Interforensics 2023

Dados do Trabalho


Título

REVELAÇAO DE FRAGMENTO DE IMPRESSAO DIGITAL COM QUALIDADE PARA CONFRONTO EM MADEIRA ENVERNIZADA (ESTUDO DE CASO)

Introdução

Impressões digitais em locais de crime podem ser visíveis, latentes ou plásticas. As impressões latentes necessitam ser reveladas e isso pode ser alcançado com pós, reagentes líquidos, gases ou irradiações luminosas. A técnica comumente utilizada em maior variedade de superfícies é a de pó, pincel e decalque. Em superfícies porosas, como a madeira, recomenda-se a utilização de reagentes como ninidrina, pós magnéticos e nitrato de prata, dependendo das características da madeira. No entanto, a utilização de pós magnéticos em madeiras lisas muitas vezes é frustrante. Um caso bem-sucedido de revelação de impressão digital em uma porta de madeira envernizada foi relatado neste caso.

Objetivos

Estudo de caso de local de crime contra o patrimônio (roubo), no qual foi revelado um fragmento com qualidade para confronto, em uma porta de madeira envernizada.

Parte experimental

A superfície de madeira envernizada foi exposta a luz branca rasante para busca de fragmentos. Foi aplicado pó magnético do tipo silver/black (Sirchie®), para revelação da impressão latente.
O fragmento foi fotografado e a imagem tratada, realizando a inversão de cores para as cristas papilares escuras (Figura 2), utilizando software específico (Adobe Photoshop®).

Resultados e Discussões

O fragmento latente revelado em superfície de madeira envernizada, utilizando pó magnético silver/black, possuía 14 pontos característicos, identificados no software GBS Best, possuindo qualidade suficiente para confronto.

Conclusões

Com base neste estudo de caso, conclui-se que a madeira envernizada pode ser um suporte importante a ser avaliado durante a perícia de local de crime. Sendo a porta geralmente constituída de madeira e o principal acesso das residências, é necessária a avaliação do suporte e a utilização de pós magnéticos em superfícies envernizadas.

Referências e agradecimentos

Ministério da Justiça. SENASP. Manual de uso prático. Kit de revelação de impressões papilares latentes em local de crime.
Velho, J.A. et al. Locais de crime: Dos vestígios à dinâmica criminosa. Millenium Editora, 2013.

Palavras Chave

impressão latente, pó magnético, superfícies porosas

Arquivos

Área

Perícias Externas

Autores

ALINE BORGES TEIXEIRA, ALESSANDRO SANCEVERINO GONÇALVES, LETICIA DA SILVEIRA PINHEIRO , WLADIANA MARIA L. DE OLIVEIRA, ALINE CRISTINA HAMMES, LUCIANO HENRIQUE B. DE OLIVEIRA