Prêmio AEMFLO

Dados do Case


Título

TRANSFORMANDO A INDUSTRIA DE COSMETICOS PERFUMADOS COM MATERIAS PRIMAS SUSTENTAVEIS: UM CASE DE INOVAÇAO DA CICLO

Resumo do case

A Ciclo é uma indústria de cosméticos perfumados que decidiu inovar em sua produção, retirando das suas fórmulas ingredientes que podem prejudicar a natureza. Identificamos que muitos consumidores estão cada vez mais preocupados com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, e decidimos investir em uma linha de produtos mais ecológicos e sustentáveis.
Para isso, revisamos o nosso processo produtivo e ingredientes utilizados nos produtos, buscando alternativas mais sustentáveis e seguras para o meio ambiente e ao consumidor. Também investimos em embalagens mais ecológicas e em práticas de produção mais sustentáveis.
O resultado foi uma linha de produtos livre de componentes químicos como BHT, Triclosan, Parabenos, Silicone e Ftalatos, tornando mais ecológicos e sustentáveis, e que atende aos padrões de qualidade e segurança exigidos pelos consumidores. A empresa experimentou um aumento na demanda por seus produtos e uma maior fidelidade dos consumidores, que reconhecem o compromisso de fazer escolhas mais conscientes ao adquirir produtos de beleza.

Objetivo geral e específico (Qual foi a ação ou propósito alcançado com a realização do projeto? Exemplo: Diversificação das fontes de receita comparado ao ano anterior; Retenção de capital humano; Alcance dos clientes certos)

Nosso objetivo é abraçar a causa da beleza limpa (Clean Beauty) produzindo e fornecendo cosméticos que sejam seguros e saudáveis para o consumidor, ao mesmo tempo em que buscamos minimizar nosso impacto ambiental e promover práticas sustentáveis em nossa cadeia produtiva.
Isso contempla um compromisso com a eliminação de ingredientes que estão sendo estudados como prejudiciais para a saúde humana e para o meio ambiente, além da adoção de práticas sustentáveis em todos os aspectos da produção, desde a escolha de matérias-primas até a disposição final dos resíduos gerados.
Além disso, quando abraçamos a causa da beleza limpa investimos em pesquisa e desenvolvimento para encontrar alternativas seguras e sustentáveis para os ingredientes tradicionalmente utilizados na produção de cosméticos, bem como em embalagens reutilizáveis e práticas produtivas mais sustentáveis.
O objetivo final é oferecer ao consumidor produtos que não só ajudem a melhorar seu bem-estar, mas que também sejam compatíveis com uma vida saudável e sustentável, contribuindo para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento de uma sociedade mais consciente e responsável.

Evidências do cases abordando a temática central: 'inovação' (Cite no mínimo 1 evidência com o foco em inovação realizada em seu case: Exemplos: A empresa desenvolveu uma operação que reduziu o tempo de espera no atendimento ao cliente)

Entrega de soluções inovadoras em termos de formulação com fórmulas livre de matérias-primas possivelmente prejudiciais ao meio ambiente;
Busca por fórmulas mais simples, fortalecendo o mercado minimalista e ecológico de cosméticos;
Entrega de fórmulas mais suaves e menos agressivas ao consumidor.

Estratégias e soluções implementadas para atingir a resolução da ação, com descrição das fases do case (Quais foram as estratégias ou soluções implantadas no projeto? Exemplos: Criação ou contratação de ferramenta ou software)

- Alteração das formulações para uma fórmula com menos ingredientes (minimalista), matérias-primas mais sustentáveis e suaves ao consumidor;
- Estudo da proposta de Clean Beauty (Beleza Limpa) no mercado internacional de beleza;
- Contato com fornecedores para encontrar as ingredientes que atendam os apelos esperados: não controversa perante o consumidor, possibilitando uma formulação minimalista, que ofereça segurança na utilização pelo consumidor, não agressiva do meio ambiente, inclusive na sua forma de obtenção, com documentação comprobatória destas questões;
- Desenvolvimento dos produtos em laboratório;
- Estudo de estabilidade das fórmulas propostas;
- Realização de testes de segurança para garantir a utilização segura pelo consumidor;
- Aprovação pela Vigilância Sanitária;
- Desenvolvimento de embalagens que utilizam material reciclado em sua composição, que garantam a proteção da formulação e que possuam em sua composição materiais biodegradáveis e que acelerem este processo, diminuindo o impacto no meio ambiente.

Resultados quantitativos e qualitativos do case (Cite no mínimo 1 resultado quantitativo e 1 resultado qualitativo alcançado no projeto)

Resultado quantitativo:
Crescimento da rede social Instagram da empresa Ciclo Cosméticos em 17,4% desde o lançamento da linha Kiss You More na plataforma.
Resultado qualitativo:
Apesar da limpeza de matérias-primas nas fórmulas, os cosméticos elevaram a sua qualidade, apresentando desempenho de projeção e fixação que agradaram aos consumidores.

Area

Indústria

Instituições

CICLO INDÚSTRIA COMERCIO E REPRESENTAÇÃO DE COSMÉTICOS - Santa Catarina - Brasil

Autores

LAURA OLIVEIRA SAUVAS