Prêmio AEMFLO

Dados do Case


Título

TRIPE DA INOVAÇAO – PESSOAS, PROCESSOS E FERRAMENTAS

Resumo do case

Estruturar o negócio, inovando através da implantação de processos, ferramentas e desenvolvendo pessoas.

Objetivo geral e específico (Qual foi a ação ou propósito alcançado com a realização do projeto? Exemplo: Diversificação das fontes de receita comparado ao ano anterior; Retenção de capital humano; Alcance dos clientes certos)


Objetivo geral do projeto era a total reestruturação do negócio visando profissionalização do mesmo;

Já os específicos
- Melhorar o posicionamento da marca diante de um ambiente com ao menos 4 concorrentes diretos próximos;
- Implantar processos e tecnologia para elevar o nível de gestão do negócio, possibilitar a análise dos resultados e agilidade na tomada de decisão;

Evidências do cases abordando a temática central: 'inovação' (Cite no mínimo 1 evidência com o foco em inovação realizada em seu case: Exemplos: A empresa desenvolveu uma operação que reduziu o tempo de espera no atendimento ao cliente)

Através de cronograma de atividades, inovamos:

● Reforma do imóvel - melhorando a estrutura tanto para a operação quanto para o visual da loja, o que também impactou na redefinição de todo o Layout das gôndolas, visando fluxo do cliente e curva ABC de valor de produtos, além da implantação de uma área mais organizada e destinada especialmente à padaria;
● Rebranding - redesign da marca para um posicionamento mais moderno e coerente com os objetivos do empreendimento tanto no ponto de venda quanto no meio digital;
● Reforma da fachada - atraindo olhares de possíveis novos clientes e melhorando a experiência do cliente dentro e fora da loja;
● Implantação de Processos que antes eram realizados empiricamente - gestão, financeiro, venda, marketing, compras, etc.;
● Implantação de ferramenta para a gestão do negócio;

Estratégias e soluções implementadas para atingir a resolução da ação, com descrição das fases do case (Quais foram as estratégias ou soluções implantadas no projeto? Exemplos: Criação ou contratação de ferramenta ou software)

Entramos no case com o desafio de inovar, renovar e elevar o nível de gestão sem ferir a cultura do negócio, porém agregando processos e trazendo expertise para o cliente.

Foram basicamente 3 frentes de trabalho em paralelo: Processos, Inteligência, Estrutura.

A renovação da loja fora executada em etapas paralelas ao redesign da marca que, além do planejamento de execução dos mesmos, contou com um projeto próprio para esta mudança, fazendo com que esta não impactasse os clientes de forma negativa, ao contrário, conseguimos habilmente incluir os clientes no processo tornando-os parte dessa mudança.
A reforma da loja, que não sofria mudanças há 20 anos, incluiu mudança estrutural na parte elétrica, piso, pintura, fachada, inclusão de um deck para colocar mesas e investimento em freezers, balcão e maquinários.
O resultado foi um mercado mais clean, mais iluminado e organizado, com capacidade de aumento de mix e uma jornada do cliente mais clara, prática e confortável.

A reforma possibilitou uma área de padaria nos fundos da loja (anteriormente na entrada e em menor tamanho). Assim, clientes devem necessariamente passar por todo mercado para a compra diária, aumentando as chances da elevação do ticket médio.
Com esta área e o deck externo, ainda foi possível que o cliente comprasse produtos para consumo no local.
Implantamos diversos processos tanto no operacional quanto na estratégia. Criamos todos os processos da empresa, de acordo com a sua cultura e sua realidade, conforme capital intelectual atual dos colaboradores, onde conseguimos ter segurança dos números e conseguimos apurar os resultados.
Implantação de ferramenta: Implantamos um sistema de gestão, Aethos Sistemas, que teve seu uso integrado aos processos do dia a dia da empresa, unificando as informações em uma única ferramenta, facilitando a apuração de resultados.
Reposicionamento nas redes sociais: Agindo de forma estratégica, engajamos os clientes com a história da empresa, fazendo-os participar da transformação, o que gerou um crescimento e empatia do público.
Desenvolvemos processo para ofertas, que envolvem tanto o ponto de venda quanto a divulgação nas redes sociais. O que torna os clientes mais conectados com o mercado e os atraem para as compras no local.

Resultados quantitativos e qualitativos do case (Cite no mínimo 1 resultado quantitativo e 1 resultado qualitativo alcançado no projeto)


● Controle dos processos e números da empresa;
● Aumento do engajamento das redes sociais;
● Uma marca moderna, original, de visibilidade e solidez;
● Um local onde o cliente e o colaborador se sentem confortáveis;
● Layout dos produtos de forma estratégica, fazendo com que o cliente circule por toda a loja.
● Equipe de colaboradores engajada e um clima organizacional ótimo.
● Faturamento, partimos do desconhecido (não era medido) para R$100.000,00 mil reais mês em média.
● Rentabilidade - antes não era medida, hoje em torno de 15%
● Processos claramente definidos para toda a equipe
● Projeto de expansão em planejamento.

Arquivos

Area

Serviços

Categoria do case

Subcategoria 2: empresa com 11 a 50 colaboradores

Instituições

MODELO VENCEDOR - Santa Catarina - Brasil

Autores

THIAGO CRISOSTOMO DA SILVA