Dados do Trabalho


Título

O IMPACTO DO USO DE CONTRACEPTIVOS NA FERTILIDADE FEMININA DAS MULHERES BRASILEIRAS: UMA REVISAO SISTEMATICA

Fundamentação/Introdução

O método contraceptivo hormonal é amplamente utilizado por mulheres, principalmente durante a idade fértil e parte dos seus efeitos colaterais são conhecidos.

Objetivos

Analisar os artigos publicados que abordem o efeito do anticoncepcional na fertilidade de mulheres brasileiras

Delineamento e Métodos

Foi realizada uma revisão sistemática da literatura, buscando identificar estudos que avaliaram, pesquisaram ou relataram os efeitos do uso de anticoncepcionais orais na fertilidade de mulheres no Brasil. A busca foi realizada por pares. Esta revisão foi conduzida em quatro etapas: identificação, seleção, avaliação de elegibilidade e inclusãoAs pesquisas bibliográficas foram realizadas no período de 2014-2024, em periódicos científicos indexados nas bases de dados PubMed, Google Acadêmico, SciELO, Medline e Lilcas utilizando como termos de busca: “Contraceptivo; Fertilidade; Brasil”, “Contraceptivo; Infertilidade; Brasil”, tanto em português como inglês. Posteriormente, os estudos foram avaliados de acordo com o título e com o resumo. Foram excluídos artigos que não tinham como amostra mulheres brasileiras ou que residem no Brasil, artigos que não avaliam nem de forma direta nem de forma indireta questões relacionadas à fertilidade, artigos. A partir dessas análises, os artigos foram aprofundados na fase da avaliação, por meio da leitura completa dos artigos. Os estudos incluídos têm os seguintes critérios de elegibilidade: estudos que avaliam de forma direta ou indireta o impacto do uso de anticoncepcional na fertilidade de mulheres no Brasil.

Resultados

Foram selecionados 28 artigos. o principal foco das publicações referentes aos efeitos do anticoncepcional relacionado a fertilidade está mais associado a questões como aborto, planejamento familiar e avaliação de fatores sociodemográficos. Os dados apresentados mostram que de fato há uma preocupação com a saúde da mulher, mas é necessário que haja uma investigação mais direcionada para a fertilidade de fato, inicialmente pesquisando sobre a descontinuidade do método contraceptivo e os efeitos na fertilidade, além de uma avaliação mais detalhada sobre os impactos sociais do uso do anticoncepcional na saúde da mulher, principalmente com um olhar mais individualizado e personalizado e não apenas como sociedade.

Conclusões/Considerações Finais

Não foram encontrados artigos que avaliam de fato aspectos relacionados à fertilidade ou a descontinuação do método e os efeitos na fertilidade das brasileiras.

Palavras Chave

Anticoncepcional oral, método contraceptivo, fertilidade, infertilidade, saúde da mulher.

Arquivos

Área

TEMA LIVRE

Autores

LARA EDUARDA ZANELLA PERTUZZATI, LAURA CONCEIÇÃO DE SOUZA, GUSTAVO MOTTIN RIZOWY