Prêmio AEMFLO

Dados do Case


Título

INTEGRAÇAO DE PROCESSOS COMERCIAIS E OPERACIONAIS EM SISTEMA DE GESTAO

Resumo do case

Em 2022 iniciamos o ano com implementação de um novo sistema de gestão, resultado de um processo de consultoria visando o aumento da nossa produtividade e consequentemente atuando na nossa cultura de inovação. O novo software além de atender de forma unificada processos de precificação e controle de produção, trouxe oportunidades de melhorias em um dos processos fundamentais para aumento do faturamento: o funil de vendas.

Passamos a acompanhar as proposta com ticket dentro do desejado com mais atenção, avaliando os motivos de não fechamento e sendo proativos no questionamento de dúvidas aos clientes com negociação em aberto. A criação de um funil estruturado dentro do contexto da empresa, alinhado ao aumento do relacionamento com influenciadores de decisão dentro do processo de venda, aumentaram nosso faturamento em 2022 em 12%, comparado ao ano de 2021, além do faturamento tivemos uma redução do número de pedido em 13,6%, no entanto com o aumento do ticket médio o que nos vez concentrar mais esforços em clientes com propostas maiores e mais rentáveis para nosso processo produtivo.

O objetivo em 2023 é atuar no crescimento constante planejado para o ano e atuar no controle de despesas e gastos, para implementação de controles e indicadores com objetivo de acompanhar a rentabilidade da empresa.

Objetivo geral e específico (Qual foi a ação ou propósito alcançado com a realização do projeto? Exemplo: Diversificação das fontes de receita comparado ao ano anterior; Retenção de capital humano; Alcance dos clientes certos)

Aumento de faturamento comparado ao ano anterior, rentabilização dos clientes com aumento do ticket médio.

Evidências do cases abordando a temática central: 'inovação' (Cite no mínimo 1 evidência com o foco em inovação realizada em seu case: Exemplos: A empresa desenvolveu uma operação que reduziu o tempo de espera no atendimento ao cliente)

Atuamos na cadeia de valor, criando uma constante modo de revisão desses valores aos clientes. Além de atender melhor os clientes com maior ticket atuamos com menos pedidos e maior faturamento.

Estratégias e soluções implementadas para atingir a resolução da ação, com descrição das fases do case (Quais foram as estratégias ou soluções implantadas no projeto? Exemplos: Criação ou contratação de ferramenta ou software)

Implementação de software, avaliação de processos internos, organização do funil de vendas.

Resultados quantitativos e qualitativos do case (Cite no mínimo 1 resultado quantitativo e 1 resultado qualitativo alcançado no projeto)

Aumento de 12% no faturamento, comparado ao ano anterior. Aumento do ticket médio. Melhoria no processo de criação de valor aos clientes.

Area

Indústria

Instituições

ARTINOX DECORAÇÕES LTDA - Santa Catarina - Brasil

Autores

THIAGO VAZ