Dados do Trabalho
Título
NOVAS SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS: ELABORAÇÃO DE UMA CARTILHA COMO FERRAMENTA PARA PROMOVER O CONHECIMENTO
Introdução
As Novas Substâncias Psicoativas (NSP) são drogas de abuso que tem sido um novo problema de saúde pública no Brasil e no mundo, principalmente pela população mais jovem (UNODC, 2021). Podem ser classificados de acordo com sua atividade psicofarmacológica, ou seja, estimulantes, canabimiméticos, alucinógenos e depressores do sistema nervoso central (SNC). Estamos diante de substâncias neurotóxicas, com alto poder de dependência e associadas a graves efeitos na saúde física e psicossocial dos seus usuários, sendo necessário educar e alertar os jovens para salvaguardar a saúde pública diante do fenômeno das NSP.
Objetivos
Tendo em vista os desafios que as NSP representam para as políticas públicas de saúde, e a escassez de informações sobre seus efeitos no organismo, este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de uma cartilha informativa e ilustrativa, a fim de orientar principalmente a população mais jovem sobre os reais riscos associados ao uso das NSP, elucidando seus efeitos adversos e psicofarmacológicos no organismo.
Parte experimental
Foram realizadas buscas de estudos científicos nas bases de dados PubMed, Web of Science e Google acadêmico, que relatassem os efeitos psicofarmacológicos de diferentes classes das NSP, utilizados como base para a construção de uma cartilha informativa.
Resultados e Discussões
Neste trabalho, foi revisado através da litaretura científica as principais informações de cada classe de NPS, sendo elas estimulantes, canabimiméticas, alucinógenas e depressoras do sistema nervso central, para elaboração de uma cartilha informativa e ilustrativa abordando os principais mecanismos de ação, formas de uso e efeitos adversos .A cartilha desenvolvida está registrada no repositório institucional da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e pode ser melhor consultada através do QRcode representado na figura 1 deste trabalho.
Conclusões
As NSP modulam diferentes neurotransmissores, interagem com diferentes receptores do sistema nervoso e causam uma série de disfunções neuropsiquiátricas e alterações fisiológicas no organismo. A cartilha desenvolvida é capaz de promover o conhecimento sobre essa temática, através de uma linguagem clara e ilustrativa, para orientar e conscientizar a população sobre os riscos associados ao uso dessas substâncias.
Palavras Chave
toxicidade, drogas sintéticas, políticas públicas.
Arquivos
Área
Química e Toxicologia Forense
Autores
MICHELE GOULART DOS SANTOS