Dados do Trabalho
Título
LIVE ANALYSIS EM TOTEM CAÇA-NIQUEL:PROPOSTA METODOLOGICA
Introdução
A Lei de Contravenções Penais (LCP) prevê como contravenção penal a prática de jogo de azar.
Os jogos de azar do tipo caça-níquel outrora tiveram sistemas de funcionamento mecânicos e atualmente estão informatizados, sendo armazenados em mídias físicas e/ou na nuvem. As análises forenses nos sistemas de atuação mecânica e em mídias de armazenamento digitais já tiveram suas metodologias bem estabelecidas (NOGUEIRA, 2002; SILVA, 2012), porém não há metodologia para perícias de jogos de azar baixados instantaneamente da nuvem. Este trabalho visa apresentar metodologia desenvolvida por Peritos Criminais do NPC de Campinas, os quais, através do encontro de vestígios de uso de jogos sorteadores de resultado mediante aposta em máquinas do tipo Wordlink baseadas no Sistema Operacional Ubuntu 12.04, puderam materializar a prova que configura a contravenção de jogos de azar.
Objetivos
Apresentar metodologia aplicada para exames periciais em jogos de azar disponibilizados na nuvem.
Parte experimental
Consistiu no uso de técnicas de computação forense de live analysis de totens de acesso à serviços de internet os quais eram indicados como dispositivos de jogos de azar do tipo caça-níquel.
A análise inicia-se com a abertura do shell, seguido da execução de comandos específicos a fim de se obter o script que revela informações relevantes de arquivos criptografados. Com o último comando executado, é possível visualizar a senha para acesso ao menu alternativo que leva a jogos sorteadores de resultado. Recomenda-se fotografar as telas após cada comando executado.
Resultados e Discussões
Como resultado da execução dos comandos da metodologia, é possível obter informações que permitem acessar o sistema como usuário “Administrador”, tendo acesso ao menu alternativo com jogos do tipo caça-níquel baixados de servidor através da Virtual Private Network configurada na máquina cliente: totem.
Tal proposta metodológica fornece elementos para a constatação e torna-se a prova material para a contravenção penal da prática de jogos de azar mediante aposta contidos no art. 50 da LCP.
Conclusões
A metodologia proposta tem como resultado a constatação da prática de jogos de azar em equipamentos para os quais não era possível tal identificação, porém não esgota o assunto e novas metodologias podem ser propostas e aplicadas.
Referências e agradecimentos
SILVA, C. E. da. Emprego da engenharia reversa para caracterização do modus operandi das máquinas caça-níqueis quanto à prática de jogo de azar e outras fraudes. 2012.
NOGUEIRA, Máquina Caça-Níqueis. Revista Perícia Criminal. Nº12. 2002.
Palavras Chave
computação forense, caça-níquel, jogos de azar
Arquivos
Área
ICCyber
Instituições
NPC de Campinas - IC/SPTC-SP - São Paulo - Brasil
Autores
EDUARDO BECKER TAGLIARINI, JOSÉ MATEUS MORAIS