Dados do Trabalho
Título
EFICACIA DO OLEO DE MELALEUCA NO TRATAMENTO DE ACNE
Fundamentação/Introdução
A acne é uma doença crônica que atinge diferentes faixas etárias. Se não tratada, muitas vezes pode afetar a saúde emocional e a autoestima do indivíduo acometido, principalmente na adolescência (FIGUEIREDO et al., 2011). Apesar de existirem várias opções terapêuticas para o tratamento da mesma, a resposta inadequada à terapêutica e os elevados custos associados a alguns tratamentos, levam a um aumento da procura por terapias alternativas e complementares. O óleo de melaleuca é um óleo essencial volátil, destilado a vapor da planta nativa da Austrália, Melaleuca alternifolia. São utilizadas suas folhas e ramos terminais. Possui propriedade antimicrobiana de amplo-espectro, antioxidante, anti-inflamatória e cicatrizante devido à elevada concentração de terpenos (monoterpenos, sesquiterpenos e seus álcoois) (GONELLI et al., 2008).
Objetivos
Realizar uma análise bibliográfica visando explorar a utilização do óleo de melaleuca como agente ativo no gerenciamento da acne.
Delineamento e Métodos
O presente trabalho trata-se de uma revisão de literatura do tipo qualitativa através dos sites ScienceDirect, bases BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) e PubMed, com as seguintes palavras-chave: óleo de melaleuca, acne e Melaleuca alternifolia. Foram utilizados artigos no período de 2007 a 2019.
Resultados
Um estudo realizado por Baccoli e colaboradores (2015) mostra que a melaleuca é eficaz para o combate de microorganismos, dentre eles a Propionibacterium acnes, bactéria causadora da acne. Outra pesquisa feita por Sichieri FCP, et al. (2019), confirmou a ação antimicrobiana do óleo de M. alternifolia, devido a predominância do composto terpinen4-ol que constitui 40% do óleo, o qual apresenta efeito de inibição sobre o crescimento e desenvolvimento de microrganismos, dentre eles o Staphylococcus aureus, que também é responsável pelo aparecimento da acne. Em um ensaio clínico realizado, o gel contendo o óleo de melaleuca provou ser 3,55 vezes e 5,75 vezes mais eficaz do que o placebo na redução do número de lesões e no índice de gravidade da acne, respectivamente (Enshaieh, 2007).
Conclusões/Considerações Finais
Com base na análise literária efetuada, o óleo de melaleuca pode ser uma alternativa promissora no combate à acne, pois apresenta uma interessante ação antibacteriana, proporcionando uma abordagem natural para indivíduos que buscam tratamentos à base de extratos naturais.
Palavras Chave
Óleo de melaleuca, acne e Melaleuca alternifolia
Arquivos
Área
Tema Livre
Autores
JAYNE KORBES, TAIANE SCHNEIDER