Dados do Trabalho
Título
VARIAÇAO ISOTOPICA DE C E N DE POPULAÇOES CONTEMPORANEAS BRASILEIRAS: ABORDAGEM SOCIAL E DIETETICA
Introdução
Estudos isotópicos de dietas humanas são importantes para conhecer mais sobre padrões sociais e ambientais, além do contexto em que populações arqueológicas ou contemporâneas viveram. O Brasil é um país com hábitos alimentares diferentes entre as regiões. Assim, esse trabalho traz uma abordagem social e dietética da técnica isotópica, com potencial utilização para identificação humana buscando padrões de alimentação e origem geográfica.
Objetivos
Detectar padrões de dieta na população brasileira por meio de δ13C e δ15N da queratina das unhas, além de compará-los pelo local de origem e condições socioeconômicas.
Parte experimental
As amostras foram coletadas nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil, com a colaboração de clínicas odontológicas de universidades. As unhas passaram por limpeza com álcool e clorofórmio (2:1), foram cortadas e pesadas antes da queratina seguir para o espectrômetro de massas.
Resultados e Discussões
Os resultados indicam uma tendência no agrupamento de acordo com a região e o estado de origem (Figura 1). Cidades com maiores valores de IDH tem δ13C mais próximos aos de plantas C4 (milho e cana-de-açúcar, por exemplo), indicando maior consumo de alimentos industrializados. O δ15N da região Nordeste teve grande variação, e os dados sobre consumo de peixes, obtidos através do questionário de coleta, podem auxiliar na explicação de tal fenômeno.
[Figura 1]
Figura 1. Scatter plot com os valores de δ13C e δ15N da queratina analisada.
Conclusões
Os resultados reiteram o potencial dos isótopos estáveis como marcadores de dieta e origem de indivíduos humanos nas populações contemporâneas. A ferramenta tem potencial para futuramente ser utilizada na identificação humana, auxiliando em casos de pessoas não reconhecidas e desaparecidas.
Referências e agradecimentos
Nardoto, G.B., Sena-Souza, J.P., Kisaka, T.B. et al. Increased in carbon isotope ratios of Brazilian fingernails are correlated with increased in socioeconomic status. NPJ Sci Food 4, 9. 2020.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Edital nº 16/2020, PROCAD-SPCF(Segurança Pública e Ciências Forenses).
Palavras Chave
Isótopos estáveis, identificação humana, dieta de população contemporânea
Arquivos
Área
Isótopos Forenses
Instituições
Universidade de São Paulo (USP)- Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) - São Paulo - Brasil
Autores
JULIANA SOARES EMENES, MURILO RIBEIRO QUINTANS BASTOS, LUIZ ANTONIO MARTINELLI