XI Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina / I Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina Estética

Dados do Trabalho


Título

COMO JOGOS EDUCATIVOS IMPACTAM NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM BIOQUIMICA: RELATO DE EXPERIENCIA

Fundamentação/Introdução

A bioquímica é uma disciplina do ciclo básico presente em diversos cursos da área da saúde que permite compreender o ser humano e auxiliar na busca de soluções para as disfunções biológicas metabólicas. Por ser considerada uma área complexa, é necessário a aplicação de metodologias diferentes que atendam as necessidades dos estudantes e possam estimular e impactar no processo de aprendizagem.

Objetivos

Esse relato de experiência tem como objetivo demostrar como jogos educativos impactam na aprendizagem significativa no conteúdo de fosforilação oxidativa e transporte de elétrons.

Delineamento e Métodos

Na disciplina de bioquímica foi desenvolvido e aplicado um jogo composto por 16 cartas com informações adquiridas na aula e em conteúdo complementares. No jogo “Cara a Cara da Fosforilação”, os alunos foram divididos em dois grupos de até três integrantes, cada grupo deveria adivinhar a carta sorteada pelo grupo adversário com base nas características químicas estudadas. No jogo “Quem sou eu na Fosforilação Oxidativa”, a disputa foi individual: cada aluno do grupo, composto por até 8 pessoas, posiciona uma carta em sua testa e, com base no conteúdo, precisa adivinhar o item sorteado.

Resultados

Após iniciar a dinâmica, os discentes presentes participaram de ambos os jogos para testar o nível de aprendizado e a didática de cada um. Os jogos foram capazes de estimular o engajamento da turma e motivou os estudantes. Ao contrário de metodologias tradicionais, os jogos estimularam a resolução dos desafios e a participação da turma. Isso me fez perceber que elementos lúdicos utilizados no processo de ensino e aprendizado tornam o conteúdo mais cativante e divertido, facilitando assim compreender melhor o tema estudado.

Conclusões/Considerações Finais

Diante do exposto, pode-se concluir que os jogos atingiram os objetivos propostos, visto que, auxiliaram didaticamente no processo de estímulo da aprendizagem e memorização do conteúdo, percebemos assim que os jogos são importantes para o processo de ensino e aprendizagem.

Palavras Chave

Bioquímica, metodologia ativa, ensino, aprendizado.

Arquivos

Área

Tema Livre

Autores

TALINE MARIA FONTANA