Dados do Trabalho


Título

PEPTIDEOS BIOATIVOS ISOLADOS DE FONTES ALIMENTARES COM ATIVIDADE ANTIOXIDANTE E SUA APLICAÇAO EM PRODUTOS COSMETICOS.

Fundamentação/Introdução

Peptídeos bioativos compreendem pequenos fragmentos proteicos com atividade biológica, e que podem ser obtidos de qualquer fonte proteica, seja ela animal ou vegetal. A bioatividade dos peptídeos depende de alguns fatores, como o número, arranjo e hidrofobicidade dos aminoácidos que os compões, bem como seu peso molecular. Dentre as inúmeras bioatividades e aplicações, podemos citamos o seu potencial antioxidante e aplicação em produtos cosméticos.

Objetivos

Analisar as propriedades físico químicas de peptídeos isolados de alimentos, com propriedades antioxidantes, aplicados em produtos cosméticos.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, onde foram analisados artigos científicos que abordam aspectos inerentes ao objetivo proposto. A metodologia incluiu a busca em bases de dados como PubMed e SciELO, utilizando palavras-chave relacionadas ao assunto.

Resultados

Entre os principais peptídeos identificados na literatura, destacam-se aqueles obtidos por hidrólise do colágeno, especialmente de origem marinha, como os derivados da pele de peixe. Esses peptídeos são amplamente utilizados em produtos, como géis, sendo reconhecidos como os mais eficazes e seguros. Relatos indicam que seu uso auxilia na neutralização de radicais livres na pele, combatendo o envelhecimento cutâneo e melhorando a qualidade e elasticidade da pele por meio da inibição de vias inflamatórias de estresse. Nesse contexto, a atividade antioxidante dos peptídeos foi atribuída à presença de aminoácidos específicos em sua sequência, como prolina (P), histidina (H), cisteína (C), fenilalanina (F), triptofano (W) e tirosina (Y).

Conclusões/Considerações Finais

Em suma, peptídeos bioativos, especialmente os obtidos por hidrólise do colágeno marinho, apresentam significativo potencial antioxidante e são eficazes em aplicações cosméticas. A presença de aminoácidos específicos em sua composição contribui para a neutralização de radicais livres e
a melhora da elasticidade da pele, destacando sua segurança e eficácia como ingredientes cosméticos.

Palavras Chave

Colágeno; Cosmetologia; Estética; Biotecnologia.

Arquivos

Área

TEMA LIVRE

Autores

BIANCA ALMEIDA CRACCO, ALICE LAZZARI TURMINA, EMYR HIAGO BELLAVER