participação das inovações nos 2 maiores clientes da empresa valores já citados anteriormente (no primeiro de 33% em 2021 para 56% em 2022 e para o segundo de 16% em 2021 para 30% em 2022). Em termos qualitativos o reconhecimento do mercado através de prêmios, inovação aberta com clientes e fornecedores e a segunda unidade da empresa estar sendo construída em Portugal com base somente nos produtos inovadores da tecnologia Flex reflete que a gestão da inovação da C-Pack reforçou a marca inovadora da empresa no Brasil e transformou ela em uma empresa global competindo no mercado mais criterioso do mundo da beleza, o mercado europeu.
Area
Indústria
Categoria do case
Subcategoria 3: empresa acima de 50 colaboradores
Instituições
C - PACK CREATIVE PACKAGING S/A - Santa Catarina - Brasil
Autores
ANDRE MICHEL KEHRWALD, JOSÉ MAURÍCIO COELHO