Prêmio AEMFLO

Dados do Case


Título

COLEGIO MOVHI, EM PARCERIA COM A AGENCIA ELEVON, POTENCIALIZA A CONEXAO COM A COMUNIDADE ESCOLAR POR MEIO DE INOVAÇAO NA MARCA, COMUNICAÇAO, FERRAMENTAS DE GESTAO E INFRAESTRUTURA.

Resumo do case

Fundado em 1997 por realização do sonho de duas famílias empreendedoras: criar uma instituição de ensino que fosse referência no município de São José.

No ano de aniversário de 25 anos de fundação, fortemente influenciados pelo constante crescimento e evolução, decidimos investir em um processo de inovação considerando nossa história e conquistas presentes e futuras.

A equipe gestora do Colégio, sentindo a importância de fortalecer a conexão com as famílias, alunos atuais e potenciais e seus colaboradores, decidiu trazer para toda a comunidade escolar um verdadeiro pacote de iniciativas inovadoras, imprimindo novo padrão de qualidade na rede de educação básica privada da cidade de São José.

Este passo de modernização consistiu em um processo criteriosamente estruturado de:
-Renovação da marca;
-Projeto arquitetônico inovador impactando em significativas alterações na infraestrutura e mobiliário da instituição;
-Mudança no sistema de gestão;
-Adoção de novas ferramentas de tecnologia;
-Implementação de novos processos internos;
-Capacitação do time em novas habilidades comportamentais com foco em atendimento de qualidade e métricas de vendas.

O processo de transformação foi mostrando que existia algo novo acontecendo, e visualmente aguçou o interesse da comunidade. Despertou o senso de pertencimento, agradando aos pais e colaboradores, gerando maior conexão com os alunos e diversos outros resultados qualitativos. As iniciativas atingiram resultados quantitativos extraordinários, como o aumento em mais de 40% na captação de novas matrículas e o crescimento de mais de 13% na pesquisa NPS aplicada com visitantes.

Objetivo geral e específico (Qual foi a ação ou propósito alcançado com a realização do projeto? Exemplo: Diversificação das fontes de receita comparado ao ano anterior; Retenção de capital humano; Alcance dos clientes certos)

Objetivo geral:
Fortalecer a conexão com a comunidade escolar e atrair novos alunos por meio de inovações na marca, comunicação, tecnologia, infraestrutura, ações de marketing e capacitação do time.

Objetivos específicos:
-Reposicionamento da Marca: criar uma marca moderna, alinhada ao propósito, valores e crenças.
-Projeto arquitetônico e modernização da infraestrutura: modernizar a fachada, os ambientes internos e externos e o visual completo do colégio, priorizando conforto e bem-estar, apresentando visualmente os novos atributos da marca.
-Comunicação e Marketing: fortalecer a conexão com a comunidade escolar e incrementar o engajamento dos colaboradores e o encantamento dos alunos e famílias.
-Tecnologia: implementação de novas ferramentas e capacitação em novos processos de atendimento e vendas.
-Time: capacitar o time em atendimento e gestão.

Evidências do cases abordando a temática central: 'inovação' (Cite no mínimo 1 evidência com o foco em inovação realizada em seu case: Exemplos: A empresa desenvolveu uma operação que reduziu o tempo de espera no atendimento ao cliente)

-Mudança completa da marca, desde o nome ao posicionamento e a comunicação, com nova identidade visual. Realizado junto com agência Elévon, especializada em Branding;
-Divulgação da nova marca em live no Youtube e uso de chroma key para melhor experiência.
-Inovação arquitetônica da infraestrutura - projeto elaborado por escritório de arquitetura especialista em Escolas;
-Adoção de metodologia de funil de vendas para controle do fluxo de matrículas novas. Implementação de novas ferramentas de CRM (Gestão de relacionamento com o cliente), atendimento telefônico e ERP (Software de gestão integrado);
-Digitalização do processo de matrículas e de pagamentos;
-Novo ERP gerando automatização na emissão e baixa de boletos - maior produtividade para equipe de operação;
-Iniciamos a comunicação no TikTok. Viralizou, atingindo quase 500 mil visualizações;
-Pela primeira vez em nossa história utilizamos influenciadores (@floripamilgrau) como canal de divulgação;
-Mudanças nos processos internos e comportamentais da equipe de atendimento;
-Criação de marca própria com protocolo de registro no INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Prática não muito comum em nosso segmento de atuação.

Estratégias e soluções implementadas para atingir a resolução da ação, com descrição das fases do case (Quais foram as estratégias ou soluções implantadas no projeto? Exemplos: Criação ou contratação de ferramenta ou software)

Fase 1: Reposicionamento da Marca (março a outubro/22)

Em março de 2022, antes de iniciar o projeto, fizemos um mapeamento de percepção e análise de pontos críticos junto aos stakeholders;
A partir da convicção de inovar, contratamos a Elévon, agência especializada em Branding;
Entre os quase 100 funcionários do Colégio, selecionamos 6 pessoas chaves internas para conduzirem o processo;
Iniciamos a participação na Mentoria de Posicionamento e Diferenciação de Marcas, da agência Elévon, que trouxe um olhar profundo sobre a visão dos pais, alunos e colaboradores.
Abrimos um canal de discussão com representantes de cada um dos públicos. A partir de encontros com parte do corpo docente e outros colaboradores, além de entrevistas com pais e alunos, todo o material produzido foi compilado em relatório único que possibilitou o entendimento da percepção de cada participante. Isto contribuiu para a compreensão da persona, proposta de valores e propósito, criando o posicionamento que seria utilizado na nova marca: somos um Colégio em constante evolução, construindo ensino forte com competência e acolhimento, da Educação Infantil ao ingresso universitário;
O novo DNA da Marca: o Colégio não para, e não poderia ser diferente. A educação e o ensino são áreas em constante transformação e evolução. Se as pessoas mudam, seus hábitos mudam, a forma de viver muda e nós também precisamos mudar, inovar e evoluir. A nossa gestão e suas ferramentas, a nossa estrutura e, principalmente, nossos colaboradores. Tudo e todos estão em constante aperfeiçoamento. Não paramos. Isso faz do nosso Colégio um ambiente humano e harmônico, onde todos têm voz e o respeito pelas pessoas surge de forma natural. Todos os elementos são capazes de atuar integrados e pelo bem comum. Estes pilares sustentam um espaço acolhedor e agradável onde as pessoas se sentem bem e felizes;
A partir da geração do novo nome (para a etapa de criação de novo nome, adicionalmente contratamos a agência Limão), foi criada uma identidade mais atual, jovem e cheia de energia, pensada para expressar movimento, transformação e evolução. E mais, um novo símbolo, simples, mas não menos significativo, que possibilita aos alunos mais novos replicarem em seus desenhos;
Nova identidade visual para site, redes sociais, circulares, busdoor, outdoor, vídeos, entre outros. Link para degustação: https://www.elevon.com.br/portfolio_page/colegio-movhi/;
Nova linha completa de uniformes, diferenciada de tudo o que há na região.

Fase 2: Projeto arquitetônico e modernização da infraestrutura (março a dezembro/22)

Diagnóstico das condições da infraestrutura e estabelecimento de prioridades;
Contratação de escritório de arquitetura especializado em escolas;
Elaboração de projeto arquitetônico, envolvendo as seguintes áreas: fachadas, recepção, pátios, áreas de acesso dos alunos, salas de aula, áreas de circulação interna, sala dos professores e salas de coordenadores;
Definição das etapas que poderiam ser executadas durante o período de aulas, sem descuidar da segurança dos frequentadores do local, e o que teria que aguardar o período de férias escolares;
Orçamento e contratação de fornecedores;
Início das obras e inauguração de cada etapa entregue.
Vídeo de parte da nova estrutura no link: https://www.instagram.com/reel/Cpf38regmd7/?utm_source=ig_web_copy_link

Fase 3: Comunicação e Marketing (outubro a dezembro/22)

O projeto inteiro foi mantido em sigilo por 7 meses, até que fosse finalizada a parte de design e o planejamento de comunicação e marketing;
Para fomentar a curiosidade da comunidade escolar, criamos um cronograma de comunicados sobre “algo grandioso que estava prestes a ser lançado”;
Convidamos toda a equipe de colaboradores para o evento surpresa (presencial e festivo) de pré-lançamento interno. No dia seguinte foi realizada a live de lançamento oficial para toda a comunidade escolar, informando a mudança do nome, posicionamento e nova identidade visual do Colégio, além de posts nas redes sociais e comunicado na agenda digital (app interno).
Em paralelo, iniciamos a campanha publicitária externa, online e offline. Veiculamos a nova marca e posicionamento em outdoors, busdoors, banners e cartazes internos, anúncios online, posts patrocinados e divulgação digital de massa através dos influenciadores @floripamilgrau;
Evento extra e surpresa de comemoração de lançamento, com todos os alunos, exatamente no dia em que a instituição completou 25 anos, com diversos pontos de ativação da nova marca e distribuição de brindes: https://www.instagram.com/reel/CkBnkuFgrbA/;
Eventos pedagógicos posteriores ao lançamento receberam pautas e ativações sobre a nova marca.

Fase 4: Novas ferramentas de tecnologia

Visando a otimização de procedimentos e propiciar mais eficiência e praticidade aos nossos clientes, iniciamos a digitalização de processos e mudamos nosso ERP, trazendo a possibilidade da realização da matrícula 100% online. Isso possibilitou a redução de impressões e também o descarte da antiga necessidade de cobrança de cheque pré-datado para pagamento das mensalidades de janeiro e fevereiro/2023 (período de férias escolares), deixando o processo comercial mais fluído e atual;
Adotamos um CRM e a metodologia de funil de vendas para controle de todo o fluxo de novas matrículas;
Implantamos software de chamadas telefônicas permitindo a gestão de indicadores fundamentais para este canal de vendas e atendimento;
Iniciamos a comunicação no TikTok e viralizamos com publicações que atingiram quase 500 mil visualizações;
Consolidamos a pesquisa de percepção (NPS) que é aplicada às famílias que visitam presencialmente o Colégio.

Fase 5: Capacitação do time

Foram mais de 70 horas de treinamento envolvendo participantes de diferentes áreas da instituição:
Capacitação em CRM;
Capacitação sobre o novo ERP;
Capacitação sobre o software de chamadas telefônicas;
Treinamento Jornada de Matrículas;
Mentoria de Posicionamento e Diferenciação de Marcas - com agência Elévon;
Treinamento Metodologia Funil de Vendas para escolas;
Encontro focado em team building com a equipe da Educação Infantil, no espaço Casa Cuore, em Imbituba-SC.

Resultados quantitativos e qualitativos do case (Cite no mínimo 1 resultado quantitativo e 1 resultado qualitativo alcançado no projeto)

Quantitativos:
-Crescimento de 46% em matrículas novas, em comparação com o ano anterior;
-Aumento de 15% na performance de conversão final no funil de vendas: visitantes que converteram em matrículas.
-Elevação do conceito nas avaliações recebidas através da Pesquisa de Percepção respondida pelos pais visitantes:
a - Crescimento de 13,5 pontos percentuais na pesquisa Net Promote Score (NPS) em comparação com o ano anterior.
b -Pergunta aberta: “Qual foi o aspecto positivo que mais lhe chamou a atenção sobre o Colégio Movhi?”. Tivemos 94% de crescimento em elogios para a nova infraestrutura, através de comentários, em comparação com o ano anterior. Vídeo: https://www.instagram.com/reel/CoFIpWnPa_y/
c -”Como você avalia os itens abaixo? [Infraestrutura]”. Pergunta fechada: 24% de crescimento na seleção do campo “Ótimo”, em comparação com o ano anterior;
-Criação de marca com protocolo de registro no INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial;
-Digitalização dos processos de matrículas e de pagamentos;
-Novo ERP gerando automatização na emissão e baixa de boletos, trazendo mais produtividade para equipe de operação;
-Aumento de 148% nas visualizações do perfil do Instagram após o lançamento da nova marca. Link: https://www.instagram.com/colegiomovhi/reels/;
-Aumento de 32% no tráfego do site com origem no Instagram;
-Aumento de 755% na taxa de engajamento na página no Facebook.

Qualitativos:
Ter saído da rotina para analisar e conversar estrategicamente sobre o Colégio, juntamente com a equipe especializada da Agência Elévon, foi algo mágico para nós. Um momento de grande fortalecimento da nossa identidade, recheado de produtivas discussões para continuar evoluindo cada vez mais e atendendo com excelência as expectativas das famílias que optam por confiar seus filhos ao Colégio Movhi.

Criamos uma identidade mais atual, jovem e cheia de energia, que expressa movimento, transformação e evolução. E mais, um novo símbolo, simples, mas não menos significativo, que possibilita aos alunos menores replicarem em seus desenhos.

Confirmando o que foi planejado, o projeto trouxe fortes atributos de modernidade para a nossa marca, sem deixar de lado a essência e história dos 25 anos do Colégio. Logo que foi lançada para o nosso público, caiu na boca e no carinho das pessoas.

O engajamento, entusiasmo e motivação que o projeto gerou em toda a comunidade escolar são os principais frutos colhidos de todo o trabalho realizado, o que muito nos orgulha.

A equipe comercial teve engajamento significativo com as metas traçadas e um comportamento focado nos resultados e organização das informações no CRM, gerando, assim, uma base de dados importante para o histórico e análises.

Alguns dos feedbacks que recebemos da comunidade escolar após o lançamento:

“Aqui em casa rolou a maior festa. Uma galerinha se reuniu e comemoraram muito. Parabéns. Não foi fácil guardar segredo deles, mas valeu a pena pela reação coletiva.”
“Amei o espaço novo, uniformes, tudo! Parabéns pela evolução.”
“Aqui em casa também amamos a transformação. Moderno e muito atrativo para nossas crianças. Parabéns.”
“As kids assistiram a Live com euforia. Encantadas ! Gostamos do nome, da nova identidade visual, da estrutura e de todo o renovo. Parabéns.”
“Eu achei incrível. Moderno, aconchegante. Tudo lindo! Estão de parabéns!”

Area

Serviços

Instituições

INSTITUTO DE ENSINO SÃO JOSÉ - Santa Catarina - Brasil

Autores

PEDRO PAULO DA SILVA NETO