Dados do Case
Título
AUMENTO DE PRODUTIVIDADE E REDUÇAO NO TEMPO DE ATENDIMENTO DO CLIENTE
Resumo do case
Implantamos o quadro de distribuição de serviços (modelo Kanban), onde conseguimos melhorar toda a logística dos veículos que passavam pela oficina, com o quadro, distribuímos os serviços, acompanhamos as evoluções e processos de trabalho, a distribuição é feita de acordo com o nivel de solução e conhecimento do técnico, com isso nossos mecânicos tem muita autonomia de pegar o próximo serviços em caso pare o serviço em andamento, os consultores técnicos (os atendentes) sabem como está a situação de cada veiculo em questão. dentro da empresa foram feitas mais inovações devido a implementação do quadro de serviços.
Objetivo geral e específico (Qual foi a ação ou propósito alcançado com a realização do projeto? Exemplo: Diversificação das fontes de receita comparado ao ano anterior; Retenção de capital humano; Alcance dos clientes certos)
Objetivo inicial era dar mais liberdade de tempo para o coordenador da oficina e mais autonomia aos técnicos, porem conseguimos alcançar mais resultados que o esperado como por exemplo: aumento do ticket médio, redução de custo da operação, aumento de produtividade e velocidade no atendimento dos clientes.
Evidências do cases abordando a temática central: 'inovação' (Cite no mínimo 1 evidência com o foco em inovação realizada em seu case: Exemplos: A empresa desenvolveu uma operação que reduziu o tempo de espera no atendimento ao cliente)
Com essa operação tivemos aumento do ticket médio, redução de custo da operação, aumento de produtividade, mais autonomia aos técnicos melhora na comunicação interna, mais liberdade de tempo a chefe de oficina e velocidade no atendimento dos clientes.
Estratégias e soluções implementadas para atingir a resolução da ação, com descrição das fases do case (Quais foram as estratégias ou soluções implantadas no projeto? Exemplos: Criação ou contratação de ferramenta ou software)
Compra de quadro de kanban, brainstorming (tempestade de ideias), fizemos muito Benchmarking com as concessionarias de veículos, implantamos, treinamos a equipe e estamos na fase de melhoria de projeto.
Resultados quantitativos e qualitativos do case (Cite no mínimo 1 resultado quantitativo e 1 resultado qualitativo alcançado no projeto)
Aumento de 40% faturamento em relação a mesmo mês de ano passado, aumento em 15% a quantidade de veículos atendidos por mês, aumento em 20% a produtividade por técnico,
Arquivos
Area
Serviços
Categoria do case
Subcategoria 2: empresa com 11 a 50 colaboradores
Instituições
mecanica tokio ltda - Santa Catarina - Brasil
Autores
FILIPE VAZ FRANCO DOS SANTOS