Prêmio AEMFLO

Dados do Case


Título

DA MESA A EMPRESA: COMO A ESCRITOLANDIA CONSEGUIU SURPREENDER EMPRESAS AO VENDER NAO APENAS MESAS E CADEIRAS, MAS PROJETOS DE AMBIENTES COMPLETOS.

Resumo do case

Há mais de 30 anos no mercado, a Escritolândia é referência no segmento de móveis corporativos em Santa Catarina. Contudo, mudanças no cenário econômico e social advindas da pandemia de COVID-19 transformaram e ressignificaram o modo de trabalhar, bem como os espaços físicos das empresas e os lares dos trabalhadores.
O ano de 2020, portanto, deu início às tendências que em 2022 firmaram-se, ocuparam lugares e deram origem a padrões sociais não tão passageiros como a própria pandemia. Isto é, estabeleceram com concretude diferentes valores e estratégias no mundo corporativo em níveis individual e coletivo.
Além de diversos cargos terem adquirido a possibilidade de trabalhar remotamente ou de forma híbrida, o que movimentou o mercado de móveis corporativos em direção à estruturação de home offices bem equipados, as empresas também precisaram repensar seus padrões de trabalho - da gestão menos verticalizada aos espaços mais versáteis.
Com isso, salas de reunião ficaram mais tecnológicas e viraram cenários para entrevistas, reuniões e podcasts ao redor do mundo; salas de diretoria se tornaram mais acessíveis; espaços de trabalho compartilhado ganharam móveis mais funcionais e menos limitados; áreas de descompressão se tornaram imprescindíveis para o bem-estar das pessoas e o estímulo às soluções criativas.
Diante desse panorama, a Escritolândia precisou inovar. Com o objetivo central de atender de maneira completa os projetos dos clientes, do piso ao mobiliário, a empresa foi em busca de parcerias no ramo da arquitetura e design de interiores; criou novas estratégias de comunicação com o público; aumentou seu mix de produtos; deu treinamento especializado à sua equipe; promoveu eventos, encontros e reuniões com clientes, parceiros e fornecedores; introduziu projetistas no seu grupo de colaboradores, entre outras iniciativas.
Os resultados e evidências aqui apresentadas, como a execução de projetos ambiciosos para as empresas Goedert, Teltec e ND (sede Florianópolis), demonstram o esforço coletivo, habilidoso e planejado de superar as expectativas dos clientes, ganhar maior visibilidade no mercado e ultrapassar receitas anteriores.
A Escritolândia cresceu em volume de vendas, percorreu novos espaços midiáticos e padronizou não só suas lojas, mas seu processo de abordagem e comunicação, assim como sua relação com clientes e parceiros.

Objetivo geral e específico (Qual foi a ação ou propósito alcançado com a realização do projeto? Exemplo: Diversificação das fontes de receita comparado ao ano anterior; Retenção de capital humano; Alcance dos clientes certos)

A Escritolândia foi fundada em 1991 por Ângelo Nascimento em parceria com seu filho, atual CEO da empresa, Ivan Nascimento. Ângelo já tinha certa experiência como empresário, pois passou parte de sua vida vendendo produtos para lanchonete, máquinas de datilografar, bem como móveis e utensílios para escritório.
Houve obstáculos e dificuldades, porém foi a decisão de encarar os desafios que levou à criação da Escritolândia. Neste longo processo desde a sua fundação, a Escritolândia inaugurou e fechou algumas lojas para chegar ao seu formato atual, que compreende três lojas (nos bairros Capoeiras, SC-401 e Centro), um depósito, uma frota particular de caminhões e utilitários e uma plataforma de e-commerce com abrangência nacional. A não-linearidade de sua trajetória, no entanto, invariavelmente se liga às adequações das transformações do mercado tecnológico, das discussões sociopolíticas e de diversas demandas externas que precisam ser compreendidas e incorporadas nas ações de gestão, estratégias de comunicação, escolha de produtos, treinamento de equipe e muito mais.
A permanência marcante no segmento de móveis corporativos em Santa Catarina e a contínua busca por melhorias envolveu e sempre envolverá o conceito de inovação. O case que será detalhado nas páginas a seguir representa o processo estratégico, multiarticulado e inovador utilizado para que os clientes pudessem ser atendidos na totalidade de suas necessidades e na integralidade das suas expectativas.
O objetivo principal é mostrar como a Escritolândia deixou de ser uma vendedora de mesas e cadeiras corporativas e se transformou também em criadora, planejadora e executora de ambientes completos, absorvendo todo o escopo de projetos de arquitetura e design. Daí deriva o nome do presente case: "Da Mesa à Empresa".
A partir desse objetivo central, partem os objetivos específicos, necessários para a construção desse novo modelo de atuação, quais são: expandir a visibilidade da marca através de parcerias e associações a grupos de arquitetura e design de interiores; evidenciar o alcance dos novos serviços por meio de comunicação estratégica de marketing online e offline; e aumentar a receita e ticket médio ao garantir vendas com volumes maiores.
Antes das explanações e especificações a respeito das estratégias e soluções orquestradas, é importante ressaltar as modificações que o cenário pós-pandêmico trouxe para a vida das pessoas e, por conseguinte, para o mercado de móveis corporativos. Dessa forma, facilita-se a compreensão das diferentes demandas trazidas pelos clientes em virtude tanto da reestruturação do mercado de trabalho, como das discussões acerca de temas como ergonomia, saúde mental e qualidade de vida.
Voltando à década de 1990, quando a primeira loja foi inaugurada, constata-se que os móveis corporativos fabricados traduziam a realidade social e coletiva da época. Essa associação, no entanto, não se esgota na temporalidade específica. Esse processo é comum a todas as conjunturas e é tão importante quanto necessário que as empresas compreendam os padrões da contemporaneidade em questão, bem como se antecipem no que se refere às novidades e às novas formas de apresentá-las.
Há cerca de 30 anos, as empresas costumavam ser mais hierarquizadas, o bem-estar físico e mental dos trabalhadores era pouco ou nada discutido e os aparatos tecnológicos muito mais rudimentares em termos estéticos e funcionais. O reflexo disso dentro dos ambientes se dava de diversas formas, tais quais: o número de gavetas e complexidade de um móvel correspondia à importância do cargo; as mesas e cadeiras não se enquadravam dentro dos padrões necessários de ergonomia; os ambientes eram mais fechados e com pouca integração entre si; os espaços eram demasiadamente delimitados por divisórias estilo "baia".
De lá para cá, várias transformações ocorreram e têm se refletido em como as empresas se organizam, no layout dos ambientes corporativos, na importância de um home office bem estruturado etc. Ou seja, antes de haver mudanças concretas no ajuste, fabricação, desenvolvimento e melhoria de produtos há uma expectativa real e palpável que permeia esse universo: a forma como as pessoas se adaptam, consomem e reproduzem as novas tendências.
Entre 2020 até os dias atuais, enquanto os coworkings estavam a pleno vapor, o que também foi um fator disruptivo frente àqueles que trabalhavam em qualquer mesa de casa ou em cafés sem estrutura, muitas empresas optaram por se adequar às novas normas de convívio.
Primeiro, o home office tornou-se a nova realidade de muitas pessoas. Em segundo, as empresas passaram a oferecer ambientes de descompressão e relaxamento, salas de reunião cada vez mais tecnológicas, refeitórios planejados e diretorias mais acessíveis. Por último, o layout sofreu grandes mudanças: os ambientes começaram a se conectar mais, materiais naturais como madeira e plantas passaram a ser mais frequentes na decoração, as formas orgânicas e cores quentes ganharam espaço e as divisórias entre mesas deixaram de ser tão estáticas e delimitadoras.
O momento pós-pandemia, então, não só é um excelente exemplo de como a organização social afeta o cotidiano das pessoas, como foi imprescindível para que a Escritolândia pudesse planejar, organizar e realizar processos inovadores com a finalidade principal de atender às necessidades e expectativas dos clientes, sem que se fizesse necessário irem à procura de outras empresas e lugares para complementar seu projeto.
A Escritolândia, nesse contexto, optou por não se ocupar apenas de móveis corporativos, mas garantir que o cliente tivesse acesso a pisos, persianas, divisórias de parede, assim como projetistas e materiais feitos sob medida para montar ambientes completos. Intuía-se dar conta de tudo, do piso à decoração. O proceder dessa nova realidade, no entanto, necessitou de muito estudo e planejamento.

Evidências do cases abordando a temática central: 'inovação' (Cite no mínimo 1 evidência com o foco em inovação realizada em seu case: Exemplos: A empresa desenvolveu uma operação que reduziu o tempo de espera no atendimento ao cliente)

INOVAR É CONSTRUIR PONTES JÁ VISTAS, MAS JAMAIS PERCORRIDAS
No tópico anterior trouxemos algumas questões importantes. Em primeiro lugar, a trajetória da Escritolândia que vem, há mais de três décadas, reiterando-se de novos conceitos para concretizar estratégias inovadoras. Em segundo lugar, o momento pós-pandêmico - que trouxe uma demanda de empresas buscando aperfeiçoar seus espaços e profissionais querendo elaborar seus ambientes de trabalho home office. Em terceiro lugar, a inserção do contexto social, político e econômico na formação de novas tendências de organização coletiva que levaram, por sua vez, a mudanças físicas e funcionais também no mobiliário corporativo.
Diante desse cenário, a Escritolândia propôs-se, em 2022, a reestruturar seu modo de vender, sua relação com os clientes, sua identidade visual, suas estratégias de comunicação, assim como avolumar seu escopo de vendas a partir de um elemento primordial aparentemente simples: ter um mix de produtos completos que permitisse aos clientes realizar a integralidade de seus projetos em um só lugar.
A quarta consideração importante será feita neste tópico por tratar-se também de uma introdução às especificações dos processos que serão destrinchados a seguir, que é: o valor subjetivo agregado às marcas que conseguem suprir grande parte ou a totalidade das necessidades dos clientes. Poupa-se tempo, energia e, por vezes, dinheiro. Há uma dimensão não mensurável nessa prática, pois além do estreitamento da relação entre empresa e cliente, visto que se precisa compreender os pormenores de suas expectativas, abre-se espaço para a venda de uma experiência nova que, quando bem feita, remodela tanto a forma como a empresa é vista pelos clientes dentro do seu segmento quanto como o próprio segmento encara essa nova perspectiva.
A Escritolândia apropria-se do conceito de inovação, que aqui é entendido como a exploração estratégica e bem sucedida de novas ideias com a intenção de agregar valor ou lucro. O que, no mundo corporativo, ocorre comumente por meio de serviços, produtos ou processos e resulta em melhorias internas e/ou externas.
Logo, quando titulamos este tópico como "inovar é construir pontes já vistas, mas jamais percorridas", pretende-se chamar atenção às possibilidades individuais e particulares, como empresa, quanto à inovação. Isso porque não tem como dissociar a história da Escritolândia das atitudes e soluções que são percorridas na atualidade. O caminho tracejado por Ângelo, desde o início de sua carreira, trouxe visões de mundo, expectativas e valores específicos. A essência da Escritolândia foi forjada também naquele momento, ainda que novas e modernas ações tenham sido realizadas com o passar dos anos.
As pontes já estavam lá. Desejos, aspirações e vontades. A diferença, no que se refere à inovação, é que em 2022 essas mesmas pontes foram alcançadas e percorridas de acordo com o contexto estabelecido.
Relatar-se-á, na sequência, as evidências do case dentro do cenário mencionado. Para isso, serão articulados feedbacks de clientes, em especial das empresas Goedert, Teltec e Grupo ND, arquitetos e marcas parceiras. Os resultados visuais de projetos, eventos, assim como as próprias reformas das lojas serão disponibilizados em fotos.

"O trabalho e o atendimento feito pela Escritolândia foi de fundamental importância para esta nova fase do Grupo ND, em sua sede de Florianópolis. Tínhamos a necessidade de atualizar nosso espaço de escritório da área de diretoria, marketing e comercial. A Escritolândia nos trouxe as soluções ideais de modernização, conforto e praticidade. Mais, a Escritolândia nos ajudou a encontrar soluções para questões importantes de adequações do espaço"
Roberto Bertolin, Diretor Regional Grupo ND Florianópolis .
[Cliente]

"Com prazos cada vez menores e complexidades cada vez maiores dos ambientes corporativos, prezamos por entregar soluções completas para nossos clientes. E para isso, dependemos de uma cadeia de profissionais e fornecedores que nos auxiliam a atingir com êxito nossos objetivos. Hoje, levar o cliente na Escritolândia é prezar pela qualidade e variedade dos produtos fornecidos, da excelência de atendimento e fazer com o que cliente encontre todas as soluções para seu ambiente de trabalho em um único local. A imagem da loja restrita ao mobiliário corporativa cai por terra, pois quando enviamos nosso projeto para orçamento, conseguimos incluir no pacote de produtos orçados itens como carpetes, pisos vinílicos, elementos para tratamento acústico, decoração em geral etc. Esse pool de serviços e produtos faz com que nosso bem maior seja respeitado e preservado: o nosso tempo!"
André Augusto Manara, Sócio Proprietário +2 Arquitetura.
[Arquiteto parceiro]

"O workshop realizado em parceria com a Escritolândia, destinado a Arquitetos, Designers de Interiores e colaboradores, proporcionou para o nosso time comercial uma oportunidade ímpar na troca de vivências e experiências de consumo do piso vinílico para ambientes corporativos e afins."
Alexandre Palhares, Gerente Comercial Finottato.
[Marca parceira]

"A Belgotex do Brasil oferece para seus clientes produtos e soluções para vários ambientes corporativos, residenciais , setor da saúde e decoração de interiores.
A empresa Escritolândia é nossa revendedora parceira na região de Florianópolis. Realizamos, junto a eles, treinamentos direcionados aos colaboradores e profissionais. Dessa forma, conseguimos qualificá-los e torná-los eficientes na elaboração de projetos personalizados e na adequação dos produtos aos ambientes".
Valdemiro Zanatta, representante da Belgotex em Santa Catarina.
[Marca parceira]

"Em um dos meus últimos trabalhos executados tive a grata surpresa de conseguir facilitar a contratação de diversos produtos, materiais e mão de obra com a Escritolândia. Além do mobiliário, já consagrado em seu portfólio, a Escritolândia forneceu móveis sob medida, carpete, piso vinílico, rodapé, suportes de TV, poltronas, cadeiras, tapetes e objetos de decoração.
Esse mix de serviços e produtos agrega versatilidade, facilidade de negociação, prazos e principalmente, ganho de tempo na contratação e fiscalização dos serviços prestados, pois unifica as soluções em um parceiro fornecedor.
Indispensável citar que a confiança e credibilidade do parceiro contratado precisa anteceder qualquer tratativa, pois mais de 50% dos serviços fechados e valores da obra são direcionados a ele".
Luciana Decker.
[Arquiteta parceira]

"A Pecolux Persianas, há mais de 30 anos no ramo, produz persianas e cortinas especiais, incluindo peças motorizadas para ambientes corporativos, residenciais e comerciais. A Escritolândia é uma revendedora parceira nossa, que tem a preocupação de se manter sempre atualizada com as demandas do mercado através de treinamentos técnicos frequentes de apresentação dos produtos, novidades, medição, instalação, etc. Uma parceria assim traz benefícios para os profissionais de arquitetura e interiores que podem desenvolver projetos baseados no fornecimento de uma única empresa e proporcionar ao cliente final um resultado com mais qualidade, profissionalismo, agilidade e maior satisfação".
Michely Cabral, Gestora Pecolux Persianas, também Arquiteta e Urbanista.
[Marca parceira]

"A Escritolândia foi fundamental para colocarmos em prática tudo que idealizamos para o Hub Digital, que é nosso espaço diferenciado para abrigar o modelo de trabalho híbrido e fomentar ainda mais a interação de colaboradores, clientes e parceiros. A parceria que estabelecemos com a empresa, que realiza projetos personalizados, foi essencial para agilizar o nosso processo e estruturação do ambiente e torná-lo ainda mais receptivo para todos. Tudo isso com qualidade, confiança e preocupação em nos ajudar a entender nossas necessidades do projeto."
Diego Brites Ramos, CEO da TelTec Solutions.
[Cliente]

"Em fevereiro de 2022, iniciamos um projeto de mudança de nosso Centro Administrativo. Nesta empreitada escolhemos como parceira na realização desse sonho a Escritolândia. Lá encontramos um ótimo atendimento, da recepção à entrega do tão sonhado projeto concretizado e finalizado. Optamos pela empresa por disporem de ampla variedade de mobiliários, desde marcenaria com possibilidade de personalização, a cadeiras, persianas, carpetes e pisos vinílicos".
William Goedert, Especialista em Inteligência de Mercado na Goedert Group.
[Cliente]

Os depoimentos acima, tais quais as fotos anexadas, são um substancial demonstrativo dos processos engendrados para a realização e concepção do objetivo final. Entende-se, portanto, a inevitabilidade de articular diferentes demandas para a construção de um projeto sólido e consistente. Atender a projetos de arquitetura empresarial complexos e de maneira profissional e qualificada necessitou de diversas etapas e planejamentos. É exatamente sobre isso que trataremos na sequência.

Estratégias e soluções implementadas para atingir a resolução da ação, com descrição das fases do case (Quais foram as estratégias ou soluções implantadas no projeto? Exemplos: Criação ou contratação de ferramenta ou software)

UM PASSO DE CADA VEZ

Em poucas palavras, para dar conta de uma maior captação de clientes interessados em reestruturar seus ambientes corporativos na era pós-pandêmica, fez-se urgente inovar. Ou seja, aumentar o mix de produtos e entregar melhores e mais completas soluções.
É válido ressaltar que, apesar de pouco mencionados a partir do presente momento, os clientes que seguiram buscando por soluções em menor escala e para uso individual também foram impactados positivamente pelas mudanças. No entanto, a título de enfoque do caso, trataremos com mais exclusividade de empresas que encontraram na Escritolândia a possibilidade de concretizar projetos potentes e audaciosos.

Etapa 1:
Mais produtos, novas experiências.

Até então, a Escritolândia já contava com uma grande variedade de produtos. Há, no entanto, uma diferença substancial entre uma grande variedade de um mesmo tipo de produto e a adição de novas categorias. Afinal, novas categorias trazem funcionalidades distintas e podem maximizar as potencialidades das já existentes.
Explica-se: a empresa, já bem estruturada no seu segmento, trazia como resquício das estratégias de comunicação e gestão anteriores a intencionalidade de ser lida enquanto empresa de móveis corporativos; lê-se "estruturas de mobiliário para diferentes ambientes da empresa". Dessa forma, vinha-se focando em espaços de diretoria, de trabalho coletivo, de reunião, de recepção, entre outros. Os principais móveis, nesse contexto, caracterizam-se por múltiplas opções de cadeira de trabalho e variados tamanhos e modelos de mesas tanto para áreas individuais como para espaços de trabalho com maior número de pessoas.
O despertar para outras possibilidades integra-se aos recentes e dinâmicos conceitos de escritório e às demandas exteriores já mencionadas. A partir disso, diversificar mudou de sentido: deixou de ser "mais uma opção" e se transformou em "agregar às demais opções uma nova experiência".
Com isso em mente, incluíram-se aos demais produtos opções que harmonizavam, complementavam e aprimoravam os ambientes corporativos, quais foram: pisos vinílicos, carpetes, cortinas, persianas, divisórias e artigos de decoração.
A escolha por esses produtos em específico certamente não foi casual. Pesquisaram-se as principais e mais valiosas características dos distintos ambientes de trabalho por meio de contato com profissionais da área da arquitetura e design de interiores, assim como as próprias demandas dos clientes que chegavam às lojas.
Verificou-se, nesse ínterim, que as novas modalidades de trabalho coletivo exigiam diferentes, mais modernas e funcionais divisórias. Ademais, o formato do ambiente, a intensidade da incidência de luz natural e o objetivo de determinado espaço também requeria escolhas específicas quanto às cortinas e persianas. Foi através desses exemplos de percepção integrada que a apuração e categorização dos novos produtos ocorreu. E isso foi só o começo.

Etapa 2:
Parcerias padrão Escritolândia

Listados os produtos que deveriam compor o novo mix, esbarrou-se em questões de igual importância, como quais marcas e parceiros poderiam agregar valor mantendo os padrões e critérios exigidos pela Escritolândia. Ou seja, foi imprescindível analisar: 1) a qualidade dos produtos; 2) o potencial de atendimento às demandas de pedidos (que deveria ser contínuo e não sazonal); 3) a solidez da marca no mercado.
Por fim, decidiu-se incorporar ao mix de produtos já existentes as marcas Belgotex, Finottato e Pecolux - empresas sérias, comprometidas e alinhadas às necessidades da Escritolândia.

Etapa 3:
Preparação técnica

Não basta adicionar produtos, é preciso saber vendê-los com estratégia e inteligência. Para isso, iniciou-se um processo de preparação técnica dos colaboradores e profissionais parceiros - arquitetos, paisagistas e designers de interiores.
Organizaram-se eventos, reuniões e treinamentos (conferir fotos anexadas) para que toda a equipe estivesse afinada quanto às qualidades e benefícios dos produtos e suas funcionalidades no contexto específico de cada cliente. Da mesma forma, os profissionais das áreas mencionadas a priori também foram convidados a ter acesso a essas informações e, por conseguinte, agregar com destreza esses novos materiais aos seus projetos.
Uma característica interessante quanto à realização de eventos é a possibilidade de produção de um rico conteúdo para as mídias sociais. Isto é, produzem-se vídeos, fotos, trends e todos os participantes têm a oportunidade de referenciar a Escritolândia em suas respectivas redes sociais, o que ajuda a angariar mais visibilidade à marca.
Assim, os eventos transcendem as trocas de informações momentâneas e surpreendem ao fomentar contextos que permanecem no âmbito digital e são disponibilizados para que outros clientes e profissionais possam ter acesso.

Etapa 4:
Percorrer novos espaços

Encontrar parcerias relevantes faz toda a diferença, como é o caso da Top1OO SC. Essa associação possui o intuito de promover ações de relacionamento entre profissionais do campo da arquitetura e design ao mercado e clientes.
A Top100 SC trabalha em parceria com a revista kAZA e premia nacionalmente os cinco profissionais mais atuantes do mercado e ressalta 100 arquitetos e decoradores do país.
Nesse contexto, a Escritolândia se beneficia e contribui grandemente. Isso porque fica frente à frente com profissionais qualificados, potenciais clientes e se engendra de maneira significativa e estratégica nos bastidores dos acontecimentos. O que, por sua vez, promove a apreensão de novos padrões de mercado, conceitos e tendências. Além disso, fabrica-se um network natural e promissor que também auxilia nas estratégias de marketing online.
Outros exemplos relevantes são as parcerias com diversos escritórios de arquitetura, como a +2Arquitetura e a Lu Decker Arquitetura. Por meio dessas relações, a Escritolândia consegue atender clientes que não chegam diretamente pela porta de entrada das lojas, mas que buscam através de profissionais da arquitetura e design realizar seus projetos de forma profissional e qualificada.
Assim, ao mostrar o potencial de resolutividade, atendimento especializado e diversidade quanto às categorias de produtos, os arquitetos e designers expõem a marca Escritolândia aos seus clientes, que terão uma empresa completa para atender às demandas de mobiliário, decoração, pisos e afins. A +2Arquietura, por exemplo, foi responsável pelos casos Teltec e Goedert mencionados anteriormente.

Etapa 5:
Inserção de projetistas ao time

Imagina-se a seguinte cena: um cliente chega à Escritolândia com o objetivo de melhorar sua empresa ou home office, mas há um porém. Esse porém é a ausência de contratação prévia de um profissional qualificado que possa dizer a esse cliente como aprimorar seu(s) espaço(s) diante dos produtos e serviços que a Escritolândia tem a oferecer.
Três soluções poderiam daí emergir: a recomendação de um profissional competente, a espera de que o cliente decida sozinho pelos materiais que quer adquirir ou a indicação de um projetista da própria empresa que, além de conhecer com clareza os produtos, ainda agrega valor à experiência do cliente - que sai da loja com atendimento especializado, projeto e a memória da ambientação visual da loja que foi pensada para aguçar desejos e sonhos.
Assim, a Escritolândia trouxe para seu time profissionais habilidosos, eficientes e preparados tecnicamente para apresentar as possibilidades que a empresa oferece e as alinhar às aspirações dos clientes.

Etapa 6:
Reformas das lojas e nova comunicação com o público

Diante de um time maior e mais especializado, parcerias com marcas e arquitetos e um mix de produtos completo, eis que era hora da empresa também adequar sua estrutura física e padrão de comunicação ao novo momento. Dessa forma, as três lojas foram reformadas e padronizadas, assim como novos planejamentos de marketing entraram em cena.
Quanto às mudanças físicas, as lojas ganharam novas fachadas. Todas elas respeitaram um padrão específico de identificação; ou seja, ajudaram a promover um conceito coeso quanto à identidade visual da marca.
Outra mudança substancial se deu em relação ao layout interior das lojas. Antes, os produtos estavam dispostos de maneira a oferecer ao cliente um entendimento visual preciso a respeito da variedade e ecleticidade. Isso quer dizer que a maior preocupação provinha em conseguir disponibilizar diferentes opções que atendessem às necessidades do comprador, e que também fossem adequadas ao estilo do ambiente e gosto pessoal.
Após as reformas, adicionou-se um elemento primordial: uma experiência sensorial completa. Isto é, aguçar os sentidos dos clientes não só por meio da diversidade de produtos, mas, e sobretudo, através de ambientes montados e planejados de acordo com tendências, novidades, combinações e estilos. As lojas ganharam áreas de experimentação, em que os clientes pudessem ver o espaço completo, testá-lo e já imaginá-lo no seu próprio espaço.
Esse movimento, além de promover os produtos das marcas parceiras recém adquiridos, ofereceu a possibilidade de vendas maiores em virtude da construção desses vários espaços - salas de diretoria, salas de reunião, lounges, espaços compartilhados, áreas de descompressão, salas de jantar, etc. - terem criado contextos e, a partir deles, o despertar do desejo de não só uma ou duas peças, mas do ambiente completo, inclusive a decoração.
Em relação às estratégias de comunicação, também houve mudanças impactantes. A loja de Capoeiras, por exemplo, ganhou um espaço inteiramente estruturado e dedicado ao PodCast "Está no Ar - Escritolândia", que tem por objetivo convidar arquitetos, fornecedores, empresas parceiras e clientes para falar sobre o mercado em que estão inseridos, bem como sua relação com a Escritolândia. Os vídeos são postados no canal da Escritolândia no Youtube [www.youtube.com/escritolandiaoficial].
O podcast aproxima e conecta ainda mais a empresa de seus parceiros e clientes, ao passo que gera informações importantes acerca dessas relações ao público. O público, por sua vez, consegue ver os principais cases realizados, as inspirações, os projetos e toda dinâmica profissional da intenção à execução.
Ademais, a partir desses bate-papos, criam-se vídeos que podem ser utilizados por todos os participantes em suas redes sociais e canais de mídia. Logo, produz-se conteúdo de qualidade e com grande potencial a ser explorado.
Além disso, influenciadores digitais como Léo Coelho e Bia Cerino foram escolhidos para realizar ações de marketing via Youtube, Instagram, Facebook, canais de TV aberta e rádio.

Com todas as etapas concluídas, a Escritolândia conseguiu executar e dimensionar de forma prática o seu objetivo inicial: atender a integralidade dos projetos de ambientes dos clientes, sobretudo empresas, do planejamento à execução, do piso à persiana. As fotos anexadas contam com resultados obtidos das empresas Goedert, Teltec e ND Florianópolis, exemplos que concretizam essa nova modalidade de ação.
Por fim, nesse novo formato, pode-se afirmar que a adição de novas categorias de produtos foi apenas o pontapé inicial para todos os desdobramentos posteriores. Afinal, inovar transcende mudanças pontuais; é preciso coerência, estratégia e visão do todo.

Resultados quantitativos e qualitativos do case (Cite no mínimo 1 resultado quantitativo e 1 resultado qualitativo alcançado no projeto)

ESFORÇOS FRUTÍFEROS
Frente aos objetivos, evidências e etapas expostas no decorrer deste relato de caso, pontuar-se-á os resultados quantitativos e qualitativos obtidos.
A Escritolândia, durante esse processo, conseguiu maior exposição da marca. Isso se deu, em grande medida, às parcerias realizadas e as novas configurações e estratégias de comunicação com o público. Apesar da visibilidade de marca ser parcialmente encoberta por características subjetivas de análise, alguns dados podem auxiliar no entendimento desse cenário.
Em 2021, por exemplo, com o recorte de data de 25/01/2021 a 31/12/2021, as métricas retiradas do Youtube mostram um total de 107.472 visualizações dos vídeos postados, 1,1 mil horas de exibição e um aumento total de 6 inscritos.
Já em 2022, devido aos novos procedimentos de comunicação adotados, os números aumentaram consideravelmente. Entre 1/01/2022 a 31/12/2022 efetuou-se um total de 1.113.427 visualizações, 10,1 mil horas de exibição e uma adição de 112 inscritos. Logo, houve um aumento em mais de 10 vezes apenas no número de visualizações e quase 19 vezes no número de inscritos.
Além dos dados do Youtube, pode-se inferir à maior visibilidade de marca os diversos clientes que chegaram por meio de indicações de profissionais parceiros, incluindo empresas com projetos robustos e ao aumento gradativo do número de seguidores na página do Instagram que são impactados por diferentes frentes de comunicação.
Houve crescimento na quantidade de arquitetos parceiros, assim como no número de projetistas contratados pela própria Escritolândia, fruto da demanda de clientes que buscam por esse serviço. Atualmente, a empresa já conta com 5 colaboradores específicos para a área de desenvolvimento de projetos.
Ademais, de acordo com feedbacks passados aos colaboradores nas lojas, bem como nas avaliações do Google, o atendimento especializado foi uma das características melhor avaliadas pelos clientes. À vista disso, os treinamentos foram e permanecem sendo de fundamental importância tanto para a compreensão dos desejos dos clientes, como para o aconselhamento técnico frente às necessidades dos projetos apresentados.
A respeito dos colaboradores, é de suma importância ressaltar o maior entrosamento entre e intraequipes, comprometimento com resultados e aperfeiçoamento considerável na abordagem de clientes e retenção de projetos. As reuniões, eventos e treinamentos, além de oferecerem informações valiosas para detalhamento técnico, também permitem que as relações pessoais se aprimorem por meio da troca de experiências em contextos mais aprazíveis.
As relações da Escritolândia com marcas e profissionais parceiros, bem como clientes, ganharam configurações de maior proximidade, conexão e entrosamento. Os feedbacks mostrados no tópico sobre evidências retratam com clareza a relevância dessas parcerias e os resultados significativos para os clientes e para os relacionamentos construídos a partir dos serviços prestados.
Antes de apontarmos informações relevantes acerca dos principais projetos citados - ND, Goedert e Teltec -, dados métricos comparativos demonstram um aumento de 12% na receita e um crescimento de 22% no ticket médio entre 2021 e 2022. Isto posto, os indicadores principais responsáveis por esse aumento - partindo-se de uma visão micro do processo, visto que todos os elementos são fundamentais - foram a elaboração de serviços para empresas com projetos robustos e o redirecionamento estético construído nas lojas, como os ambientes montados.
Quanto aos três projetos arrolados no caso aqui apresentado, é válido ressaltar algumas características importantes que incidem diretamente no aprimoramento da Escritolândia em suas novas formas de executar serviços e se relacionar com clientes e parceiros.
Comecemos pela empresa Teltec Solutions. O projeto de reestruturação física da empresa foi pensado por arquitetos parceiros, a +2Arquitetura, com o intuito de comemorar a inauguração da nova sede e a celebração de 30 anos da Teltec.
Utilizaram-se móveis já prontos da linha de vendas e outros que foram produzidos sob encomenda. Destaca-se, nesse ponto, a construção de uma grande árvore de madeira que remonta à história da empresa e uma mesa ameba desenhada pela +2Arquitetura e produzida pela Escritolândia. A originalidade e multifuncionalidade do projeto foram os pontos centrais e, todos eles, realizados de acordo com o desejo do cliente.
As reformas orquestradas na nova sede do Grupo Goedert também foram projetadas pelos arquitetos da +2Arquitetura. Desafiador, o projeto contou com o remodelamento do centro administrativo da empresa, contendo 75 estações de trabalho, salas de reuniões, gerência e diretoria. Além da diversidade de mesas e cadeiras de trabalho, os novos produtos incorporados, como persianas e carpetes, figuram pontos altos do projeto.
Por fim, a sede NDTV - afiliada à Record em Santa Catarina -, iniciou suas reformas junto à Escritolândia ainda em 2021, com a primeira redação integrada do Brasil. No entanto, foi em 2022, com a Escritolândia operando sob novos moldes, que todos os espaços comerciais e administrativos da emissora passaram por incríveis transformações - novas e modernas áreas de trabalho coletivo, salas de reuniões, recepção e diversos outros ambientes mais integrados, descontraídos e confortáveis.
Perante os resultados apresentados, pode-se aduzir que diversas frentes foram beneficiadas a partir das novas práticas de ação executadas. Além do considerável aumento do faturamento, que é imprescindível para a composição desse quadro, somam-se fatores de igual pertinência como o estreitamento de relações externas e internas e a busca constante por estratégias de comunicação pertinentes e que reflitam esse novo momento. A Escritolândia, a partir da inovação, cresceu e permanece atenta às transformações do mercado e às necessidades dos clientes.

Arquivos

Area

Comércio

Categoria do case

Subcategoria 3: empresa acima de 50 colaboradores

Instituições

Escritolândia comércio de móveis e equipamentos de escritório ltda - Santa Catarina - Brasil

Autores

IVAN NASCIMENTO